Sabemos que as atividades desenvolvidas na área de construção civil apresentam constantes alterações no layout da planta, e consequentemente, surgem também diversos riscos e perigos ocupacionais, que precisam ser tratados de diferentes formas.
Segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, uma das atividades econômicas que mais apresentam comunicação de acidentes de trabalho é a indústria da construção, ocupando o 4º lugar.
Nesse contexto, é extremamente necessário realizar um mapeamento de todos os processos e atividades da indústria da construção, identificar e analisar seus riscos e perigos.
Estabeleça métodos para analisar a gravidade dos riscos
É necessário ainda estabelecer métodos para analisar a gravidade dos riscos, e priorizar as ações mitigadoras nos canteiros de obras.
Dessa forma, favorece à organização na análise de quais instrumentos de prevenção e controle deve ser aplicado (check list’s, análise de risco, treinamentos, diálogos de segurança, entre outros), fundamentando bem seu PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, seu PPRA – Programa de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e também o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.
Caso contrário, sem um Programa de Gestão de SSO bem planejado e estruturado, fará com que a organização esteja fadada a simplesmente “abrir CAT’s” e escrever investigações de acidentes com textos repetitivos (para inglês ver), sem uma base técnica e ineficiente.
Uma organização responsável e que almeja o sucesso, coloca os temas Gestão de Riscos e de Segurança e Saúde Ocupacional em seu planejamento estratégico.
A Consultoria Online possui soluções para seu negócio e atividades na indústria da construção. Realizamos Diagnóstico Técnico – Jurídico, auditorias, consultorias, modelos de documentos, controles e sistemáticas para seus processos.
Edson Filho – Consultor Verde Ghaia
Sugestão de Leitura
É possível alcançar sustentabilidade na construção civil?
Fonte: https://smartlabbr.org/sst/localidade/0?dimensao=perfilCasosAcidentes
NR 18
0 Comentários