O FSC – Forest Stewardship Council, em português, Conselho de Manejo Florestal é uma organização autônoma, sem fins lucrativos, não governamental, fundada em 1993 com o intuito de contribuir para a promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo. O FSC tem sede em Bonn, na Alemanha, e está presente em mais de 75 países e em todos os continentes.
Sua criação se deu em resposta às preocupações em relação ao desmatamento global, o objetivo da organização é promover o uso racional da floresta, garantindo sua existência no longo prazo. Para atingir este objetivo, o FSC criou um conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, chamadas Princípios e Critérios, que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica, e são os mesmos para o mundo inteiro.
O conceito de certificação florestal consiste na valorização de produtos originados do manejo responsável das florestas, a organização identifica, através de sua logomarca, produtos originados do bom manejo florestal. O selo do FSC visa orientar o consumidor em suas decisões de compra para adquirir produtos que sejam ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Mas, o que vem a ser isso?
Ecologicamente correto
Durante muito tempo, no Brasil acreditou-se que as florestas eram autossustentáveis e que não tinham tanto valor agregado, em alguns casos foi vista como empecilho ao desenvolvimento industrial, o que acarretou em no esgotamento dos recursos florestais ao longo dos anos.
O objetivo do FSC é empregar técnicas que imitam o ciclo natural da floresta e acarretam o mínimo impacto, propiciando sua renovação e conservação em todo o ecossistema florestal, garantindo a disponibilidade dos insumos florestais.
Socialmente justo
A sustentabilidade social é o conceito que descreve o conjunto de medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade. Para isto, a função social do empreendimento é demonstrada pela conformidade com as obrigações legais, a exemplo do pagamento dos tributos e o respeito os direitos trabalhistas, inclusive em relação as obrigações de saúde e segurança no trabalho.
A FSC promove uma gestão transparente nas empresas permitindo sua fiscalização por qualquer entidade ou indivíduo da sociedade civil.
Economicamente viável
As metodologias de manejo florestal promovidas pelo FSC, aumentam a produtividade da floresta, garantem a durabilidade dos investimentos, e agregam valor ao produto. O selo FSC no produto já é uma demanda do mercado para o qual ainda não há suficiente oferta, e isso significa que um produto com o selo FSC garante a permanência no mercado e abre novos mercados.
Mas, quais as vantagens de certificação em FSC?
Acesso a novos mercados ou manutenção dos atuais
Produtos certificados tem acessibilidade em novos mercados, neste sentido, desponta-se estes produtos como expoentes no âmbito internacional, os denominados “Buyers Groups” ou Grupos de Compradores constituídos em países como Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Bélgica, Holanda, Suíça, Áustria, Suécia, Austrália, Finlândia e Noruega. No contexto brasileiro, o Grupo de Compradores foi criado em abril de 2000.
Estes grupos são compostos por empresas que assumiram um compromisso público de dar preferência para produtos certificados FSC.
Aumento de produtividade
Trabalhadores treinados e qualificados em técnicas de manejo florestal diminuem o desperdício na floresta, já que não otimizam o processo, por exemplo, não dispõem árvores cortadas em campo, além de evitar que as árvores rachem no momento do corte bem como reduzir o desgaste de máquinas e equipamentos.
Acesso facilitado a financiamentos
Recursos significativos têm sido aportados em fundos de investimento que condicionam suas decisões de negócio ao desempenho ambiental e social do empreendimento. Alguns, mesmo brasileiros, têm reconhecido a certificação FSC como diferencial.
Garantia de origem
Os padrões do FSC favorecem a rastreabilidade dos produtos, garantindo que estes, sejam provenientes de florestas bem manejadas e, assim sendo, não está favorecendo a exploração predatória dos recursos florestais. Ao adquirir produtos certificados, o consumidor sabe que a matéria-prima florestal foi explorada através de técnicas que foram aplicadas em conformidade com as normas ambientais e trabalhistas.
Melhoria da imagem institucional
Empresas certificadas podem melhorar sua comunicação com as comunidades locais, além de alcançarem visibilidade por meio de uma ferramenta de diferenciação com credibilidade internacional.
E quem pode ser certificado?
O sistema de certificação FSC estabelece padrões e normas de garantia da marca e serviços de acreditação para empresas, organizações e comunidades interessadas no manejo florestal responsável. Ou seja, qualquer empreendimento ligado a operações de manejo florestal e/ou produtos florestais pode ser certificado, na modalidade de certificação aplicável a sua atividade.
Para obter o direito de uso da logomarca FSC, o empreendimento deve submeter-se a um processo de certificação. Este processo tem seu primeiro passo, uma série de padrões e regras de conduta por parte do empreendimento que busca ser certificado; e, posteriormente, uma auditoria a ser realizada por certificadora credenciada (que atesta o cumprimento dos Princípios e Critérios – P&C do FSC).
Para saber mais informações sobre o FSC e seu processo de certificação entre em contato com a Verde Ghaia Consultoria Online.
Boa tarde, necessito de mais informações para a certificação em nossa empresa, produzimos cavaco e agora iremos produzir pellets.
Muito obrigado,
Erbvert
Erbert, boa tarde!
Um dos nossos consultores entrará em contato com você!
Caso deseje entrar em contato envie um e-mail para comercial@verdeghaia.com.br ou (31) 2127-9100
Obrigado pelo contato!