Verde Ghaia Consultoria Online

Sistema Integrado de Gestão: o que é e qual seu desempenho financeiro das organizações?

Sistema Integrado de Gestão: o que é e qual seu desempenho financeiro das organizações?
Avalie esse post

O que é um Sistema Integrado de Gestão? É um sistema que integra todos os demais sistemas e processos de uma empresa em um organismo completo, permitindo que essa organização trabalhe com uma unidade de objetivos conectados.

É muito comum que empreendedores desconheçam as boas práticas de gerenciamento e, como consequência disso as finanças acabam saindo do controle, levando a empresa ao negativo. Um dos motivos que leva essa situação a acontecer, é que muitos empreendedores se concentram em sistemas de gerenciamento individualmente, o que não proporciona visibilidade e controle precisos das práticas de uma empresa.  

Quando um SIG é implantado de forma eficaz na estratégia e direção de negócios de uma organização, ele possibilita que a alta gerência garanta liderança e empenho eficientes, reduzindo a quantidade de atividades de duplicação e, consequentemente, o tempo gasto na revisão.

Um Sistema Integrado de Gestão também faz com que as companhias compreendam totalmente o contexto, obrigações e requisitos das partes interessadas dentro de cada setor específico, destacando riscos e oportunidades regulares.

Além do mais, um SIG robusto permite que a organização reconheça possíveis melhorias em todos os seus parâmetros, proporcionando uma visão holística de toda a empresa (por exemplo a integração das normas ISO, qualidade, meio ambiente, e segurança) em comparação àquela alcançada em sistemas de gerenciamento individuais.

Um SIG também permite a economia de custos por meio do uso eficaz de recursos em todos os níveis e funções da organização. Consequentemente o desempenho financeiro melhora através da redução de custos e desperdício.

Automatização e padronização dos processos e das operações

Ações que são executadas de forma aleatória não são eficazes. Elas demandam um tempo extra de trabalho e ampliam as chances de erro. Os sistemas de gestão integrada reúnem pessoal, equipes e informações dentro de uma empresa. Isso garante a administração correta e segura de dados e possibilita que os tais sejam acessíveis a todos os envolvidos no processo.

Essa dinâmica e simultaneidade possibilitam que as pessoas tenham acesso a dados e conhecimentos no momento exato em que precisam deles. Isso faz com que atrasos e desperdício de tempo sejam reduzidos de forma significativa.

padronização e automação dos processos também permite à empresa realizar qualquer uma de suas atividades em condições superiores, aumentando a produtividade, reduzindo o tempo de aprendizagem de novos funcionários e gerentes viabilizando a melhoria contínua.

Benefícios da automatização dos processos

  • Agilidade da análise de dados

A automatização dos processos coloca ao seu dispor uma quantidade enorme de informações relevantes em pouco tempo. Ao unificar os sistemas, todas as informações concernentes ao processo em andamento, se tornam acessíveis facilitando as tomadas de decisão. Poupar tempo e evitar erros são medidas garantidas pela automatização dos processos.  

  • Redução de custos

Com automatização de processos de negócios, mais horas de trabalho estão disponíveis durante as operações. Isso significa que sua empresa pode ter o mesmo nível de rendimento mesmo depois de reduzir a força de trabalho humana. Dessa forma, se tem a chance de dar mais foco à qualidade de seus funcionários em vez de quantidade. E, consequentemente, reduzir o custo total da operação comercial.

  • Insights mais profundos sobre o negócio

Ao integrar os sistemas de uma empresa, é possível analisar e aprofundar os dados. Essa é uma maneira de aprofundar em informação sobre os diferentes aspectos do seu negócio.

Ter melhores insights significa que você pode facilmente identificar problemas em qualquer parte do processo de negócios, que de outra forma poderiam estar camuflados.

  • Estabilidade operacional

Com um processo automatizado, um nível de estabilidade é implementado nos processos diários.  O processo automatizado segue diretrizes rígidas para ações de documentos. Seus funcionários podem, assim, executar prontamente suas tarefas, como verificar informações e concluir as funções diárias do trabalho, em um cenário em que o processo é preciso, constante e confiável.

  • Consistência para o cliente

Com a automatização dos processos de negócios, os clientes receberão o mesmo padrão de atendimento em todas as interações. Isso faz com que o cliente se sinta seguro e confiante ao adquirir os serviços da sua empresa. A satisfação e confiança do cliente proporcionam uma boa reputação para a companhia gerando mais clientes e aumentando o faturamento.

SOGI e Consultoria Online como ferramentas de automatização

Orientado pelas normas internacionais de certificação como as ISOs, OHSAS e outras, soGi é uma plataforma de soluções para gestão integrada. Seus módulos foram desenvolvidos de acordo com a metodologia Verde Ghaia. O objetivo é oferecer ferramentas úteis para promover, agilizar e facilitar sua gestão.

O SOGI é um software voltado para excelência da gestão legal de uma empresa. Ele envolve todas as empresas preocupadas com riscos e prejuízos.”

“Através dos seus módulos, você pode fazer a gestão de requisitos legais, auditorias, documentos internos e fornecedores. É possível fazer uma gestão voltada para normas internacionais como ISO 9001, OHSAS 18001, SA 8000/NBR 16001, ISO 50001, ISO 22000. Pode fazer tratamentos de não conformidades e planos de ação. Tudo sempre com gráficos e planilhas à disposição, itens essenciais para facilitar e agilizar a tomada de decisão.”

“O SOGI também possibilita a verificação de índices de sustentabilidade ou de conformidade legal em relação aos seus concorrentes. Anualmente, ele é a principal metodologia adotada no Prêmio Compliance Brasil, no qual participam as maiores e melhores empresas do país.”

Além disso, para tornar todo o processo mais prático e conveniente para a empresa, a Verde Ghaia desenvolveu uma plataforma virtual, que opera todos os registros e informações online. Essa inovação surgiu com o objetivo de economizar tempo e esforço, resultando em um processo mais econômico, ágil e livre de erros.

Como pudemos observar entender o que é um Sistema Integrado de Gestão, faz toda a diferença na operação dos processos de seu negócio. A implementação de um SIG tem o potencial de reduzir a duração de uma auditoria externa em comparação com auditorias separadas sendo conduzidas para cada registro.

Isso se deve ao foco na integração de processos e requisitos comuns, de acordo com o que foi mencionado anteriormente. Seu avaliador é, portanto, capaz de auditar vários requisitos padrões durante a revisão de um procedimento ou política específica.

Isso torna o processo de auditoria muito mais eficaz. Ao reduzir a duração de uma auditoria, você reduzirá os custos internos e externos, além de minimizar a interrupção da equipe durante o período de auditoria.

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!