VG Consultoria Online

Você sabe o que é Planejamento Estratégico?

Avalie esse post

Para proporcionar uma maior assertividade na condução da sua atividade empresarial, ter um bom planejamento estratégico faz toda diferença. Veja algumas dicas para se tornar uma empresa de sucesso!

 

planejamento estrategico

 

Analisar uma organização por vários ângulos e definir os rumos que serão seguidos, e monitorar as ações, são algumas das práticas que envolvem o planejamento estratégico. Este é um conceito muito importante, que quando bem formulado, atende a muitos requisitos da ISO 9001 2015 e também da ISO 14001 2015, além de ser primordial para definir o plano estratégico de uma empresa.

Ainda não sabe O que é ISO 9001? Leia o artigo no site da Verde Ghaia Consultoria Online e confira tudo que você precisa saber sobre a norma mais conhecida no mundo.

 

O que é planejamento estratégico?

 

O planejamento estratégico de uma empresa pode ser entendido como um jogo de xadrez, em que, para vencer, é preciso visualizar os obstáculos que serão enfrentados, planejar cada movimento e estratégias até chegar a seu objetivo final. No campo empresarial, nada mais é que do começo de tudo, a percepção holística da organização, em que se estruturarão os fatores ambientais externos e internos, serão definidos os valores, visões e missão da organização. Em suma, podemos definir os conceitos de planejamento estratégico como:

  • Conhecer a natureza do próprio negócio e as potencialidades dos mercados e da empresa;
  • Procurar visualizar o futuro e se preparar para enfrentá-lo;
  • Saber detectar ameaças e oportunidades, e assim encontrar saídas viáveis.

 

A tomada de decisões no planejamento estratégico, na sua maioria, é feita pela Alta Direção, proprietário, CEO, presidente ou diretoria, dependendo de como a empresa rege o seu nível hierárquico e processos.

É importante informar que o plano estratégico não precisa ser definido apenas dado à iniciativa de se começar um negócio, e sim também quando o empreendimento já existe e pretende-se criar uma gestão estratégica para criação de novos projetos, melhoria de processos, ampliação de horizontes e conquista de diferenciais competitivos no mercado.

Sendo assim, deve ser revisado e atualizado continuamente, para que as informações sejam mais reais e sirvam como fatos e dados para tomadas de decisão. Este passo é essencial para que não haja grandes variações entre o que foi planejado e o que foi executado.

Conheça quais são as orientações do SEBRAE para a elaboração de um planejamento estratégico ou plano de negócio.

 

Quais são as etapas do planejamento estratégico?

 

Planejar, organizar o tempo, reunir recursos e traçar uma rota. Você já deve ter realizado estas atividades para definir como será um final de semana com a família, certo? Bom, para uma empresa, as etapas para um adequado planejamento estratégico, não são diferentes.

As etapas envolvem determinar uma direção, tomar decisões e dispor de recursos necessários para atingir seus objetivos. Neste contexto, o planejamento estratégico é um roteiro a ser seguido, que irá ajudar a empresa a descobrir qual caminho seguir para chegar aonde se quer.

 

planejamento estrategico iso 9001

 

1 – Análise do ambiente estratégico

 

Consiste em analisar todo o ambiente organizacional, em que por meio de um monitoramento de todo o ambiente é possível identificar as oportunidades e riscos que provavelmente está ocorrendo ou que podem vir a ocorrer no ambiente organizacional.

A norma ISO neste ponto ajuda ao definir que devem ser determinadas as questões internas e externas que fazem parte do contexto da organização. Veja mais sobre este assunto em Análises internas e externas da organização.

A análise é feita de duas formas, uma por meio do ambiente externo, onde se identificam as ameaças e as oportunidades da organização, sendo que as informações podem ser do ambiente legal, tecnológico, social, cultural, do mercado atuante e competitivo.

A outra análise ocorre por meio do ambiente interno, que fornece informações das forças e fraquezas da organização que podem ou não serem considerados no seu planejamento estratégico, e podem ser relacionados ao desempenho, conhecimento e competência interna da organização. Como isto pode ser feito?

  • Estudando a situação atual da empresa, para obter uma visão realista;
  • Determinando objetivos a curto, médio e longo prazo;
  • Analisando os fatores internos que causam as questões mais importantes;
  • Gerando opções de estratégicas que abordem essas questões, as priorizando;
  • Tomando decisões importantes;
  • Monitorando os resultados das etapas de processo de planejamento estratégico.

 

Toda esta análise pode ser realizada com a aplicação de uma ferramenta complementar de gestão chamada SWOT, que permite realizar análises de cenário ou de ambiente, seja ele interno ou externo. Saiba mais no artigo O que significa SWOT e o que ela pode fazer pelo seu negócio?

 

2 – Estabelecer as diretrizes organizacionais

 

Uma gestão estratégica é aquela que define diretrizes organizacionais que nortearão os objetivos da organização. Para tanto, estabelece-se o que a organização quer ser e aonde ela quer chegar por meio da determinação da Missão, da Visão e dos Valores da empresa, e também os objetivos. Este é um recurso poderoso para planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho.

Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa. Entenda o que significa:

 

  • Missão – É o objetivo fundamental que traduz a finalidade última da empresa, e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. É o enunciado dos propósitos gerais que expressam intenções fundamentais da gestão global. Basicamente, se trata do ponto de partida para a definição dos objetivos, sendo formalmente expressa e servindo de guia para os colaboradores da empresa.

 

  • Visão – É o estado futuro que se deseja de forma alinhada com aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após decidir “para onde pretende ir”. A visão compreende algo que ainda não se tem, podendo ser sonho, ou algo que se acredita que pode vir a ser real. Além de utópica a visão deve ser também, motivadora e mobilizadora, conduzindo a organização para o futuro.

 

  • Valores – É o conjunto de sentimentos que estrutura, ou pretende estruturar a cultura organizacional e a prática de uma empresa. Comumente, os valores surgem agregados à missão como uma simples relação, ou forma mais elaborada, como crenças ou políticas organizacionais. Os valores representam um conjunto de princípios que informam como as pessoas devem reger seus comportamentos na empresa.

 

  • Objetivos – traduzem os resultados essenciais a serem atingidos pela organização no cumprimento da sua missão, seguindo de acordo com a forma que sua visão se comunica. Eles são resultados qualitativos ou quantitativos que a empresa pretende alcançar num determinado período. Os objetivos são definidos de forma concreta e devem apresentar determinadas características que totalizam cinco e formam o anagrama SMART: specific (específico), measurable (mensuráveis), achievable (alcançáveis), realistics (realistas) e time bounds (temporais).

 

3 – Formular e implementar as estratégias

 

Com os objetivos organizacionais formulados, o planejamento empresarial precisa definir quais serão as estratégias para a concretização destes objetivos.

Em outras palavras, a empresa precisa saber como irá lidar com o mercado competitivo, com a concorrência e com todo o ambiente organizacional levantado, de modo satisfatório e visando atingir as metas estabelecidas.

Com as estratégias formuladas, a implementação dependerá da ciência das mudanças necessárias para implementar uma nova estratégia, da cultura da organização, da estrutura organizacional, das diferentes abordagens de implementação e do conhecimento e competência para o sucesso da implementação.

 

4 – Controlar a estratégia

 

O controle da estratégia é realizado por meio do monitoramento e avaliação de todo o processo definido para o atingimento das metas organizacionais. Devem ser feitas correções e melhorias para assegurar o sucesso do planejamento estratégico.

Para tal, fazem-se medições do desempenho em todas as áreas envolvidas e comparadas aos objetivos e metas estabelecidas. A medição das metas pode ser feita de forma qualitativa ou quantitativa, ou ainda a partir da combinação de ambos.

Para ajudar em todas essas etapas do planejamento estratégico, existe uma gama de ferramentas que podem lhe auxiliar, no site do SEBRAE, há uma listagem de 06 importantes dessas ferramentas que podem ser muito úteis aos empreendedores que buscam definir um bom plano de negócios.

 

E quais são as diferenças entre planejamento estratégico, tático e operacional?

 

planejamento estrategico iso 14001

 

O planejamento estratégico da empresa fica muito a cargo da alta direção e, para que ele realmente dê certo, é preciso envolver as pessoas de vários níveis, a fim de se comunicarem claramente, garantindo que todos conheçam quais são os seus objetivos e coordenem as atividades da organização para que as coisas de fato, aconteçam.

Neste contexto, existem 3 formas de planejamento, o estratégico como vimos, o tático e o operacional, que se diferenciam basicamente pelo prazo das ações, níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da empresa.

 

Planejamento tático

 

O planejamento tático traduz e interpreta o plano estratégico a fim de transformá-lo em planos concretos, executáveis onde será desenvolvido o plano de marketing, produção, pessoal, ou seja, financeiro empresarial.

 

Planejamento Operacional

 

Já o planejamento operacional, é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos do planejamento estratégico empresarial.

Aqui, envolvem-se todos os níveis hierárquicos da empresa, cuidando e acompanhando a rotina para garantir a execução de todas as tarefas de acordo com os procedimentos estabelecidos, com a finalidade de alcançar resultados específicos.

 

Importante!

 

Se os planos em nível táticos e operacional não forem estabelecidos, o planejamento estratégico não sairá do papel, considerando que este é um processo integrado e interdependente. Portanto, todos os níveis são necessários: o estratégico para orientar a visão, o tático para desdobrar essa visão em planos de ação menores, e o operacional para levar os planos a execução. Por isso, os planejamentos devem envolver todos da empresa e é um incentivo para que as pessoas se comprometam com os resultados.

 

Você sabia?

A Verde Ghaia dispõe de um modelo de procedimentos de análises interna e externa que conforme requisitos da norma ISO 9001 com vistas a orientar a empresa a como estruturar o Procedimento e traz sugestões de temas e informações mais pertinentes a gestão estratégica da sua empresa,  este e outros ficam disponíveis na loja on-line, confira.

 

Como as normas ISO 9001 e 14001 auxiliam no planejamento estratégico?

 

Um planejamento estratégico completo requer muito mais esforço e dedicação do que normalmente imaginamos, mas se feito com qualidade, formarão o caminho das pedras para a conquista de todos os seus objetivos. Vejamos como as normas ISO de sistemas de gestão ambiental e de qualidade podem ser muito úteis ao planejamento estratégico da sua empresa.

As normas ISO têm como objetivo desenvolver preceitos que possam ser adotados por países do mundo inteiro para empresas de diferentes seguimentos e tamanhos.

Existem as normas da família ISO 9000 focadas no sistema de gestão de qualidade, a ISO 14001 voltada para o setor Ambiental, entre outras. Estas normas tiveram suas versões atualizadas ISO 2015 o que permite uma maior integração entre as normas e facilita a implementação nas empresas.

 

planejamento estrategico qualidade

 

Família ISO 9000

 

A ISO 9000 é a norma que regulamenta os fundamentos e o vocabulário do Sistema de Gestão da Qualidade a fim de mostrar à organização qual o seu objetivo e os termos que devem ser aplicados, bem como, as vantagens para a gestão da qualidade.

No Brasil, a NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 tendo em vista que NBR é a sigla para Norma Brasileira que é aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O que significa norma ISO 9001?

 

Essa norma é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade ISO 9001 e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes.

Para acompanhar a evolução do mercado, as normas passam por atualizações de tempos em tempos e, no caso da norma 9001, esta evolução já ocorre há 30 anos. Veja a evolução:

 

1987 – Definiu modelos de garantia da Qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados, com foco nas organizações voltadas para criação de novos produtos.

1994 – Definiu critérios para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional.

2000 – Integrou as normas 9002 e 9003 e, entre as mudanças, tinha a proposta de ser mais abrangente, com aplicação para produtos e serviços e com maior compatibilidade com a ISO 14001. Esta versão visou solucionar as dificuldades com as versões anteriores que exigiam muito papel e poucos resultados práticos.

2008 – Buscou aprimorar por meio de um texto mais claro a respeito de “Abordagem de Processo”, “Requisitos Regulamentares” e reforçou mais ainda a compatibilidade com a ISO 14001.

2015 – Versão mais atual e moderna vai de encontro com as novas tendências de qualidade e amplia a importância do sistema de gestão para os resultados das organizações. Destacam-se a avaliação de riscos, geração de resultados, opinião dos steakholders, alinhamento das normas ISO e flexibilização da documentação.

 

Confira a Atualização da NBR ISO 9001:2008 para a ABNT NBR ISO 9001 2015 pdf.

 

A Verde Ghaia, possui um serviço de Consultoria em sistema de qualidade, disponibilizando em sua plataforma on-line, curso de ISO 9001, em diversas categorias, inclusive já disponibiliza a última versão da ISO no curso ISO 9001 2015 para quem deseja se atualizar. Além disso, caso você não tenha possa realizar o curso ISO 9001, a Verde Ghaia disponibiliza um e-book gratuito, disponível para download e com várias informações sobre a norma ISO 9001 2015.

 
BAIXE O E-BOOK ISO 9001

 

 

Família ISO 14000

 

Dentre diversas normas, existe a série ISO 14000, que se referem a normas de padrões ambientais que tem por objetivo abordar aspectos como sistemas de gestão ambiental, auditorias ambientais, rotulagem ambiental, comunicação ambiental, análise do ciclo de vida, desempenho ambiental, aspectos ambientais e terminologia, em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

A área da ISO responsável pela série de normas ISO 14000 é o Comitê Técnico 207, chamado ISO/TC207. Seu correspondente na ABNT é o Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental, o CB-38. Fazem parte dessa série, as normas: NBR ISO 14001, 14004, 14010, 14020, 14031, 14040 e 14064.

Para conhecer um pouco mais sobre cada norma da família ISO 14000, acesso o site da Consultoria on-line Verde Ghaia.

 

O que significa a norma ISO 14001?

 

É uma norma internacional que define sobre como colocar um sistema de gestão ambiental nas empresas de modo eficaz em vigor. Ela é projetada para ajudar na adequação de responsabilidades ambientais nos processos internos e a continuar mantenho as empresas sendo bem-sucedidas comercialmente. Ainda, torna possível prover o crescimento da empresa, por meio da redução do impacto ambiental.

Esta norma é baseada no ciclo PDCA do inglês “plan-do-check-act” – planejar, fazer, checar e agir – e utiliza terminologia e linguagem de gestão conhecida, apresentando uma série de benefícios para a organização.

A estrutura de um sistema como este permite atender às expectativas de responsabilidades corporativas cada vez mais elevadas dos clientes, assim como aos requisitos legais ou regulamentares. Dentro de um dos requisitos desta norma, há o item que trata sobre planejamento estratégico de marketing, essencial para que o planejamento estratégico funcione em toda a empresa.

No Brasil, esta norma é conhecida como NBR ISO 14001, com a última versão lançada recentemente, a ABNT disponibilizou um arquivo sobre a nova versão, intitulado como Introdução à ISO 14001:2015 pdf.

A norma evoluiu ao longo dos anos para atender as necessidades do mercado, veja a evolução até a última lançada NBR ISO 14001:2015:

 

1996 Primeira versão da norma, com o objetivo de definir critérios para implantação do Sistema de Gestão Ambiental e gerenciamento dos impactos ambientais das atividades das organizações;

2004 Revisão e atualização de conceitos e definições. O grande destaque dessa versão é o conceito de desempenho ambiental.

2015 A nova versão da ISO 14001:2015, publicada em setembro de 2015, tem como destaques: o alinhamento da Gestão Ambiental à estratégia da empresa, a gestão de riscos e a busca pela maior compatibilidade com as demais normas ISO.

 

Saiba mais sobre o que é ISO 14001 por meio do artigo: Para que serve ISO 14001 e como essa norma fará com que minha empresa alcance o sucesso sustentável

 

Como obter auxílio para meu planejamento estratégico?

 

A Consultoria Verde Ghaia, referência em todo o Brasil, atende com serviços de auditoria e dispõem de uma consultoria das normas do sistema ISO on-line para facilitar e agilizar a implantação do seu sistema de gestão que possibilitarão maiores chances de acertar na hora de definir o planejamento estratégico.

De um jeito simples e muito mais econômico, com a Consultoria On-line Verde Ghaia, sua empresa tem a mesma qualidade do serviço tradicional, com o custo até 60% mais baixo e a flexibilidade que atende à sua realidade, sem custos de deslocamento de consultores e sem interferir nas rotinas da sua organização. Este serviço é oferecido para qualquer norma internacional.

Além disso, você sabia que a Verde Ghaia conta com uma ferramenta que pode ajudá-lo no controle dos resíduos que sua empresa produz e ainda fazer uma boa gestão de fornecedores? Com o Mercado de Resíduos, é possível gerenciá-los e alinhar o software aos sistemas da ISO.

Compartilhe