Riscos e Oportunidades com abordagem dirigida ao negócio - ISO 45001
Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Gerenciamento de Riscos e oportunidades: ISO 45001

 A ISO 45001 define que toda a organização seja responsável tanto pela saúde quanto pela segurança ocupacional dos seus funcionários, além de daqueles relacionados às suas atividades, e que possam causar danos.

A ISO 45001 é uma norma internacional que orienta as organizaçãoes quanto ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança e Segurança do Ocupacional (SSO). Essa norma foi desenvolvida a partir dos dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estimou em 2,3 milhões o número de pessoas que morrem anualmente de doenças e acidentes de trabalho.

Saúde e Segurança com abordagem dirigida aos negócios

Como um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization) – que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo – é um instrumento ao alcance de toda empresa, de que porte for. Não por acaso, ela é a norma mais conhecida e adotada mundialmente pelas empresas bem-sucedidas.

Além da identificação dos riscos à saúde e à segurança, a ISO 45001 utiliza uma abordagem dirigida aos negócios que exige a identificação de riscos e oportunidades mais amplos. Esse tipo de abordagem permite que as empresas identifiquem oportunidades que contribuam para mais melhorias no desempenho em OH&S e a melhor segurança para o trabalhador.

As empresas terão mais capacidade para identificar e gerenciar riscos com mais eficiência. Assim, o gerenciamento de riscos e oportunidades é uma forma de controlar os efeitos desejáveis ou indesejáveis que possam afetar uma organização. Um dos requisitos importantes da ISO 45001 é o que trata da saúde e segurança ocupacional (SSO), quanto aos riscos e oportunidades mencionados nela.

Planejamento: Ações para enfrentar riscos e oportunidades

Para planejar o Sistema de Gestão da Qualidade, a empresa deve considerar questões internas (forças e fraquezas), externas (oportunidades e ameaças), as partes interessadas (clientes, colaboradores, etc) e, claro, os processos necessários. Cada item do planejamento exige os devidos cuidados com os riscos envolvidos, tratando-os de modo adequado.

A Norma também exige a avaliação dessas ações identificando se elas atingiram o seu objetivo principal. Os procedimentos para identificação de perigos e riscos mencionados na norma devem conter a Metodologia de Levantamento de Perigos e Riscos aplicáveis pela empresa.

Identificação de perigos e avaliação de riscos e oportunidades

Levantamento de perigos e riscos é um procedimento com o qual a empresa identifica os Perigos e Riscos associados às suas atividades e, com isso, consegue estabelecer medidas de controle que diminuam a probabilidade de ocorrências dos eventos adversos que trazem prejuízos e danos para funcionários e empresa.

  • Riscos e oportunidades foram divididos em dois princípios:
  • Avaliação dos riscos de SSO e de outros riscos para o SGSSO
  • Os riscos de SSO podem ser elencados pela já conhecida probabilidade x gravidade.
  • Os riscos para o Sistema de Gestão em SSO são associados ao efeito de incerteza para os negócios.
  • Avaliação das oportunidades de SSO e outras oportunidades para o SGSSO

As oportunidades de SSO são as possibilidades que a organização tem para aperfeiçoar o seu desempenho em SSO, que compreende a eliminação de perigos e redução de riscos, adaptação do ambiente e do trabalho aos trabalhadores e outras oportunidades para melhorar o SGSSO.

Metodologia para identificar e avaliar riscos e oportunidades

A metodologia para identificação e avaliação dos riscos e oportunidades deve ser proativa, iniciando junto com o estágio conceitual do projeto. Isso garantirá ações que visam a eliminação de perigos e redução dos riscos antes da mudança planejada e se expandam no decorrer do ciclo de vida contínuo do ambiente de trabalho.

As ações precisam ser planejadas levando em conta as melhores práticas, novos conhecimentos e informações. Essa abordagem proativa vai se sobrepor à ação preventiva e minimizar a adoção de posteriores ações corretivas.

Avaliação das oportunidades de SSO

A organização deve estabelecer, implementar e manter processo(s) para avaliação

a) de oportunidades de SSO para melhorar o desempenho de SST, levando em consideração mudanças planejadas na a organização, em suas políticas e seus processos ou em suas atividades e:

• Oportunidades para adaptar o trabalho, a organização do trabalho e o ambiente de trabalho aos trabalhadores.

• Oportunidades para eliminar perigos e reduzir riscos de SST.

b) outras oportunidades para melhoria do sistema de gestão da SST.

A organização deve estabelecer, implementar e manter processo(s) para:

a) determinar e ter acesso a informação atualizada sobre requisitos legais e outros aplicáveis aos seus perigos, riscos de SST e ao sistema de gestão de SSO

b) determinar como estes requisitos legais e outros requisitos se aplicam à organização e o que precisa ser comunicado.

Nota: Requisitos legais e outros podem resultar em riscos e oportunidades para a organização.

Planejamento de ações

 A organização deve planejar ações para abordar seus riscos e oportunidades, abordar requisitos legais e outros requisitos, preparar e responder a emergências, integrar e implementar as ações nos processos do seu sistema de gestão da SST ou em outros processos de negócio; avaliar a eficácia dessas ações.

A organização deve levar em consideração a hierarquia de controles e as saídas do sistema de gestão da SST ao planejar tomar essas ações. Ao planejar suas ações, a organização deve considerar as melhores práticas, opções tecnológicas e requisitos financeiros, operacionais e de negócios.

VG: metodologia prórpia com base nas normas ISO

A partir de metodologia própria, a Verde Ghaia assessora os clientes na gestão de riscos legais, sejam eles ambientais ou de Saúde e Segurança Ocupacional.

Auxiliamos na criação da sua matriz de risco, de acordo com as não conformidades identificadas durante a sua Auditoria de Conformidade Legal. E, a partir desses dados, o nosso cliente poderá visualizar e avaliar as sanções aos quais está exposto, principalmente àquelas mais severas. Ter todos os dados em mãos, possibilita a priorização de obrigações, mitigando os riscos da empresa.

Fale conosco. Vamos ajudá-lo a criar sua Matriz de riscos e identificar seus potenciais riscos. Aguardamos seu contato!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!