Com base em dados apresentado pela ONU – OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes no trânsito.
A Agenda 2030 – ODS para o Desenvolvimento Sustentável – ONU fixou uma meta ambiciosa (em 2015) quanto à segurança no trânsito, que consiste em reduzir pela metade, até 2020, o número de mortos e feridos por acidentes de trânsito em todo o mundo.
Nesse sentido, vale frisar que os acidentes de trânsito custam à maioria dos países, com cerca de 3% de seu produto interno bruto (PIB). Ocorre que, mais da metade de todas as mortes no trânsito ocorrem entre usuários vulneráveis das vias: pedestres, ciclistas e motociclistas, sendo 93% das mortes no trânsito em países de baixa e média renda, embora estes concentrem aproximadamente 60% dos veículos do mundo.
As lesões ocorridas no trânsito são as principais causas de mortes entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. A vida de aproximadamente 1,35 milhão de pessoas é interrompida devido a um acidente de trânsito a cada ano. Entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem lesões não fatais, muitas delas resultando em incapacidade.
ISO 39001 – Sistema de Gestão da Segurança Viária
Nesse contexto, foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (ABNT / CB-016) – Comissão de Estudo de Engenharia de Tráfego, a Norma Técnica ABNT NBR 39001 – Sistema de Gestão da Segurança Viária.
A NBR 39001 identifica os elementos de boas práticas de gestão da Segurança Viária, com abordagem sobre ferramentas de gestão de risco, a serem utilizadas na redução de mortes e lesões, estabelecimento de objetivos e metas, planejamento estratégico, entre outros.
Infelizmente, os Governos não têm conseguido alcançar sozinhos as metas de redução de mortes e acidentes de trânsito. Assim, a Segurança Viária deve ser entendida como uma responsabilidade compartilhada.
Primeiramente, ressaltamos que a NBR ISO 39001 apresenta os requisitos para Sistema de Gestão da Segurança Viária, permitindo que uma organização que interaja com o Sistema Viário estabeleça um programa de redução de mortes e lesões graves de trânsito que ela possa influenciar. Em outras palavras, essa norma técnica é aplicada a qualquer organização, independentemente do tipo, do tamanho, do produto ou serviço provido.
Quais são as vantagens e benefícios para as organizações?
Organizações e empresas que implementam um Sistema de Gestão da Segurança Viária, apresentam as principais vantagens e pontos positivos:
- Diminuição de acidentes de trânsito (mortes e lesões);
- Fortalecimento da marca da empresa;
- Valorização de seus colaboradores;
- Redução de custos com combustível;
- Redução de danos, avarias e abalroamento;
- Integração entre gestão ambiental e segurança viária (redução de acidentes com derramamento de produtos químicos, por exemplo);
- Gestão de seus riscos e perigos;
- Possibilidade de redução de valores e prêmios, referentes aos seguros;
- Atuação de forma direta no âmbito de responsabilidade social;
- Reconhecimento socioambiental junto à comunidade, mercado de negócios e órgão competentes;
- Fortalecimento da relação e da confiança de clientes e fornecedores;
- Forte instrumento para agregar em Políticas de Compliance e Gestão de Risco Legal.
Diante do exposto, destacamos que organizações de diversos tipos e tamanhos, usuários das vias, empresas, entre outros, possuem um papel fundamental nesse tema “Segurança Viária”, principalmente dentro do contexto Socioambiental.
Edson Filho|Consultor Verde Ghaia
Fonte:
NBR 39001
0 Comentários