VG Consultoria Online

Quanto tempo é necessário para certificar na ISO 14001?

Quanto tempo é necessário para certificar na ISO 14001?
5 (100%) 3 votos

Qual o prazo estimado para uma organização certificar no Sistema de Gestão Ambiental? Esta é uma pergunta frequente feita pelos dirigentes das empresas ou pelos representantes da alta direção.

Em um mercado competitivo, onde empresas que se preocupam com a preservação do meio ambiente e a qualidade dos produtos/serviços, a implantação dos sistemas de gestão, tanto o voltado para a qualidade (ISO 9001: 2015), tanto o voltado para o meio ambiente (ISO 14001:2015) se tornaram fundamental.

A implementação da Norma ISO 14001 deve ser buscada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental, estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas.

O que vai realmente definir o tempo para esta implantação, será o comprometimento dos todos os responsáveis pelos processos, nível de envolvimento da alta direção e o cumprimento da cada etapa deste projeto.

A importância do sistema de gestão ambiental para as empresas

Como dito, o tempo para que uma empresa obtenha a certificação ISO 14001 dependem do comprometimento de todos em cada etapa do processo de implantação. Por isso é importante que os colaboradores, gerentes e ocupantes da alta direção entendam qual a importância de obter a certificação em Gestão Ambiental.

As empresas hoje sofrem pressão por parte dos governos e da sociedade para que invistam em mecanismos de produção menos impactantes ao meio ambiente. Foram criadas normas e leis que regulamentam a gestão ambiental no ambiente empresarial, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12.305/10 que determina diretrizes para o gerenciamento de resíduos.

A norma ISO 14001 orienta o processo de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Desde que sejam cumpridos os requisitos da norma, a organização pode requerer sua certificação. A implantação do sistema traz vários benefícios, entre eles: a economia resultante de uma maior eficiência nos processos produtivos; a conquista de novos mercados e os benefícios para o meio ambiente.

E o tempo necessário para alcançar a certificação ISO 14001?

A duração das atividades de auditoria e emissão de certificação é variável e difícil de quantificar. Para executar auditorias de certificação ISO 14001, o Sistema de Gestão Ambiental deve ter estado em operação na empresa por pelo menos três meses. O tempo que decorre entre envio da documentação até a emissão da certificação (se as auditorias das etapas 1 e 2 forem bem sucedidas) geralmente varia de algumas semanas a seis meses.

Então, podemos dizer que o prazo médio para a implantação de um sistema de gestão ambiental é de aproximadamente um ano, variando em função dos recursos mobilizados, da complexidade e porte da empresa.

Após a implantação, a auditoria de certificação é realizada e, se o sistema estiver funcionando de acordo com todas as exigências das normas internacionais selecionadas, a recomendação é imediata e o certificado, emitido em 30 dias.

O tempo investido nas etapas de implantação determina o tempo de conquista da certificação

O tempo médio para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental é de aproximadamente um ano. Porém, o comprometimento de todos dentro da organização é o que determina o andamento de cada etapa e o tempo que levaram. O sucesso da implantação depende:

Apoio da direção – sem o apoio da direção é quase certo que a implementação a ISO 14001 será falho.

Identificação dos requisitos legais – para o sucesso da implantação do SGA é crucial que todos os requisitos legais sejam identificados nessa etapa.

Definição do escopo do SGA – definir o escopo do sistema de gestão ambiental ajuda a prevenir a inclusão de áreas do negócio que podem não ter efeito no ambiente e assegurar os limites do que precisa ser feito.  As ferramentas chave para definir o escopo são a política ambiental e os aspectos ambientais.

Definição dos procedimentos e processos do SGA e implementação – nesta etapa serão incluídos os processos e procedimentos necessários para assegurar resultados consistentes e adequados para prevenir impactos ambientais. Por isso a importância do comprometimento de todos nessa etapa.

 Do treinamento e conscientização – importante que todos os empregados sejam treinados sobre o que é a ISO 14001 e por que a empresa está buscando a certificação.

Da escolha de um organismo de certificação – O organismo de certificação é a organização que virá para auditar os processos do SGA com relação à conformidade com os requisitos da ISO 14001, assim como se o sistema é eficaz. É importante entrevistar vários organismos de certificação para decidir qual é o adequado para a organização, uma vez que esta pode ser uma etapa muito importante em quão eficaz sua implementação será.

Medição e manutenção do SGA – através dos registros coletados é possível verificar se os processos são eficazes e que melhorias estão sendo feitas.

No post “Conheça o passo a passo da implantação ISO 14001” você apreende os sete passos para conquistar padrão internacional no sistema de gestão ambiental da sua empresa. Vale a pena ler! Este post auxiliará a sua empresa a implanta um Sistema de Gestão Ambiental.

A contratação de uma empresa especializada em consultoria online reduz o tempo de certificação ISO 14001

 A consultoria ISO 14001 é responsável por promover a implantação dos requisitos necessários da norma. A melhor consultoria é aquela que entende os seus objetivos, elabora uma estratégia de implementação e cumpre os prazos definidos.

A Verde Ghaia é referência no mercado em Consultoria em Qualidade e conta com a equipe especializada e qualificada tecnicamente para oferecer à sua empresa: diagnóstico inicial; planejamento da implantação do Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a norma ISO 14001:2015; apoio para interpretação e adequação da empresa às exigências da nova versão da norma; auditoria Interna e acompanhamento da Auditoria Externa; opção de Consultoria presencial ou online; ações corretivas para ajustes; acompanhamento até a certificação.

A Verde Ghaia também com uma consultoria em gerenciamento de resíduo, o VG Resíduos, uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!