As aplicações da ISO 9001 em diversos setores visa aplicar uma gestão de qualidade para a produção diferenciada de produtos e a satisfação dos clientes. A preocupação com a qualidade não está mais restrita ao setor industrial. Atualmente, em diversos tipos de negócio trabalha-se para o aumento da excelência, visando colocar no mercado produtos seguros e eficazes.
Baseados nas diretrizes da IS0 9001, um número crescente de empresas estão adotando sistemas de gestão da qualidade. A certificação conforme normas aceitas internacionalmente aumentam a competitividade das organizações e garantem sua permanência no mercado altamente disputado. Os setores que buscam a excelência contínua da qualidade ganham também retorno financeiro e a melhoria da imagem junto a seus públicos.
A seguir, você verá que a política de qualidade vem sendo aplicada em diferentes setores. Buscam a excelência setores que desenvolvem produtos para saúde, empresas ferroviárias, indústrias de petróleo, organizações eleitorais, entre outras. Acompanhe!
Entenda como obter qualidade com os produtos médicos
A IS0 9001 é uma norma internacional com diretrizes para que organizações desenvolvam produtos e serviços de qualidade. A implantação de um sistema de qualidade é de suma importância para o sucesso de um negócio. É uma medida que padroniza os processos, fazendo que todos os setores da empresa falem a mesma língua e tenham os mesmos objetivos.
Uma organização que trabalha com foco em qualidade pode reduzir custos, melhorar a produtividade e diminuir as falhas de fabricação. O fato de a política de qualidade aumentar a eficiência dos produtos e serviços colocados no mercado chama a atenção. Percebendo que a qualidade é um diferencial, a ISO 9001 se tornou inspiração para organizações de diferentes setores.
Um exemplo vem dos dispositivos médicos, também conhecidos como produtos para a saúde (PPS), correlatos ou produtos médicos. Os dispositivos médicos referem-se a qualquer aparelho, programa de computador, material ou artigos similares que detectam, previnem ou tratam doenças.
Esse é um setor que vem seguindo padrões de qualidade, especialmente buscando a certificação ISO 13485. Essa norma foi criada em 1996 e revisada em 2004 e 2016 pela ISO – International Organization for Standardization. Seu objetivo é possibilitar às organizações a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade relacionado aos dispositivos médicos.
A Norma 13485 determina como o Sistema de Gestão de Qualidade deve ser utilizado pelo setor de saúde. A ISO 13485 aponta, por exemplo, diretrizes para a excelência dos aparelhos usados em hospitais, clínicas, laboratórios, dentre outros.
Neste estudo, foi analisado os resultados da política de qualidade em uma empresa fabricante de um aparelho de circulação extracorpórea. A pesquisa mostrou que com a a ISO 9001 e a ISO 13485 a empresa cresceu aproximadamente 533% no mercado.
Qualidade nos processos eleitorais e nos governos locais
No âmbito eleitoral, também se observa a preocupação com qualidade. Por meio da ISO 17582, órgãos eleitorais podem prestar serviços eleitorais confiáveis e transparentes. A norma contém princípios de qualidade que devem ser aplicados em contextos eleitorais, entre eles:
- registro de eleitores;
- registro das organizações políticas e candidatos;
- voto de qualidade;
- contagem dos votos;
- supervisão de financiamento de campanha;
- resolução de disputas eleitorais.
As prefeituras municipais também podem fazer administrações pautadas pela qualidade. A norma que determina os princípios que devem aplicados nos governos é
a ISO 18091. Por meio dela, os governos locais são instruídos como gerir de forma eficaz seus recursos, atendendo as expectativas dos cidadãos.
Há dois anos, a cidade de Pinhais, em Curitiba, foi o primeiro município da América Latina a implantar a ISO 18091.
Saiba como as ferrovias praticam qualidade
O setor ferroviário também se inspira na ISO 9001 para trabalhar com qualidade e eficiência. Em outubro de 2016, surgiu a ISO/ TS 22163 com padrões internacionais para a gestão da qualidade do setor ferroviário.
Entre as principais recomendações da ISO / TS 22163 estão:
- o setor ferroviário deve centrar na melhoria contínua e na prevenção de não conformidades;
- trabalhar com requisitos e métodos específicos para os clientes do setor ferroviário;
- evitar desperdícios e perdas na cadeia de fornecimento.
Veja a norma de qualidade para indústrias de petróleo
Outra área que possui diretrizes para qualidade é a das indústrias de petróleo, petroquímica e gás natural. Em 2010, a ABNT publicou a norma IS0/ TS 29001 para o setor. Os princípios foram elaborados pelo Comitê de Materiais, Equipamentos e Estruturas Offshore para a Indústria de Petróleo e Gás Natural (ABNT/CB-050).
Ao aderir a essa norma, as indústrias buscam, entre outros, os seguintes objetivos:
- aumento na integridade operacional;
- otimização de custos e recursos;
- maior eficiência.
Conheça critérios de qualidade para engenharia de softwares
No tocante ao desenvolvimento de softwares, os procedimentos para a qualidade do setor estão na ISO / IEC 90003. A norma é um guia de orientação para que a relação entre fornecedor e usuário de software prime pela transparência e a qualidade.
Entre as recomendações da ISO/IEC 90003 estão:
- entendimento dos requisitos funcionais entre contratante e contratado;
- uso de metodologias consistentes para o desenvolvimento de software
- gerenciamento de projeto desde a concepção até a manutenção
Tenha suporte e saiba como aplicar qualidade em sua área
Como se vê, as mais diferentes áreas podem trabalhar com a política de qualidade. Pode acontecer de seu negócio não possui uma certificação de sistema de gestão da qualidade por falta de orientação. O grupo Verde Ghaia possui profissionais qualificados para consultorias e obtenção desses certificados, o que trará excelente retorno para organização.
Há muito, a preocupação com a qualidade não se restringe ao setor industrial. Diferentes tipos de negócio devem investir para o aumento da excelência, levando ao mercado produtos e serviços seguros e eficazes. Em diversos setores, aplica-se uma gestão de qualidade visando a produção diferenciada.
As aplicações da IS0 9001 são abrangentes e essenciais para toda organização que quer se manter em destaque no mercado. O retorno vem em forma de lucros, produtividade e melhoria da imagem organizacional junto a seus públicos.
Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Importância de uma boa gestão de manutenção para a performance do seu produto
0 Comentários