Verde Ghaia Consultoria Online

Saiba algumas aplicações da ISO 9001 em diversos setores

Saiba algumas aplicações da ISO 9001 em diversos setores
5 (100%) 1 voto

aplicações da ISO 9001

As aplicações da ISO 9001 em diversos setores visa aplicar uma gestão de qualidade para a produção diferenciada de produtos e a satisfação dos clientes. A preocupação com a qualidade não está mais restrita ao setor industrial. Atualmente, em diversos tipos de negócio trabalha-se para o aumento da excelência, visando colocar no mercado produtos seguros e eficazes.

Baseados nas diretrizes da IS0 9001, um número crescente de empresas estão adotando sistemas de gestão da qualidade.  A certificação conforme normas aceitas internacionalmente aumentam a competitividade das organizações e garantem sua permanência no mercado altamente disputado. Os setores que buscam a excelência contínua da qualidade ganham também retorno financeiro e a melhoria da imagem junto a seus públicos.

A seguir, você verá que a política de qualidade vem sendo aplicada em diferentes setores. Buscam a excelência setores que desenvolvem produtos para saúde, empresas ferroviárias, indústrias de petróleo, organizações eleitorais, entre outras. Acompanhe!

Entenda como obter qualidade com os produtos médicos

aplicações da ISO 9001

A IS0 9001 é uma norma internacional com diretrizes para que organizações desenvolvam produtos e serviços de qualidade.  A implantação de um sistema de qualidade é de suma importância para o sucesso de um negócio.  É uma medida que padroniza os processos, fazendo que todos os setores da empresa falem a mesma língua e tenham os mesmos objetivos.

Uma organização que trabalha com foco em qualidade pode reduzir custos, melhorar a produtividade e diminuir as falhas de fabricação. O fato de a política de qualidade aumentar a eficiência dos produtos e serviços colocados no mercado chama a atenção. Percebendo que a qualidade é um diferencial, a ISO 9001 se tornou inspiração para organizações de diferentes setores.

Um exemplo vem dos dispositivos médicos, também conhecidos como produtos para a saúde (PPS), correlatos ou produtos médicos. Os dispositivos médicos referem-se a qualquer aparelho, programa de computador, material ou artigos similares que detectam, previnem ou tratam doenças.

Esse é um setor que vem seguindo padrões de qualidade, especialmente buscando a certificação ISO 13485. Essa norma foi criada em 1996 e revisada em 2004 e 2016 pela ISO – International Organization for Standardization. Seu objetivo é possibilitar às organizações a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade relacionado aos dispositivos médicos.

A Norma 13485 determina como o Sistema de Gestão de Qualidade deve ser utilizado pelo setor de saúde. A ISO 13485 aponta, por exemplo, diretrizes para a excelência dos aparelhos usados em hospitais, clínicas, laboratórios, dentre outros.

Neste estudo, foi analisado os resultados da política de qualidade em uma empresa fabricante de um aparelho de circulação extracorpórea. A pesquisa mostrou que com a a ISO 9001 e a ISO 13485 a empresa cresceu aproximadamente 533% no mercado.

Qualidade nos processos eleitorais e nos governos locais

aplicações da ISO 9001

No âmbito eleitoral, também se observa a preocupação com qualidade. Por meio da ISO 17582, órgãos eleitorais podem prestar serviços eleitorais confiáveis e transparentes. A norma contém princípios de qualidade que devem ser aplicados em contextos eleitorais, entre eles:

  • registro de eleitores;
  • registro das organizações políticas e candidatos;
  • voto de qualidade;
  • contagem dos votos;
  • supervisão de financiamento de campanha;
  • resolução de disputas eleitorais.

As prefeituras municipais também podem fazer administrações pautadas pela qualidade. A norma que determina os princípios que devem aplicados nos governos é

a ISO 18091. Por meio dela, os governos locais são instruídos como gerir de forma eficaz seus recursos, atendendo as expectativas dos cidadãos.
Há dois anos, a cidade de Pinhais, em Curitiba, foi o primeiro município da América Latina a implantar a ISO 18091.

Saiba como as ferrovias praticam qualidade

aplicações da ISO 9001

O setor ferroviário também se inspira na ISO 9001 para trabalhar com qualidade e eficiência. Em outubro de 2016, surgiu a ISO/ TS 22163 com padrões internacionais para a gestão da qualidade do setor ferroviário.

Entre as principais recomendações da ISO / TS 22163 estão:

  • o setor ferroviário deve centrar na melhoria contínua e na prevenção de não conformidades;
  • trabalhar com requisitos e métodos específicos para os clientes do setor ferroviário;
  • evitar desperdícios e perdas na cadeia de fornecimento.

Veja a norma de qualidade para indústrias de petróleo

Outra área que possui diretrizes para qualidade é a das indústrias de petróleo, petroquímica e gás natural. Em 2010, a ABNT publicou a norma IS0/ TS 29001 para o setor. Os princípios foram elaborados pelo Comitê de Materiais, Equipamentos e Estruturas Offshore  para a Indústria de Petróleo e Gás Natural (ABNT/CB-050).

Ao aderir a essa norma, as indústrias buscam, entre outros, os seguintes objetivos:

  • aumento na integridade operacional;
  • otimização de custos e recursos;
  • maior eficiência.

Conheça critérios de qualidade para engenharia de softwares

aplicações da ISO 9001

No tocante ao desenvolvimento de softwares, os procedimentos para a qualidade do setor estão na ISO / IEC 90003. A norma é um guia de orientação para que a relação entre fornecedor e usuário de software prime pela transparência e a qualidade.

Entre as recomendações da ISO/IEC 90003 estão:

  • entendimento dos requisitos funcionais entre contratante e contratado;
  • uso de metodologias consistentes para o desenvolvimento de software
  • gerenciamento de projeto desde a concepção até a manutenção

 Tenha suporte e saiba como aplicar qualidade em sua área

Como se vê, as mais diferentes áreas podem trabalhar com a política de qualidade. Pode acontecer de seu negócio não possui uma certificação de sistema de gestão da qualidade por falta de orientação. O grupo Verde Ghaia possui profissionais qualificados para consultorias e obtenção desses certificados, o que trará excelente retorno para organização.

Há muito, a preocupação com a qualidade não se restringe ao setor industrial. Diferentes tipos de negócio devem investir para o aumento da excelência, levando ao mercado produtos e serviços seguros e eficazes. Em diversos setores, aplica-se uma gestão de qualidade visando a produção diferenciada.

As aplicações da IS0 9001 são abrangentes e essenciais para toda organização que quer se manter em destaque no mercado. O retorno vem em forma de lucros, produtividade e melhoria da imagem organizacional junto a seus públicos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Importância de uma boa gestão de manutenção para a performance do seu produto

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!