Verde Ghaia Consultoria Online

Tudo que você precisa saber sobre Segurança do Trabalho na saúde

Tudo que você precisa saber sobre Segurança do Trabalho na saúde
4.5 (90%) 4 votos

Quando falamos em segurança do trabalho na saúde estamos nos referindo sobre as medidas que devem ser adotadas para preservar a vida dos trabalhadores da saúde de possíveis acidentes no ambiente laboral.

Essa é uma das características mais marcantes da segurança do trabalho – o aspecto de prevenção.

De um modo geral, a segurança preocupa-se com as instalações em ambientes de serviço de saúde para que não apresentem riscos de acidentes e, a orientar os procedimentos adotados no trabalho para que não permitam situações de risco como utilizar os equipamentos de proteção necessários para aquela atividade.

O resultado é mais qualidade de vida para o trabalhador, melhor desempenho de suas atribuições e menor índice de absenteísmo.

Com a criação de normas regulamentadoras, como a NR 32 e leis específicas sobre segurança do trabalho na saúde a demanda por uma consultoria em segurança cresceu significativamente, pois ela executa todo o trabalho voltado para o cumprimento das normas vigentes, não permitindo que a organização sofra penalidades e ajudando na implementação de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança.

A Consultoria Online Verde Ghaia auxilia as organizações durante todo o processo de certificação nas normas da ISO, inclusive na certificação OHSAS 18001 referente ao sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho.

Identificação dos perigos em serviço de saúde

 

O primeiro passo para implantar a segurança do trabalho na saúde é identificar os perigos macroambientais, que se referem à infraestrutura do ambiente hospitalar (clinicas, ambulatórios e etc.).

É necessário avaliar a integridade das paredes, pois não podem conter infiltrações que possam aumentar a umidade do ambiente e facilitar a proliferação de micro-organismos.

O piso não pode conter rachaduras e deve ser resistente aos produtos químicos que serão aplicados para evitar contaminação.

O fluxo de pessoas em ambientes potencialmente contagiosos deve ser controlado.

As portas devem estar de acordo com as regras de normatização.

Identificação de insalubridades e periculosidades na segurança do trabalho na saúde

Como o objetivo principal da segurança do trabalho na saúde é preservar a vida dos trabalhadores da saúde de possíveis acidentes no ambiente laboral é importante fazer uma análise criteriosa dos setores do hospital, ambulatório e clinicas para identificar os perigos relacionados à insalubridade e periculosidade.

A insalubridade refere à exposição a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância, intensidade e do tempo de exposição ao agente.

A periculosidade se refere ao contato permanente com produtos inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.

Para garantir a segurança do trabalho na saúde à utilização correta dos equipamentos e a manutenção preventiva destes podem diminuir esses problemas.

Segurança do trabalho na saúde trabalhando na classificação e prevenção dos riscos ocupacionais

A denominação para risco ocupacional é simples – é a probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais. Ou em outros termos, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.

Esses riscos geralmente estão ligados ao ambiente em que o trabalhador fica sujeito.

É importante reconhecê-los e propor medidas corretivas e preventivas.

Riscos físicos

Os riscos físicos estão relacionados à exposição do colaborador a ruídos, temperaturas excessivas, radiações e umidade.

Para amenizar esses riscos, são utilizados equipamentos de proteção como, por exemplo:

  • Protetores auriculares quando os colaboradores estão manuseando um equipamento que emite muitos ruídos;
  • Monitoração com termômetros apropriados, reajuste dos equipamentos e utilização de ventilação quando são expostos a altas temperaturas;

Riscos químicos

Os riscos químicos estão relacionados à exposição aos produtos químicos utilizados para desinfecção, esterilização, limpeza e também na manutenção de equipamentos (óleos, solvente, etc.).

As medidas para evitar tais riscos incluem orientação ao trabalhador, uso de equipamento de proteção individual, diminuição da exposição aos produtos mais tóxicos e realização de exames clínicos.

Riscos ergonômicos

Os riscos ergonômicos se referem ao esforço físico, levantamento de peso, jornada de trabalho prolongada, plantão noturno e outros que podem causar estresse físico e mental.

Riscos biológicos

A exposição à microorganismos são riscos biológicos.

Como medida preventiva, deve-se verificar a imunidade de todos os colaboradores através da conferência do cartão de vacinas e a utilização de equipamentos de proteção individual para aqueles que mantêm contato direto com pacientes altamente infectados.

A NR 32 determina que todo trabalhador dos serviços de saúde deve receber, gratuitamente, imunização contra tétano, difteria e hepatite B.

Quando houver vacinas contra outros agentes biológicos a que os trabalhadores estão expostos é importante que a empresa realize a imunização.

Cuidados que devem ser tomados no ambiente de trabalho laboratorial 

Abaixo listamos algumas dicas de como manter a segurança do trabalho na saúde:

  • Não reencape agulha com as mãos;
  • Use óculos de proteção durante procedimentos;
  • Use máscara de proteção sempre que for necessário;
  • Use jalecos de mangas longas;
  • Descarte os resíduos corretamente – a VG Resíduos possui uma equipe especializada em gerenciamento de resíduos de saúde;
  • Mantenha o ambiente de trabalho organizado e limpo;
  • Use calçados fechados;
  • Sempre que verificar um risco avise ao superior;
  • Não crie situação de risco;
  • Esteja sempre usando luvas em caso de procedimentos.

Para que serve a consultoria em segurança do trabalho na saúde?

A consultoria em segurança do trabalho pode ajudar empresas do setor de saúde a colocar em prática o conceito de Segurança do Trabalho seguindo um conjunto de normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, ações e medidas preventivas destinadas à melhoria dos ambientes do trabalho.

As ações ou medidas preventivas adotadas durante a consultoria podem ser de caráter técnico, administrativas, educativas, de engenharia, organizacionais, higiene ocupacional, ambientais, etc.

A principal finalidade da consultoria é promover a melhor qualidade de vida possível no ambiente de trabalho através de um diagnóstico das atividades do setor de saúde.

A consultoria auxilia implantar o quadro de Segurança do Trabalho. Esse quadro é composto por uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Entre em contato com a Consultoria Verde Ghaia e descubra como implementar a Norma OHSAS 18001 em seu negócio.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!