Verde Ghaia Consultoria Online

Você sabe o que sustentabilidade empresarial?

Você sabe o que sustentabilidade empresarial?
5 (100%) 1 voto

sustentabilidade empresarial

Nos últimos anos as empresas ampliaram a sustentabilidade empresarial quando incorporaram internamente práticas sociais e ambientais, visando atender as necessidades da sociedade, a valorização da imagem e da marca.

Classificar uma empresa como sustentável apenas com pequenos esforços nos escritórios ou linhas de produção, incentivando os funcionários a terem suas pró­prias canecas ou fazer uma ampla campanha de gestão de resíduos deixou de ser um diferencial e passou a serem prerrogativas básicas.

Com a sustentabilidade empresarial a organização tem maior lealdade do cliente, pois irá focar mais em suas necessidades, um dos princípios básicos da gestão da qualidade. Possui uma maior capacidade de recrutar e manter talentos, é mais flexível e adaptável a mudanças. Além disso, torna-se uma marca reconhecida, e consequente, amplia a longevidade do empreendimento. Vamos saber um pouco mais sobre a sustentabilidade empresarial?

Conceito de Sustentabilidade Empresarial

A sustentabilidade empresarial é o termo que define o conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente e com atitudes éticas, visando o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida.

Além de ter grande importância social e ambiental, a sustentabilidade empresarial auxilia a empresa a se posicionar positivamente perante seus clientes. Haja vista que os consumidores ficaram mais conscientes da importância da preservação ambiental e, buscam produtos e serviços de empresas sustentáveis.

É comum muitos pensarem que uma organização que possui uma ou duas ações que visam atender a sustentabilidade pode ser chamadas de empresa sustentáveis, no entanto isso é uma afirmação errônea.

Para que essa instituição seja considerada sustentável é necessário que sejam adotadas atitudes éticas e práticas que possuem tendência ao crescimento ambiental e econômico.

Leia mais em: Como se tornar uma empresa sustentável?

Algumas práticas sustentáveis

sustentabilidade empresarial

Diante disso, o Pacto Global das Nações Unidas lançou o Guia de Sustentabilidade Empresarial: Criando um Futuro Sustentável. Nesse guia são apresentadas cinco características que definem a sustentabilidade empresarial e mostra as suas contribuições.

O primeiro passo se baseia em princípios, ou seja, na integridade, nos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

O segundo ressalta o fortalecimento da sociedade: o fim da pobreza, conflitos, força de trabalho sem instrução e escassez de recursos. O comprometimento da liderança aparece como o terceiro passo.

Os últimos dois passos abordam o diálogo entre os diferentes setores empresarias para criar uma visão em comum sobre a sustentabilidade.

Veja abaixo algumas das práticas sustentáveis que algumas empresas já praticam. São elas:

  • reaproveitar a água usada na empresa;
  • conscientizar do uso racional da água e energia elétrica;
  • realizar a reciclagem dos lixos (plástico, orgânico, papel, metal);
  • reutilizar as sobras de matéria-prima;
  • utilizar de materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos;
  • utilizar de sacolas biodegradáveis ou ecobag para carregar produtos;
  • evitar fornecer copos descartáveis, fornecendo garrafas (squeezes ou canecas);
  • fazer comunicados por e-mail ou por mensagem de texto via celular, tentando diminuir o consumo de papel;
  • realizar o descartar correto de esgoto ou resíduos;
  • extinguir de toda e qualquer forma o trabalho infantil, forçado ou escravo.
  • ter e manter o total respeito às leis ambientais do país;
  • em hipótese alguma a empresa deve adotar práticas corruptas;
  • utilizar energia limpa e renovável;
  • destinar corretamente determinados produtos como: pneus, pilhas, baterias, medicamente e outros produtos que podem poluir o meio ambiente de uma forma mais agressiva;
  • implementar logística reversa.

Leia: Por que investir em sustentabilidade durante a crise?

Vantagens das práticas empresariais sustentáveis

sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial apresenta várias vantagens às empresas, dentre elas:

  • melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral: a empresa se torna uma empresa ecologicamente e socialmente correta;
  • economia, com redução dos custos de produção: essa economia pode ser obtida, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica;
  • melhoria nas condições ambientais do planeta;
  • satisfação dos colaboradores: através da educação ambiental, muitas pessoas tem satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis;
  • valorização das ações em bolsas de valores.

Saiba mais em: A importância de ser uma empresa sustentável.

Ferramenta de mensuração

sustentabilidade empresarial

Existem algumas ferramentas que auxiliam na mensuração de dados, resultados de ações e práticas sustentáveis em empresas. Essas ferramentas emitem relatórios onde é possível averiguar os resultados da sustentabilidade empresarial.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) criou um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A ISE é uma importante ferramenta de análise e comparação das empresas que mantém ações na Bolsa de Valores. O objetivo principal da ferramenta é esclarecer os investidores sobre como estas corporações estão adotando práticas de desenvolvimento sustentável.

Os resultados obtidos permitem comprovar a eficácia das medidas sustentáveis de um negócio tanto em termos quantitativos quanto financeiros.

Empresas que implementaram a Sustentabilidade Empresarial

sustentabilidade empresarial

Conheça algumas empresas que já implementaram esse conceito:

  • Unilever: grande parte dos insumos agrícolas vem de fontes certificadas. A intenção é que 100% da sua matéria-prima tenha certificação de origem;
  • Avon: a empresa de cosméticos investe em trabalhos e campanhas de combate à violência contra a mulher;
  • HSBC: o banco possui um programa de treinamento nomeado “Climate Partnership”, que busca colaboradores interessados em divulgar práticas sustentáveis. Esses profissionais participam de cursos de responsabilidade ambiental e participam de ações voluntárias promovidas pela instituição;
  • Philips: a empresa investe na fabricação de lâmpadas mais modernas para que elas resultem em economia na iluminação pública;
  • Coca-Cola: a empresa pratica a reciclagem de boa parte do seu alumino e garrafas PET. Com o projeto Coletivo Reciclagem, a Coca-Cola pretende reciclar todas as suas embalagens.

Concluímos que adotar atitudes sustentáveis é mais que imprescindível para o sucesso financeiro de uma empresa. A sustentabilidade empresarial permite a manutenção de uma produção constante, o foco no cliente, uma imagem positiva diante dos consumidores e acionistas. Por ser uma questão importante para o crescimento da empresa e para o bom desenvolvimento do meio ambiente, a sustentabilidade empresarial deve ser um assunto a ser tratado por todos os gestores, líderes e demais interessados. Também, deve ser trabalhada em conformidade com as normas técnicas internacionais referentes à qualidade, à proteção do meio ambiente, à saúde e segurança dos funcionários e à responsabilidade social.

E você? Já adota práticas sustentáveis em sua empresa?

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar mais no assunto? Leia mais em: Sustentabilidade empresarial: saiba por que adotar essa prática.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!