Verde Ghaia Consultoria Online

Sistema de Gestão Ambiental na área hospitalar

Sistema de Gestão Ambiental na área hospitalar
5 (100%) 3 votos

A gestão ambiental tem como premissa a sustentabilidade. Portanto, utiliza-se de ações que envolvem economia nas atividades rotineiras; utilizando os recursos naturais de forma racional.

Essa prática, no âmbito empresarial, permite redução nos custos diretos e indiretos. E para a área hospitalar, o sistema de gestão ambiental funciona do mesmo modo.

A promoção dessa gestão nos hospitais introduz diminuição de desperdício de matérias-primas, de recursos como água e energia, e também de forma indireta, incentiva a responsabilidade ambiental nos colaboradores.

Ações ambientais do Sistema de Gestão ambiental

A Gestão ambiental é um sistema de gestão empresarial que apresenta os seguintes benefícios:

  • Uso de recursos naturais de forma racional;
  • Aplicação de métodos que visam a manutenção da biodiversidade;
  • Adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos;
  • Utilização sustentável de recursos naturais;
  • Tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo.
  • Criação de produtos que provocam o mínimo possível de impacto ambiental;
  • Uso de sistemas que garantem a não poluição ambiental. Exemplo: sistema carbono zero;
  • Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração;
  • Criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, etc.

Nos hospitais, as questões ambientais têm várias soluções sustentáveis como: a coleta seletiva do lixo, economia dos insumos (água, energia elétrica e gás), realização de campanhas e treinamentos para os funcionários do hospital.

A certificação ISO 14001 é o caminho

Com uma gestão ambiental eficiente, o empreendimento voltado para área hospitalar obterá soluções sustentáveis, através: Política Ambiental, tecnologias limpas, programas e normas ambientais e de segurança. Além de melhorar a imagem perante o mercado e a sociedade no que diz respeito a responsabilidade ambiental.

A partir do Sistema de Gestão Ambiental, encontra-se outros programas que auxiliam o hospital nas questões socioambientais, como:

Gestão de resíduos: O Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) faz com a coleta, transporte, tratamento e destinação sejam realizadas de forma adequada, promovendo a segurança e redução dos riscos de infecção e contaminação dentro e fora do ambiente hospitalar;

Tecnologias limpas: com o objetivo de realizar um gerenciamento do consumo dos recursos naturais, o hospital pode implantar várias medidas redutoras de impactos ambientais, são eles:

  • Instalação de lâmpadas econômicas em 98% das instalações do hospital;
  • Sensores de presença nos sanitários e escadas;
  • Aquecedores de alto rendimento à base de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP);
  • Instalação gradativa de torneiras com controle de vazão, para evitar desperdícios;
  • Reaproveitar diariamente 7 mil litros de água tratada;
  • Tratamento interno de resíduos infectantes sem emissão de poluentes atmosféricos;
  • Aquisição de containers e de caixa compactadora de resíduos ampliando o manejo dos resíduos.

Conscientização ambiental: realização de campanhas de conscientização ambiental e segurança do trabalho. Essas ações devem ser realizadas semestralmente com ações de preservação ambiental e treinamentos para capacitação das equipes.

Como implantar o SGA em empreendimentos da área hospitalar?

Para implantar o Sistema de Gestão Ambiental você pode receber auxilio profissional da consultoria on line Verde Ghaia, para te auxiliar em cada um dos processos da certificação na norma ISO 14001 do sistema de gestão ambiental.

O hospital deve ter apoio das áreas de engenharia, manutenção, financeiro, operacional, e principalmente ter todo o aval e acompanhamento da Alta Direção.

VG Resíduos conta com profissionais qualificados e capacitados para ajudar o seu empreendimento a cumprir as exigências para implantar e manter o Sistema de Gestão Ambiental e outras mais que sua empresa precisar, levando em conta o respeito com o sistema do ambiente hospitalar.

consultoria on line da Verde Ghaia também poderá ser útil para auxiliar na implementação de qualquer sistema de normatização, de forma eficaz e com o melhor preço e qualificação do mercado.

VG Resíduos conta também com o software Mercado de Resíduos que promove o encontro entre empresas tratadoras e compradoras de resíduos. A partir da ferramenta é possível ganhar dinheiro com o que antes era prejuízo para as organizações.

Para implementar a norma ISO 14001, a Verde Ghaia conta com a Consultoria Online que pode custar até 60% do valor comparado a consultoria tradicional

Assumindo compromisso com o meio ambiente

O Hospital que implanta o Sistema de Gestão Ambiental, assume o compromisso de:

  • Proteger o ambiente, monitorizando e minimizando os seus impactos ambientais;
  • Influenciar os fornecedores para a importância do cumprimento das boas práticas ambientais;
  • Implementar objetivos ambientais nas atividades de prestação de cuidados de saúde;
  • Melhorar continuamente o desempenho ambiental da atividade;
  • Sensibilizar os doentes, familiares e visitantes para adotarem as boas práticas ambientais, nomeadamente a correta separação de resíduos e o consumo racional de água e energia.
  • Assegurar o cumprimento dos requisitos legais e outros voluntariamente assumidos;
  • Promover formação e informação aos colaboradores, incluindo os subcontratados que se encontram nas instalações do Hospital, de modo a garantir que se encontram informados e que se orientam pelos mesmos princípios de gestão ambiental;
  • Prevenir lesões e doenças de seus colaboradores;

Todos os processos, atividades e serviços serão realizados com base na preservação do meio ambiente, respeitando a saúde e segurança dos colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e partes interessadas.

Essas ações de mitigação dos impactos de toda a operação hospitalar envolve a mobilização e o comprometimento de colaboradores, fornecedores e demais públicos que são envolvidos nos processos da Gestão ambiental.

Educar e conscientizar é um longo caminho, porém um dos mais adequados para mudar as atitudes do indivíduo em prol da sustentabilidade.

A comunidade em geral vem cobrando cada vez mais das instituições hospitalares e demais para repensarem suas prioridades e planejar melhor os impactos que provocam no meio ambiente.

A formalização de um programa de sustentabilidade e a busca pela certificação ISO 14001 são algumas ações que ajudam no processo de criação de uma política de preservação ambiental, conscientização, cumprimento de requisitos legais e melhora do desempenho ambiental.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!