Verde Ghaia Consultoria Online

Sustentabilidade empresarial: saiba por que adotar essa prática

Sustentabilidade empresarial: saiba por que adotar essa prática
5 (100%) 2 votos

Sustentabilidade empresarial

O conceito de sustentabilidade está sempre na pauta de discussões, seja no âmbito corporativo, na mídia ou na política internacional. Mas, afinal, o que é sustentabilidade e o que significa que uma organização pratica a sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade se equilibra sobre três pilares: o ambiental, o econômico e o social. Conhecido como triple bottom line (3P, em inglês, de People, Planet e Profit,) indica que as empresas devem se preocupar com as pessoas, o planeta e não somente com o lucro. Sendo assim, o conceito de sustentabilidade observa que as organizações devem buscar a viabilidade financeira do seu negócio, mas trabalhando também para a conservação do planeta e o bem-estar social.

É o equilíbrio entre esses três princípios – o ambiental, o econômico e o social – que vai garantir a competitividade das empresas e a sustentabilidade do planeta. É, de fato, uma pauta urgente, visto que o aumento do consumo levou a uma exploração predatória dos recursos naturais, colocando em risco as reservas ambientais. Como consequência, surgiu uma pressão da sociedade civil, de organizações ambientais e lideranças mundiais pelo fim do descaso com o meio ambiente.

Política de resíduos poupa a natureza

Sustentabilidade empresarial

É necessário, então, que a exploração dos recursos naturais pelas empresas seja feita de forma responsável. E não somente, é essencial que os processos de fabricação sejam sustentáveis e haja uma política de resíduos eficiente de destinação, tratamento ou reciclagem dos detritos, provenientes das atividades corporativas.

Quando uma empresa atua de forma sustentável, ela está adotando uma nova ética em relação à natureza, colaborando para que o meio ambiente seja poupado. Rotinas sustentáveis nas empresas, como a inclusão da reciclagem, evitam desperdícios, diminuem a poluição e problemas como a geração de gases que provocam o efeito estufa. Além disso, a sustentabilidade empresarial evita a exploração desmedida de recursos naturais e o descarte incorreto de resíduos que podem contaminar solos e rios.

Sustentabilidade empresarial só se alcança com qualidade 

Mas o que uma organização deve fazer para alcançar a sustentabilidade empresarial? Quais os melhores caminhos e as práticas mais eficazes?

É consenso que a sustentabilidade empresarial deve ser trabalhada em conformidade com as normas técnicas internacionais referentes à qualidade, à proteção do meio ambiente, à saúde e segurança dos funcionários e à responsabilidade social.

E por que a qualidade empresarial tem a ver com sustentabilidade? Essas duas práticas estão totalmente relacionadas porque são essenciais para o desenvolvimento responsável de produtos e processos empresariais. Isso significa dizer que uma empresa com um sistema eficiente de qualidade poderá ter alta produtividade, custos reduzidos, excelência em níveis de desempenho, tudo isso atrelado a práticas sustentáveis e de preocupação socioambiental.

Nesse sentido, as normas da ISO são fundamentais. A ISO 9000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), voltadas para a qualidade do produto ou do processo. Dessa lista de normas, a ISO 9001 é a mais abrangente e também a mais utilizada entre as normas do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

Uma das expertises da Consultoria da Verde Ghaia é a certificação da ISO 9001. A empresa atua em vários estados brasileiros e fora do país, com uma equipe gabaritada de consultores que atende de forma presencial e também pela internet. Para facilitar o dia a dia do cliente, a Verde Ghaia oferece a certificação e manutenção das normas de maneira simples e prática.

Empresa sustentável ganha em reputação

Sustentabilidade empresarial

Além da importância da certificação segundo as normas internacionais de qualidade, uma das expertises da Consultoria Verde Gaia, as organizações que apostam na dobradinha alto desempenho e sustentabilidade podem ter um enorme ganho de reputação.  Isso acontece porque a combinação de qualidade empresarial com preocupação socioambiental é bem visto por todos os públicos de ume empresa – de fornecedores, passando por clientes até chegar aos consumidores finais.

É cada vez mais notório que empresas são percebidas como diferenciadas pelos seus públicos quando investem em qualidade, mas também desenvolvem projetos que minimizam os impactos ambientais e elevam o nível de vida de comunidades em seu entorno.

Quanto mais demonstrarem que são sensíveis às questões socioambientais, mais as organizações terão uma imagem positiva. Os públicos estão cada vez mais exigentes na hora de escolher seus parceiros ou de consumir. Sempre há uma preferência por empresas que têm excelência nos seus processos, mas também preocupação com o meio ambiente e com a sociedade onde estão inseridas.

Dar destino correto aos resíduos é ser sustentável

Nesse sentido, a VG Resíduos, empresa do Grupo Verde Ghaia, pode te auxiliar. O gerenciamento dos resíduos sólidos, uma prática voltada para a sustentabilidade, pode ser um excelente caminho para responsabilidade socioambiental de uma empresa. Além de otimizar processos, aumentar ganhos e evitar desperdícios, o gerenciamento correto evita o uso desmedido dos recursos naturais.

Com a assessoria da VG Resíduos é possível trabalhar com formas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final do resíduo gerado.

É uma medida de extrema importância, já que o empreendimento que não cumpre com as exigências legais está sujeito às autuações de instituições como o IBAMA, órgão fiscalizador estadual, Ministério Público, Prefeitura e Polícia Ambiental. Há o risco de punições severas e até mesmo paralisação das atividades. Existe, ainda, a possibilidade de denúncias e boicote por parte de comunidades do entorno.

A VG Resíduos é referência na implantação da norma ISO 14001 em sua nova versão 2015, que inclui o gerenciamento de resíduos sólidos, visando:

  • Fim da geração: através de mudanças tecnológicas, substituição de matérias primas ambientalmente corretas, e insumos;
  • Tratamento: implantação de processos físicos, químicos, térmicos;
  • Reaproveitamento: reuso, recuperação como subproduto, reciclagem ou devolução do fornecedor;
  • Disposição adequada em aterros sanitários e industriais;
  • Redução da geração através de melhorias no processo e otimização da operação.

A prática de gerenciamento de resíduos consiste em classificar, quantificar, indicar formas corretas para segregação e identificação da origem, dos resíduos gerados por: área/unidade/setor industrial. Tudo isso, com a implantação da NBR 10004, dentro da Norma ISO 14001 2015.

Para o cumprimento de toda legislação nos âmbitos federal, estadual e municipal, a certificação ISO 14001 2015 ocorre em cinco etapas: solicitação do registro, revisão da documentação do Sistema de Gestão Ambiental, diagnóstico do local, auditoria ISO 14001, e, finalmente a certificação.

Todas essas estratégias podem fazer da sua organização uma referência em sustentabilidade empresarial. Se você precisa de auxílio profissional para se tornar gabaritada em responsabilidade socioambiental, consulte-nos!

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!