VG Consultoria Online

Sete perguntas para serem feitas antes de escolher um consultor ISO 9001

Sete perguntas para serem feitas antes de escolher um consultor ISO 9001
4.69 (93.85%) 13 votos

Após tomar a decisão obter a certificação, o grande desafio da empresa é encontrar o parceiro ideal. Algumas perguntas podem ser feitas para orientá-lo na escolha do consultor.

 

consultor iso 9001

 

Quase todo mundo um dia teve pelo menos um professor na escola ou na faculdade com uma série de expertises; como mestrado, doutorado, PHD, livros publicados entre outros reconhecimentos acadêmicos, mas que em contrapartida a aula lecionada não era muito “interessante”. Isso para não usarmos outro termo.

A lição desse exemplo simples se aplica à escolha do consultor da ISO 9001. No momento da escolha do profissional que irá passar uma informação valiosa para a empresa, não basta avaliar suas qualificações, é preciso procurar suas referências. Pesquise outras empresas que também foram atendidas por ele, para saber como foi a experiência e se os resultados almejados foram atingidos.

 

Para lhe auxiliar na busca do consultor ideal para sua organização, desenvolvemos este artigo com 7 perguntas que você deve fazer antes de contratar a consultoria.

 

1ª pergunta: Quais as qualificações do consultor?

 

Como ocorre em um processo de admissão de um funcionário. Antes mesmo de chamar um candidato para uma conversa, a primeira pergunta feita pelo recrutador para escolher o currículo é: Qual a qualificação deste candidato? Ele se adequa às nossas expectativas?

Uma maneira simples de avaliar este quesito é fazer uma visita ao site da empresa e verificar se ela disponibiliza suas qualificações, prêmios, certificações e informações sobre os consultores que atuam em sua operação. Caso tenha tudo isso, já é um bom começo!

 

2ª pergunta:  Quais as recomendações à essa consultoria?

 

Uma boa apresentação é ideal, mas todo mundo sabe que a melhor propaganda é a de boca a boca. Claramente recomendações contam muito na hora de escolher um serviço. Sempre que compramos pela internet, antes olhamos a avaliação do produto, lemos os comentários de quem já comprou e assim tiramos melhores conclusões.

Uma boa dica é pesquisar na internet sobre a empresa, verificar se há processos abertos contra ela por problemas na prestação de serviços. Verificar se há alguma empresa cliente cujo dono você conhece, assim será possível observar além das qualificações, a reputação da empresa.

 

3ª pergunta:  A empresa possui perfil em redes sociais?

 

consultor iso 9001

 

Pode parecer uma pergunta estranha para o tema, mas hoje quase todo tipo de organização está presente nas redes sociais. Pela internet é possível ver a interação da empresa com clientes e com o público externo. As redes sociais podem fornecer informações valiosas, como comentários de clientes insatisfeitos, e novidades trazidas pela organização

As redes sociais também podem ser um grande aliado na hora de encontrar outros clientes da empresa para coletar informações e recomendações à empresa.

 

4ª pergunta: A empresa oferece garantia de aprovação da certificação?

 

Imagine que você é um vestibulando, está chegando o dia da prova e você se preparou durante todo o ano, tudo foi feito com muito esforço ao custo de horas de estudos a fio. Então chega a prova e você descobre que seu professor lhe orientou com as matérias erradas e você não faz ideia de como responder muitas questões da prova. Vai dar uma baita frustração não vai?

Pois uma das perguntas mais importantes a se fazer na hora de escolher uma empresa para ajudar na certificação ISO 9001 é se a empresa oferece garantia de certificação. A garantia da certificação é uma cláusula contratual que responsabiliza a empresa de consultoria pela aprovação ou reprovação da empresa contratante durante a auditoria externa. Ou seja, se a empresa cumprir todas as orientações da consultoria, for aprovada na auditoria interna e ainda assim for reprovada, todo o ônus será da consultoria.

A consultoria Verde Ghaia trabalha no modelo de garantia total, ou seja, se o cliente for reprovado, todo o dinheiro pago será integralmente devolvido. Quer saber mais sobre esse benefício oferecido pela Consultoria Online Verde Ghaia? Clique aqui.

 

5ª pergunta: Qual o valor que está sendo cobrado por hora de consultoria?

 

consultor iso 9001

 

Uma das perguntas mais importantes a se fazer na hora de escolher uma empresa para ajudar na certificação ISO 9001 é sobre o valor do projeto. Isso porque muitas vezes não está sendo observado todos os dados da proposta, pois a consultoria é sempre dimensionada em horas. Então se uma empresa está oferecendo um valor X por um projeto de 100 horas, e outra está oferecendo um valor de 2X por um projeto de 250 horas, então o segundo projeto, apesar de mais caro é mais vantajoso para a empresa, pois o valor por hora está menor que o da primeira proposta.

É preciso atentar-se à questão das horas da consultoria, pois não existe mágica, a empresa remunera os consultores pelas horas de trabalho, então ela precisa saber quantas horas serão gastas para dimensionar o preço de cada projeto.

Se uma empresa oferece um valor baixo demais por hora, ou então oferece plano de horas ilimitadas, é importante estar atento, pois pode ser que se esteja comprando um projeto executado por estagiários no primeiro caso. Pode ser também que enfrente problemas de disponibilidade dos consultores no segundo caso. Uma vez que neste último não há relação direta entre as horas consumidas e o serviço prestado.

 

6ª pergunta:  Devo contratar a certificadora indicada pelo consultor?

 

Não há mal algum em se contratar um serviço indicado por alguém que é especialista na área. A grande questão é que não é incomum a indicação de certificadoras por empresas de consultoria. O cliente deve estar atento a estas questões, pois a venda de serviços casados não é permitida e pode ser que ele esteja sendo influenciado a contratar um serviço mais caro, uma vez que ele não está indo ao mercado fazer as cotações.

Não há problema algum, e até é recomendado, pedir dicas ao consultor sobre a certificadora mais adequada ao projeto. Agora, se no ato do fechamento do projeto, estiver atrelada a contratação de uma determinada certificadora, é melhor ficar de olho. Pode ser que alguém esteja ganhando alguma comissão pela venda casada. Não caia nessa, não é obrigatória e nem recomendada a contratação da certificadora logo no início do projeto.

 

7ª pergunta: A consultoria possui algum software que garanta a segurança dos arquivos da certificação?

 

consultor iso 9001

 

Uma das perguntas mais importantes a se fazer na hora de escolher uma empresa para ajudar na certificação ISO 9001 diz respeito à segurança dos arquivos do projeto. Tendo em vista que uma das questões mais relevantes são arquivos dos procedimentos após a certificação.

O ideal é que o projeto seja executado sobre um software que auxilie na criação e que haja a possibilidade da continuidade do uso do software de controle de documentos após o término do projeto. Uma vez que a medida em que os procedimentos e arquivos da operação forem alterados, aprovados e revisados, todos deverão ser controlados por um sistema. O ideal é que este sistema acompanhe a certificação desde o início.

 

Caso precise de outras informações sobre a norma, você pode falar com um dos nossos consultores pelo telefone (31) 3656-5538.

Disponibilizamos também gratuitamente o e-book sobre versão atual da norma ISO 9001. Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo.

Baixar e-book ISO 9001:2015

Compartilhe

        

2 Comentários

    • Oi Leonardo, boa tarde.
      É interessantes conhecermos um pouco mais da sua empresa.
      Você teria um telefone para conversarmos melhor e apresentarmos nossa plataforma?

Deixe o seu comentário!