Verde Ghaia Consultoria Online

Você sabe como identificar os aspectos e impactos ambientais?

Você sabe como identificar os aspectos e impactos ambientais?
5 (100%) 1 voto

levantamento de aspectos e impactos ambientais

O levantamento de aspectos e impactos ambientais estão tão ligado ao processo de implementação da ISO 14001, que há pessoas que o confundem com o próprio processo. De fato, ao longo da implementação, boa parte do trabalho desenvolvido será no entorno destes tópicos.

A identificação dos aspectos e impactos ambientais envolve um trabalho descritivo da relação da empresa com o meio ambiente, na prática o resultado deste trabalho será a confecção de uma espécie de documento que contém todos os pontos em que as operações da empresa podem afetar, de alguma forma, o ambiente ao seu redor.

O conceito de aspecto e impacto ambiental

levantamento de aspectos e impactos ambientais

Há muitas definições técnicas e específicas sobre os aspectos e impacto ambientais, mas de maneira bem genérica e simplista, podemos definir os dois conceitos de uma única frase: aspecto é todo evento que tem o potencial de gerar algum impacto ambiental.

Para facilitar, criamos a tabela abaixo com alguns aspectos e impactos genéricos.

Aspecto Ambiental Impacto Ambiental
Transporte rodoviário de mercadorias Poluição do ar
Limpeza da empresa com uso de água Esgotamento de recursos hídricos
Queima de carvão em um forno Emissão de fuligem

Estes são alguns exemplos bem genéricos. Na prática, o levantamento envolverá uma série de técnicas aplicadas pelo profissional responsável pelo procedimento.

O processo de levantamento de aspectos e impactos ambientais é conhecido como LAIA, sigla que reúne as iniciais de cada palavra do procedimento. Ele é obrigatório para todas as organizações que buscam se certificar na ISO 14001 e também para diversos outros tipos de sistemas de gestão.

Durante a avaliação da empresa, o auditor responsável irá verificar as ações adotadas para tratar os impactos ambientais decorrentes dos riscos levantados. Ele também verificará se há aspectos que não foram listados e tratados.

Como é feito o levantamento de aspectos e impactos ambientais?

levantamento de aspectos e impactos ambientais

A maneira mais comum de se levantar os aspectos e impactos ambientais é através da matriz de duas colunas. Na primeira é gerada uma lista com todos os aspectos levantados e na segunda são descritos os impactos relativos a cada aspecto.

Profissionais experientes já conhecem os pontos que geralmente são encontrados em cada tipo de empresa. O que torna seu trabalho muito mais simples, pois apenas os aspectos específicos, os quais são encontrados apenas na organização em questão, deverão ser listados.

Para obter o certificado da ISO 14001, não basta realizar o LAIA, é necessário também fazer o levantamento de riscos relacionados a cada aspecto e descrever o procedimento adequado para sua redução ou mitigação.

A empresa deverá agir preventivamente para tratar o risco ou, no mínimo, apresentar um plano de tratamento, sendo que no caso de riscos elevados, é necessária a apresentação da evidência objetiva de atuação preventiva.

O que é o FMEA?

Uma das técnicas utilizadas para tratar os aspectos e impactos ambientais é a FMEA (Failure Mode and Effect Analysis). Em tradução literal, a sigla significa: análise de falhas, causas e efeitos. Há quem a defina também como “identificação de causas e efeitos”.

A FMEA tem como objetivo a identificação e tratamento de falhas ou possíveis falhas em um processo ou produto. Ela é composta por três fatores: detecção, causa e efeito. A detecção é a forma como uma falha será encontrada em um processo ou produto, a causa é o fator de gerador da não-conformidade e o efeito é a consequência da falha.

A técnica FMEA diminui a probabilidade de ocorrência de falhas em projetos ou produtos, reduz a probabilidade de falhas potenciais (as que ainda não ocorreram ou não foram detectadas), aumenta a confiabilidade de processos e produtos e eleva a qualidade dos procedimentos de gestão e controle.

As etapas para aplicação do FMEA são:

  1. Definição do processo que será avaliado;
  2. Definição da equipe que atuará no projeto;
  3. Definição da não conformidade (modo/falha)
  4. Levantamento dos efeitos da não conformidade;
  5. Levantamento da(s) causa(s) da não conformidade encontrada;
  6. Priorização do tratamento das causas conforme ordem de risco;
  7. Realização de ações preventivas para tratar as causas(detecção);

Obviamente que o processo pode ser adaptado para o contexto de cada organização, mas em linhas gerais é desta maneira que ele ocorre.

O que é índice ambiental (IRA)?

levantamento de aspectos e impactos ambientais

Após a aplicação do FMEA, as causas das não-conformidades deverão ser tratadas. A priorização do tratamento será realizada pelo IRA (índice de risco ambiental). O IRA é calculado com base nos fatores:

– gravidade do impacto (G),

– ocorrência da causa (O),

– grau de detecção (D)

– facilidade de implementação da ação corretiva (F).

A média destes fatores produzirá um índice IRA para cada causa, então elas são postas em ordem de prioridade e tratadas.

O índice IRA é bastante útil para definir as prioridades a partir de um ponto de vista técnico e isento de vícios organizacionais, uma vez que os muitos fatores internos da empresa podem influenciar na eleição das ações a serem executadas.

É importante lembrar que este procedimento não é útil apenas para a obtenção do certificado, mas também para o tratamento de riscos reais que podem trazer problemas futuros para a empresa.

O levantamento de aspectos e impactos ambientais é obrigatório?

levantamento de aspectos e impactos ambientais

Sim, todas as empresas que querem obter o certificado da ISO 14001 precisam realizar o levantamento de aspectos e impactos ambientais, bem como realizar o processo de priorização e tratamento das causas de falhas detectadas.

É importante salientar, que o levantamento de aspectos e impactos não é obrigatório para as organizações que vão se certificar na ISO 9001. Apesar da não obrigatoriedade, a aplicação da metodologia FMEA é bastante útil para a implementação desta norma, é bem provável que o consultor que assumir o projeto a utilize para o levantamento de causas de não-conformidades.

A identificação dos aspectos e impactos ambientais é uma parte fundamental do processo de implementação da ISO 14001, mas não é tudo. É necessário que a organização entenda realmente qual é o papel de um sistema de gestão ambiental e como ele interferirá em sua operação diária, só assim o SGA terá sucesso, não só na auditoria, mas também na prática organizacional.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!