Qual a importância da segurança de alimentos para consumidor?
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

ISO 22000: importância da segurança de alimentos para o consumidor

É preciso mais que uma comida bonita para fidelizar clientes. Atendimento e qualidade dos alimentos fazem toda diferença. E isso exige uma estrutura da cadeia de produção, cuja ponta é a segurança e o cuidado com a saúde do consumidor.

Condições inadequadas de manuseio, acondicionamento e transporte de alimentos podem causar sérios problemas de saúde, até mesmo ameaçar a vida dos consumidores. Por isso, é fundamental que se controle corretamente toda a cadeia produtiva de uma organização que trabalha com alimentos. É aí que entra a Norma ISO 22000.

Por que a norma de segurança de alimentos faz tanta diferença?

A ISO 22000 é a norma internacional que serve para definir os requisitos dos seus processos de gestão visando garantir a segurança durante a produção de alimentos, desde o primeiro momento da fabricação dos insumos até as etapas finais de empacotamento, transporte e armazenagem, definindo padrões de trabalho para garantir que os alimentos não venham causar nenhum tipo de dano à saúde do consumidor final: da “colheita à mesa”, também conhecido como Farm to Fork.

ISO 9001 e ISO 22000: semelhanças e diferenças

Uma breve descrição das semelhanças e diferenças das ISOs 9001:2015 e 22000:2018 mostram como elas podem compor o seu Sistema de Gestão Integrado (SGI).

Benefícios da implementação ISO 9001

A 9001 aponta os benefícios da implementação de um sistema de gestão da qualidade, em 0.1 Generalidades:

a) capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;

b) facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;

c) abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos;

d) a capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de sistemas de gestão da qualidade.

Avançando mais um pouco na leitura da 9001, em 1 Escopo, está dito que os seus requisitos apoiam a empresa quando:

a) necessita demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, e

b) visa aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e com os seus requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.

Se em seu negócio você vende produtos ou serviços e possui clientes, então essa Norma é totalmente aplicável ao seu negócio, pois ela garante que você esteja sempre buscando oferecer produtos de qualidade e que satisfaçam os seus clientes. Seja qual for o seu ramo, produto ou serviço; se sua organização é de grande, médio ou pequeno porte, a ISO 9001:2015 traz requisitos para um sistema de gestão da qualidade do seu segmento.

Quais são os novos requisitos da Norma 22000

Benefícios da implementação ISO 22000

A ISO 22000:2018 também traz que a adequação aos seus requisitos pode gerar os seguintes benefícios:

a) capacidade de fornecer consistentemente a segurança de alimentos, produtos e serviços que atendam ao cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;

b) a abordagem de riscos associados com seus objetivos;

c) a capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de SGSA.

E diferente da ISO 9001, podemos notar que esta norma é um pouco mais específica para o segmento de segurança de alimentos. Vale lembrar a diferença entre segurança de alimentos e segurança alimentar. Segurança de alimentos se refere à garantia da qualidade do produto que consumimos, e segurança alimentar, ao direito de todos ao consumo de alimentos.

Esta Norma não é específica para quem produz alimentos, é muito mais abrangente! Ela engloba todos os atores da cadeia produtiva, desde a produção da matéria prima dos alimentos até sua distribuição ao consumidor fina.

Especificações e abrangência da Norma ISO 22.000

  • produtores de matérias primas para o alimento final (seja para humanos ou animais);
  • indústrias de fabricação de alimentos;
  • distribuidoras (atacado e varejo);
  • prestadoras de serviços de alimentação;
  • transportadoras de produtos alimentícios;
  • fornecedores para serviços de limpeza.

Inclusive, as duas possuem princípios de gestão em comum:

  • foco no cliente;
  • liderança;
  • engajamento das pessoas;
  • abordagem de processo;
  • melhoria;
  • tomada de decisão baseada em evidência;
  • gestão de relacionamento.

Além dos princípios em comum citados acima, a ISO 22000 também complementa com:

  • comunicação interativa;
  • sistema de gestão; 
  • programa de pré-requisitos;
  • princípios de análise dos perigos e pontos críticos de controle (APPCC).

Por mais que seu segmento seja específico, temos os mesmos benefícios de ter consistência nas entregas, abordagem de riscos e demonstração de conformidade do seu sistema de gestão.

Sistema de gestão de segurança de alimentos

Esta cláusula da ISO 22000 propõe os requisitos gerais e os requisitos de documentação para o Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos (SGSA). Ele inclui:

  • garantir a identificação, avaliação e controle dos riscos para a segurança alimentar, de maneira que estejam dentro das suas expectativas e não prejudiquem o consumidor;
  • repassar os conhecimentos relevantes que estão relacionados às questões de segurança da mercadoria, além de toda a cadeia alimentar;
  • documentar corretamente a política de segurança de alimentos e todos as suas metas;
  • documentar os procedimentos e registros necessários ao padrão internacional.

A importância da gestão de recursos para a segurança alimentar

Administrar diariamente a utilização de cada recurso necessário ao cumprimento das tarefas é fundamental para a eficácia de um sistema de gestão de segurança alimentar. Isso implica funcionários competentes, que recebem o devido treinamento. Eles devem oferecer serviços de apoio, ser conscientes quanto às normas estabelecidas e comunicativos para esclarecerem qualquer dúvida ou imprevisto que surja.

Todas essas informações devem ser documentadas, sendo que a cláusula de gestão de recursos depende e tem como requisito direto o desenvolvimento e a atualização desses documentos.

Como verificar e validar as melhorias no sistema de gestão de segurança alimentar?

Empresas que querem se certificar com a ISO 22000 são responsáveis por desenvolver e implementar os processos necessários à validação de medidas para controle, além de verificar e produzir melhorias no sistema de gestão de segurança alimentar.

Esse processo de validação funciona por meio de uma avaliação antes da operação da cadeia produtiva, demonstrando que os métodos de controle individuais são suficientes para alcançarem os níveis de controle desejados. Dessa maneira, a metodologia de controle deve ser validada pelas empresas.

ISO 22000 X FSSC 22000

FSSC 22000 (Food Safety System Certification) é uma certificação que abrange requisitos da ISO 22000, como o de Boas Práticas de Fabricação (BPFs). Entretanto, a ISO 22000 é uma referência no mercado nacional, enquanto a FSSC 22000 é mais reconhecida no mercado mundial.

Assim, as organizações que desejam ingressar no mercado exterior precisam compreender com profundidade a ISO 22000 e todas as suas exigências para cumpri-las, obter essa certificação e poder garantir a oferta de produtos seguros e de qualidade aos consumidores.

Vale ressaltar, ainda, que a empresa que optar pela certificação FSSC 22000 deve implementar a ISO 22000 e a ISO/TS22002 aplicável ao segmento e cumprir com os requisitos adicionais do esquema FSSC 22000.

A Verde Ghaia auxilia grandes empresas do ramo alimentício no processo de padronização da qualidade dos alimentos, evitando contratempos desnecessários às organizações. Venha conversar conosco e certificar a sua empresa!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!