VG Consultoria Online

Você sabe a diferença entre autonomia e independência no trabalho?

Você sabe a diferença entre autonomia e independência no trabalho?
5 (100%) 2 votos

E para sua empresa? O que esses conceitos significam em termos mercadológicos?

Um ponto importante para reflexão é que ninguém é absolutamente independente em todas as tarefas que realiza, porém, qualquer pessoa pode ser completamente autônoma em tudo o que faz. Parece confuso? Vamos explicar melhor.

Vejamos um exemplo: no mercado, as empresas possuem autonomia para executar atividades, produzir e comercializar produtos. No entanto, as operações não são completamente independentes porque dependem do cumprimento de Leis, normas e obrigações legais pertinentes ao seu ramo de atuação para funcionarem.

O que é INDEPENDÊNCIA?

 

Independência é a capacidade de fazer as atividades do dia a dia sem precisar da ajuda de terceiros. Todos fazem escolhas de vida, podemos escolher entre ser empregado ou empregador, ser quem executa ou quem planeja uma atividade, ou ainda os dois, por exemplo. Cada escolha gera uma consequência que nos levará a outra.

No mercado e no trabalho, dificilmente é possível executar tarefas de forma totalmente independente, já que dentro de uma empresa existe toda uma hierarquia a ser respeitada, há profissionais diversificados e com especializações e atuações diferentes, que terão autonomia para opinar sobre alguma tarefa mais específica.

O que é AUTONOMIA?

Autonomia é a capacidade de governar-se pelos próprios meios, é o direito de um indivíduo tomar decisões livremente ou ainda independência moral ou intelectual.

Ao atuar no mercado com autonomia, significa que o indivíduo tem capacidade, conhecimento técnico e mercadológico acerca do seu ramo de atuação, ou seja, experiência na área.

Como exemplo, um profissional recém-graduado é independente para executar as funções de trabalho que são propostas no código de ética do profissional no qual faz um juramento no dia da sua colação, mas somente com o tempo, experiências profissionais e conhecimento é que poderá atuar com total autonomia.

Então qual a relação entre independência e autonomia?

 

Podemos dizer que independência é a capacidade de cumprir uma tarefa sem auxílio, enquanto a autonomia se refere capacidade de refletir, de escolher e decidir o modo pelo qual determinada ação será realizada.

E, se no trabalho podemos escolher e decidir o modo sobre como as ações serão feitas, porque não fazer de modo que a empresa obtenha os melhores resultados e desempenho diante de suas práticas empresariais?

Muito já discutimos no blog da Consultoria Online Verde Ghaia sobre como as normas de gestão ISO, principalmente as normas do Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001, 14001, 45001, OSHAS 18001), além do uso de ferramentas e métodos, que padronizam os processos dentro das organizações, contribuem para que as empresas se tornem mais autônomas frente aos desafios do cumprimento de obrigações e não fiquem dependentes do mercado, de condicionantes ou da ação de órgãos fiscalizadores.

Como o trabalho de uma Consultoria pode auxiliar na autonomia de uma empresa

Independente, se sua empresa corre riscos ou se sua empresa é sustentável e lucrativa, a contratação de um serviço de consultoria é essencial para resolver problemas ou auxiliar na manutenção dos processos da empresa, potencializando os pontos positivos e melhorando os negativos.

Um serviço de consultoria, nada mais é do que consultar um profissional experiente e especializado em determinada área para auxiliar em algo que precise ser melhorado dentro da empresa. Dessa forma, podemos dizer que os consultores direcionam os olhares dos contratantes e os apontam para aquilo que precisam enxergar.

A Consultoria Verde Ghaia

t

A Consultoria Verde Ghaia é referência em todo o Brasil, tem a melhor consultoria para certificação ISO do mercado e atende de duas formas: online e presencial.

Dentre a gama de serviços oferecidos, atende com serviços de Consultoria de Sistemas de Gestão e Gerenciamento da Legislação Aplicável, com foco nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, ISO 22000, dentre outras.

Com custo até 60% mais baixo, a Consultoria On-line Verde Ghaia atende sua empresa com a mesma qualidade do serviço tradicional, de um jeito simples e muito mais econômico. Por meio do uso de softwares on-line, eficazes e disponíveis a qualquer instante que precisar, é possível gerir as atividades da empresa de forma a ganhar cada vez mais autonomia nos processos produtivos e administrativos.

Com a Consultoria Online você conta com o suporte de um consultor especializado em certificações para orientar, esclarecer dúvidas e auxiliar a sua empresa a manter a certificação ISO e passar tranquilamente pelas auditorias de manutenção.

Ainda é possível realizar uma adequada gestão de resíduos da sua empresa, por meio de uma ferramenta chamada Mercado de Resíduos, que também fica disponível em uma plataforma totalmente online e ainda está alinhado ao software dos sistemas da ISO. Neste software, é possível vender, comprar e trocar resíduos, além de contratar fornecedores para transporte e tratamento de resíduos.

Gestão adequada dos resíduos = mais autonomia e independência frente aos passivos ambientais

 

Empresas competitivas são capazes de enxergar os passivos ambientais como oportunidades de negócio e ao transformar o resíduo em matéria-prima, gera-se valor para ser aproveitado no processo produtivo de outras empresas.

Por meio do Mercado de Resíduos, é possível se ter acesso a um banco de dados, onde organizações de todo Brasil podem se trocar informações e realizar negócios sustentáveis, tornando-se mais autônomas quanto aos serviços, processos e produtos, independentemente de cumprir uma obrigação legal, estando à frente do mercado, tento total controle da sua empresa.

Quais as vantagens?

  • Reduz os gastos com transporte e disposição em local apropriado, seguindo a legislação vigente;
  • Auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos;
  • Evita a saturação de aterro e lixões e os gastos, privados e públicos;
  • Evita contaminação de solo, água e ar;
  • Reduz a proliferação de vetores de doenças, que se reproduzem nos amontoados de resíduos;
  • Gera lucro com algo que seria descartado.

Como participar?

Ao se cadastrar, é possível ativar anúncios e aguardar o contato de interessados. O comprador tem acesso gratuito para visualizar o cadastro de resíduos, com opção de contratação de funcionalidades exclusivas. O vendedor tem opções de contratos semestral e anual. Os fornecedores podem firmar contratos mensais para veiculação de anúncios.

Participam somente empresas que estejam em conformidade com as legislações para compor o quadro de negociantes. Isto é, você tem segurança e confiabilidade nos serviços realizados e vendas acordadas.

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!