Verde Ghaia Consultoria Online

Tudo o que você precisa saber para obter a certificação ISO 9001

Tudo o que você precisa saber para obter a certificação ISO 9001
5 (100%) 13 votos

Entenda os conceitos gerais da norma, benefícios e como implementá-la na sua empresa

 

obter iso 9001

 

Provavelmente você já tenha ouvido falar por aí sobre a ISO 9001 ou tenha visto alguma logomarca conhecida junto ao símbolo da ISO. Embora muitas pessoas já tenham tido algum contato com a norma, muitas vezes não é claro o real significado do termo e a relevância dele para os seus negócios.

Para ajudá-lo a compreender a norma mais conhecida do mundo, traremos abaixo os principais conceitos e aplicações da ISO 9001.

 

Entenda a origem da ISO

 

obter iso 9001

 

ISO significa “International Organization for Standardization”, traduzido para o português como Organização Internacional de Normalização.  Se fosse observado a grafia linear do termo, a sigla deveria ser IOS e não ISO como é conhecido mundialmente.

Todavia, como para cada país de língua diferente existiria uma sigla, para gerar a universalização do termo criou-se um padrão internacional de nomenclatura. Portanto, em qualquer lugar do planeta a organização é conhecida como o termo oficial: ISO. Outro fator que contribuiu para a definição é a expressão em grego isos que corresponde a “igual”, o que se enquadra com o propósito da organização.

Com sede em Genebra, na Suíça, a ISO foi criada em 1947. Seu principal objetivo de fundação foi desenvolver e promover normas de qualidade que possam ser adotadas por empresas do mundo inteiro. Atualmente a Organização reúne participantes em mais de 200 países.

Como a economia está em constantes mudanças, as normas recebem adequações a cada cinco anos, aproximadamente. Cada uma das normas é focada em um nicho específico do mercado. Nos últimos anos, as adaptações foram realizadas para alcançar o máximo de empresas possíveis, de grandes corporações até microempresas.

A representante brasileira da ISO no Brasil é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O que é ISO 9001?

 

A Organização ISO possui uma série de normas relacionadas a vários temas, como a família ISO 14000 ligada às questões ambientais. Ela especifica os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental e permite a organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis.

Para implantar o sistema de gestão e conquistar a certificação em Segurança de Alimentos, existe a norma ISO 22000.  Há outras normas relevantes e que abordam outros temas essenciais no mercado. Todavia a ISO 9001 é a norma mais significativa da organização.

A ISO 9001 pertence à família 9000 e está relacionada a gerenciamento e garantia da qualidade da empresa. Nesta família estão contidas as seguintes ISO´s: 9000, 9002, 9002, 9003 e 9004. A mais abrangente é a ISO 9001 que incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma.

A partir da NBR ISO 9001, versão brasileira da norma, organização pode apontar a qualidade nos processos da empresa, o que infere consequentemente na qualidade dos serviços ou produtos por ela oferecidos.

A ISO 9001 é também um excelente procedimento para aumentar o nível de satisfação dos clientes. Uma vez que o cumprimento dos requisitos por elas propostos incluem melhorias contínuas internas e conformidade garantida de qualidade.

É interessante ressaltar que a norma se adequa a empresas de grande e pequeno porte. Os requisitos são genéricos e aplicáveis a todas as organizações, sem que se considere seu segmento, tamanho ou produto/serviço fornecido.

 

Como certificar na ISO 9001?

 

obter iso 9001

 

Para receber a certificação é necessário que o sistema de gestão de qualidade da sua empresa seja compatível com a ISO 9001. Caso os requisitos da ISO sejam atendidos, a organização passará por uma auditoria de certificação. Esse processo é responsabilidade dos certificadores que são reconhecidos pelo International Accreditation Forum (IAF). O representante brasileiro do IAF é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Mas então surge a pergunta: Como saber se a empresa atende ou não as exigências internacionais de padrão de qualidade para obter o selo? Para diagnosticar se a organização atende ou não aos requisitos e facilitar o processo de implementação da ISO 9001 recomenda-se o apoio técnico de uma consultoria de relevância na área.

A consultoria oferece profissionais experts no assunto que saberão orientar e implementar da maneira mais profissional e correta possível, evitando retrabalhos ou gastos desnecessários.

No mercado, há opções de consultoria presencial e online. Recomendamos pelo baixo custo e pelas facilidades que esse tipo de serviço proporciona, a consultoria online no processo de implementação da norma.

Veja abaixo como funciona o procedimento de implementação da ISO 9001 com o acompanhamento de uma consultoria.

 

A Consultoria Online fará os seguintes processos junto a sua equipe:

 

– Diagnóstico inicial;

– Planejamento da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as normas da ISO;

– Apoio para interpretação e adequação da empresa às exigências da nova versão da norma; Opção de Consultoria presencial ou online;

– Auditoria Interna e acompanhamento da Auditoria Externa;

– Ações corretivas para ajustes;

– Acompanhamento até a certificação;

Dessa forma, fica fácil alcançar o selo de qualidade para o seu negócio.

 

Benefícios da certificação ISO 9001

 

obter iso 9001

 

O fato da ISO 9001 ser a norma mais conhecida do mundo se deve a vários fatores. Parte deles estão associados aos benefícios que ela traz para as organizações certificadas.

 

Veja abaixo alguns pontos positivos em obter o selo:

 

Redução de Custos

A norma proporciona a prática de processos que visam a economia de recursos e uso indevido dos materiais. Evita custos com o retrabalho, refugo, produtos com defeito e garante mais rentabilidade à empresa.

 

Crescimento da autoridade da Marca

Muitas empresas não fecham negócios com organizações que não tenham selo de qualidade. Portanto atribuir a marca a certificação proporciona legitimidade quanto ao nicho de atuação.

A certificação com a ISO 9001 remete a preocupação da empresa com a qualidade dos seus serviços/produtos, o que acarreta credibilidade no mercado. Por se tratar da norma reconhecida internacionalmente, o selo traz segurança e credibilidade.

 

Satisfação do Cliente

Parte do processo da ISO 9001 envolve a compreensão das demandas e das necessidades do cliente, como também a avaliação da qualidade dos produtos e serviços. Nesse sentido, manter satisfazer o cliente é uma das prioridades na adequação.

 

Aumento dos lucros

Com a utilização dos sistemas de gerenciamento, os desempenhos e resultados do seu negócio passam por medição frequentemente. A análise dos processos traz melhorias em cada uma das áreas da empresa, tornando-a eficiente e rentável.

 

Motivação dos colaboradores

O aperfeiçoamento das atividades da empresa proporciona a eficiência dos serviços prestados pelos funcionários da empresa. Metas alcançadas contribuem diretamente para a satisfação e motivação da equipe a partir de dados e resultados empíricos.

 

Deseja alcançar a certificação ISO 9001 da sua empresa? Clique no botão abaixo e veja como podemos ajuda-lo!

 

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!