Verde Ghaia Consultoria Online

Sustentabilidade Empresarial

Sustentabilidade Empresarial
5 (100%) 1 voto

sustentabilidade empresarial

O termo sustentabilidade empresarial se popularizou após o aumento da preocupação da sociedade como um todo com questões ambientais. Entender sobre este conceito e como ele pode ajudar a gestão das empresas é fundamental para gestores de todas as áreas.

Já se tornou comum nos jornais vermos notícias de empresas que estão trabalhando de maneira mais sustentável e de outras que são denunciadas por negligenciar a questão da sustentabilidade. Nos comerciais, grande parte das empresas faz questão de ressaltar sua preocupação com a sustentabilidade empresarial, em geral, todo mundo quer parecer verde hoje em dia.

De fato, a sustentabilidade é uma das maiores preocupações do nosso tempo, principalmente os mais jovens estão muito ligados à estas questões e dão preferência de compra às marcas que valorizam a questão da sustentabilidade empresarial.

No artigo de hoje falaremos deste tema e sobre como sua empresa pode ser tornar mais sustentável com medidas efetivas.

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é um movimento que ganhou força a partir dos anos 80 e principalmente nos anos 90, tendo atingido no século XXI o seu apogeu de importância para muitas empresas, principalmente para aquelas que lidam diariamente com a opinião pública por possuírem operações que representam risco ambiental ou por fornecerem produtos que são potencialmente danosos ao meio ambiente.

A sustentabilidade empresarial é um conceito que abrange muito mais que as questões ambientais, pois entende que a empresa precisa ser sustentável também do ponto de vista social e econômico, pois precisará renovar seu ciclo a cada nova geração.

Afinal, ser sustentável significa ter a capacidade de se sustentar, economicamente, socialmente e ambientalmente.

Como utilizar a sustentabilidade empresarial como estratégia de negócios?

sustentabilidade empresarial

Até alguns anos atrás, as marcas abraçavam as questões ligadas à sustentabilidade muito em função do benefício que isso poderia trazer como propaganda para o negócio e também para evitar a possibilidade de se verem ligadas à escândalos ambientais ou coisas do tipo.

Outra razão pela qual as empresas abraçavam questões ambientais e de sustentabilidade era o efeito manada, pois, uma vez que as grandes marcas estavam fazendo isso, era comum que as demais seguissem a mesma prática. Isto fazia com que grande parte das questões sustentáveis abordadas nas campanhas ficassem apena no discurso.

Então surgiram novas empresas que passaram a tratar os valores da sustentabilidade como estratégia de negócios, isso é, fazer com que a sustentabilidade empresarial passasse a ser o diferencial da marca, aquilo que faz os clientes se aproximarem dela.

Marcas de roupas com tecidos orgânicos, cafeterias com copos recicláveis, empresas de cosméticos que utilizam matéria prima oriunda de extrativismo sustentável e muitas outras iniciativas passaram a tomar conta da publicidade empresarial e mostraram a sua força ao conquistarem boa parte do público, que enxergou nessas marcas a possibilidade de consumir com certa responsabilidade ambiental.

Assim, a sustentabilidade empresarial para estas empresas deixou de ser um ponto de custos e passou a ser a estratégia de lucros.

Como implementar processos sustentáveis?

sustentabilidade empresarial

Uma empresa pode implementar processos sustentáveis de diferentes maneiras, que vão desde a utilização de coleta seletiva até a instalação de máquinas e equipamentos mais econômicos e com menor nível de emissões.

Uma das melhores maneiras de se implementar a sustentabilidade empresarial em uma empresa é a implantação da ISO 14001, que define os padrões para o sistema de gestão ambiental das organizações em nível internacional. A ISO 14001 ajudará a empresa a redesenhar seus processos tendo como base os principais padrões de sustentabilidade vigentes no mundo atualmente.

Outro ponto que deve receber atenção especial é a questão dos resíduos, pois estes representam um dos principais pontos de contato entre a empresa e o meio ambiente. Utilizar tecnologias modernas que permitam o reaproveitamento e destinação correta dos resíduos é fundamental para se ter um processo empresarial sustentável.

Neste aspecto, o VG Resíduos pode ajudar muito a empresa, pois além de mapear 100% dos resíduos gerados, permite uma gestão integrada das unidades, possibilitando a aplicação de metas de redução, monitoramento e é claro, a destinação adequada com uma rede de mais de 1500 tratadores cadastrados e licenciados para a destinação dos mais diversos tipos de resíduos.

Praticar a sustentabilidade empresarial custa caro?

sustentabilidade empresarial

Uma questão muito comum aos gestores ambientais é ver seus projetos de sustentabilidade sendo negados ou implementados parcialmente porque a alta direção de muitas empresas acredita que se trata de algo caro, desnecessário e que não traz retorno financeiro.

Pois hoje em dia, há muitas empresas que estão conseguindo a conta ambiental ficar positiva, ou seja, acabam faturando mais com seu programa de sustentabilidade empresarial do que o custo das medidas socioambientais.

Exemplos disso são algumas indústrias usuárias do VG Resíduos, que ao destinarem seus materiais com o Mercado de Resíduos, conseguindo os melhores tratadores, acabaram economizando mais de 20% gasto anual com destinações e gestão de resíduos, o que representa muito mais que o custo de implementação do software.

Compreendendo a sustentabilidade para além das questões ambientais

Outra questão que precisa ser discutida em relação à sustentabilidade empresarial, é o fato de que ela não se refere apenas à gestão ambiental das empresas, mas também à gestão social e financeira, pois nenhum negócio pode ser considerado sustentável se agir apenas no campo ambiental.

Empresas realmente sustentáveis, são aquelas que permanecerão ao longo das décadas, atendendo bem aos seus clientes, conseguindo boas parcerias humanas e tendo uma relação de reposição com o meio ambiente, isto é, devolvendo à natureza os recursos consumidos por seus processos produtivos.

A sustentabilidade ambiental é um dos temas do momento, mas é necessário pensar além do convencional quando se aborda este assunto, isso porque a maior parte das pessoas vai entender que sustentabilidade empresarial é apenas a prática de coleta seletiva e de adoção de discursos “verdes”.

Para processos realmente sustentáveis, sua empresa pode sempre contar com os especialistas do VG Resíduos, que desenvolvem diariamente soluções que ajudam as empresas a destinar corretamente milhares de toneladas de resíduos todos os anos. E o melhor de tudo, de maneira economicamente viável, mostrando que sustentabilidade ambiental pode sim andar lado a lado com a sustentabilidade financeira.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!