Verde Ghaia Consultoria Online

Sensibilização da diretoria para a nova versão ISO 9001: sua empresa está preparada?

Sensibilização da diretoria para a nova versão ISO 9001: sua empresa está preparada?
5 (100%) 1 voto

Com a atualização da norma ISO 9001 2015, a figura do “Representante da Direção” deixou de existir e a Alta Direção agora está envolvida em todos os processos da organização. O quão importante é essa mudança para o Sistema de Gestão da Qualidade?

 

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) eficaz é baseado em dois pilares principais, a melhoria contínua e a satisfação do cliente. Para evidenciar e promover estes pilares, não basta apenas que haja a análise crítica da Alta Direção, é necessário que haja sensibilização da diretoria conforme proposto no item 5 – Liderança da norma ISO 9001:2015.

Visão Mercadológica e Competitividade 

Já vimos em outras publicações aqui no blog que o Planejamento Estratégico proporciona uma maior assertividade na condução da atividade empresarial e que a tomada de decisões é realizada pela Alta Direção na maioria dos casos, a depender do regimento de cada empresa.

A competitividade está diretamente relacionada com um bom planejamento estratégico juntamente com uma gestão de qualidade das empresas, já que muitos dos requisitos da norma ISO 9001 proporcionam uma visão mercadológica dos produtos e serviços do seu negócio e ajudam a entender se o planejamento estratégico definido está sendo de fato executado em conformidade em todos os processos da empresa.

Ao analisar este ponto de vista, a participação sistêmica, integrada e com a liderança da diretoria frente a seus processos precisa estar além do planejamento e permear, também, o sistema de gestão da qualidade para que as atividades ligadas a esta forma de gestão não fiquem limitadas a uma pessoa ou a determinado setor.

Assim, a nova versão da ISO 9001, atualizada no ano de 2015, trouxe uma mudança com o acréscimo do requisito 5 – Liderança, que trata especificamente da atuação da diretoria quanto à gestão da qualidade.

 

Vamos relembrar o significado da ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma aplicável a qualquer tipo de empresa, que define os critérios para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional. Ela traz orientações sobre a qualidade dos processos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção.

É uma das normas mais específicas e mostra como deve ser cada processo da empresa. Mais de 1 milhão de empresas, em cerca de 170 países, são certificadas nessa norma. No Brasil, o INMETRO traz algumas orientações sobre a certificação, pesquisas de credibilidade e demais assuntos relacionados.

Esta norma compõe a família de normas ligadas à ISO 9000 (9001, 9004 e 9011), que regulamenta os fundamentos e o vocabulário do Sistema de Gestão da Qualidade para mostrar à organização qual o seu objetivo e os termos que devem ser aplicados, bem como, as vantagens para a gestão da qualidade.

Principais mudanças na nova versão da ISO 9001:2015

Todas as normas ISO passam por atualizações de tempos em tempos e, em 2015, tanto a norma que trata do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, como a norma do SGQ, foi atualizada. Quanto a ISO 9001, as principais mudanças foram:

  • Foco no cliente – Gestão focada em atender às necessidades do cliente
  • Liderança – Melhor alinhamento com os processos da gestão do negócio e da liderança
  • Envolvimento das pessoas – Busca que todos os envolvidos sejam competentes e capacitados, agregando valor ao trabalho realizado.
  • Abordagem de processo – Atividades compreendidas e geridas como processos inter-relacionados, formando um sistema coerente.
  • Melhoria Contínua – Enfatizar e centrar os esforços na melhoria da gestão.
  • Tomada de decisões – Decisões baseadas na análise e avaliação dos dados e informações, para resultados para efetivos.
  • Compatibilidade ISO – Busca de maior compatibilidade entre as normas ISO.

Para saber mais acerca da norma, a Verde Ghaia dispõem de um serviço de auditoria e consultoria nas áreas de Qualidade, Segurança e Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, e, por meio de sua plataforma on-line, disponibiliza o curso ISO 9001 2015, dentre outras categorias, para quem deseja se atualizar.

Caso você não tenha como realizar o curso por enquanto, leia o E-BOOk gratuito da ISO 9001 2015 para download com várias informações, não deixe de conhecer.

 

O que mudou para a diretoria com a nova versão da ISO 9001?

 

A nova versão da norma ISO 9001 2015, que trata da gestão da qualidade, está de acordo com as novas exigências do mercado, com as partes interessadas e com seu negócio. Além disso, está mais focada em atender as necessidades do cliente, possui um melhor alinhamento com os processos da gestão do negócio, a liderança e todos os envolvidos devem ser competentes e capacitados, de forma a agregar valor às atividades que já são realizadas.

Para a diretoria, sem dúvida, o requisito que trata sobre liderança é o que contém a maior novidade, já que não há mais nenhuma menção ao Representante da Direção, também chamado de RD. O RD era a ponte que fazia a ligação entre a empresa e a direção e, por vezes, era quem assumia toda a responsabilidade relacionada à qualidade, o que dificultava a implementação adequada do SGQ na empresa.

A partir de agora, a diretoria deve estar sensibilizada quanto à implementação do SGQ, conforme o requisito 5 da norma ISO 9001:2015, que traz como tópicos principais:

 

  • Liderança
  • 1.1 Generalidades: A Alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao SGQ.
  • 1.2 Foco no Cliente: A Alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente.
  • 2 Política
  • 2.1 Desenvolvendo a Política da qualidade: A Alta direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade.
  • 2.2 Comunicando a política da qualidade: A política da qualidade deve:
  • Estar disponível e ser mantida como informação documentada;
  • Ser comunicada, entendida e aplicada na organização;
  • Estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.
  • 2.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais: A Alta direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes sejam atribuídas, comunicadas e entendidas na organização.

 

A diretoria já possui tantas responsabilidades, como lidar com mais essa atualização da ISO?

Se você é diretor de alguma empresa, deve estar se perguntando: como fazer com mais essa responsabilidade do SGQ?

Calma! A Verde Ghaia, referência em todo o Brasil em auditoria e consultoria ambiental, por meio de seu Software On-line de Gestão, e é a parceira ideal para as empresas que buscam uma assessoria qualificada em Gestão Legal e Consultoria em Sustentabilidade. Empresas como Gerdau, Ford, Coca-Cola e Nestle utilizam o software e gerenciam não apenas o SGQ, como também as outras normas ISO implementada, de forma integrada e com o suporte dos melhores consultores do mercado sobre normalização.

Além disso, por meio de outro da Startup VG Resíduos, é possível realizar o controle dos resíduos que sua empresa produz e ainda fazer uma boa gestão de fornecedores, alinhando o software aos sistemas da ISO.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!