Verde Ghaia Consultoria Online

Conheça os principais tipos de Sistemas de Gestão

Avalie esse post

tipos de sistemas de gestão

Os tipos de sistemas de gestão tornaram-se parte integrante da rotina das empresas. Se você trabalha em uma organização com uma administração bem estabelecida, certamente já deve ter ouvido falar de um sistema de gestão. Mas muita gente ainda tem dúvida sobre os tipos de sistemas de gestão e até mesmo sobre o que é um sistema de gestão.

Hoje nosso artigo tratará da definição dos sistemas de gestão, seus tipos e as diferenças entre cada um deles.

O que é um sistema de gestão?

Sistema de gestão é o conjunto de diretrizes utilizadas para conduzir processos sistemáticos em uma organização. Eles padronizam a forma como os processos acontecem e implementam metodologias para que cada uma das etapas ocorram se forma controlada, monitorada e em constante melhoria.

O sistema de gestão é assim chamado, porque não aborda os processos da empresa como partes separadas que formam um todo, mas como mecanismos interligados que servem à um determinado fim, no caso, cumprir o objetivo de existência da organização.

Existem sistemas de gestão com abordagens diferentes, que atenderão à diferentes propósitos na empresa, sobre eles falaremos mais adiante.

Sistemas de gestão são obrigatórios?

tipos de sistemas de gestão

Sistemas de gestão não são obrigatórios do ponto de vista legal no Brasil, pelo menos não para todas as empresas, isso porque há organizações que são obrigadas por lei a certificarem seus sistemas de gestão, como é o caso das vistoriadoras de veículos no estado de São Paulo.

Contudo, as próprias pressões do mercado acabam tornando os sistemas de gestão necessários e muitas vezes obrigatórios, pois há casos em que para participar de uma concorrência ou para tornar-se fornecedora de grandes companhias, a empresa precisa certificar seu sistema de gestão.

O que é uma certificação do sistema de gestão?

A certificação é o processo de acreditação de um sistema de gestão por um organismo certificador independente. Em linhas gerais, trata-se de um órgão autorizado pelo instituto que publicou a norma em que se baseia o sistema de gestão. É o organismo certificador que irá realizar uma auditoria na empresa para verificar a conformidade do sistema de gestão implementado ao padrão estabelecido pela norma.

A certificação é o processo pelo qual a empresa obtém o selo que atesta que seu sistema de gestão foi devidamente auditado e aprovado com base nos padrões internacionais de qualidade na gestão.

A VG Consultoria Online é uma das organizações que prepara a organização para receber o organismo certificador após ter atestado que o sistema de gestão está em ordem.

Quais os tipos de sistemas de gestão?

tipos de sistemas de gestão

Os sistemas de gestão podem abarcar vários tipos de campos da administração de processos, contudo, os mais comuns são os sistemas de gestão de: qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacionais; segurança alimentar; gestão hospitalar entre outros.

O tipo de sistema de gestão mais adotado do mundo é o que se relaciona à qualidade, neste caso, não apenas à qualidade dos produtos e serviços produzidos pela empresa, mas também dos processos por ela conduzidos.

Em seguida há a aplicação majoritária dos sistemas de gestão de meio ambiente e de saúde e segurança ocupacional. A razão pela qual estes são os três tipos mais usados é simples: eles se adequam a qualquer tipo de empresa, uma vez que toda organização possui algum tipo de relacionamento com qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho.

Os padrões mais utilizados para sistemas de gestão são aqueles editados pela ISO (international organization for standardization), que tem sede na Suíça e publica regularmente as normas que servirão de base para que as organizações nacionais (no caso brasileiro, a ABNT) publiquem as versões aplicáveis aos seus respectivos países.

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é um conjunto de procedimentos que se aplicam a todas as áreas da empresa visando elevar a qualidade de seus processos. A norma definirá padrões operacionais, estabelecerá indicadores a serem observados, tratará da missão da organização e de seu posicionamento estratégico.

A ISO 9001 tem por objetivo dar à organização uma estrutura de gestão de processos de alto nível pautada pela padronização, medição e melhoria continua dos resultados observados.

A norma atinge a qualidade dos produtos de maneira indireta, pois seu alvo são os processos da organização. A última versão da ISO 9001 foi emitida em 2015, no Brasil foi publicada com o nome ABNT NBR ISO 9001:2015.

O que é a ISO 14001?

tipos de sistemas de gestão

A ISO 14001 possui uma estrutura semelhante à ISO 9001 e procura estabelecer na organização, uma estrutura de gestão de alto nível baseada nos parâmetros internacionais de gestão de meio ambiente.

A norma tratará do relacionamento da empresa com o ambiente, sua estratégia ambiental e a forma como suas operações impactam a natureza ao seu redor de maneira direta e indireta.

Haverá o estabelecimento de indicadores e o estabelecimento de processos de melhoria continua nos resultados ambientais da empresa. A norma também está na versão 2015 e é publicada no Brasil pelo nome de ABNT NBR ISO 14001:2015

O que é a OHSAS 18001 e ISO 45001?

A OHSAS 18001 é uma norma para a implementação do sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho. Ela adota padrões de segurança para que a empresa siga e estabelece vários procedimentos, tanto no nível operacional quanto no estratégico sobre o tema da saúde e segurança ocupacional. Originalmente a norma OHSAS 18001 foi publicada pelo grupo BSI e foi utilizada por anos para a formação de SGI com as normas ISO 9001 e 14001.

No ano de 2018, a ISO publicou a norma 45001, que substitui a OHSAS 18001 e forma o tripé perfeito do sistema de gestão integrado, com as três normas do sistema de gestão de alto nível ISO.

A VG Consultoria Online possui aplicações para as empresas que precisam se certificar tanto em normas independentes quanto em sistemas de gestão integrados.

Os sistemas de gestão são ferramentas muito úteis para a modernização da gestão da empresas e profissionalização dos processos. Empresas de pequeno e médio porte, bem como organizações familiares podem aproveitar muitas das vantagens trazidas por estes sistemas, pois eles definem bem os processos e retiram as atribuições pessoais dos envolvidos, tornando a organização mais flexível, profissional e eficiente.

A VG Consultoria Online possui todo o ferramental e corpo técnico para a implementação de sistemas de gestão em organizações de todos os tipos e tamanhos.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!