VG Consultoria Online

Quanto custa implantar a ISO 22000?

Avalie esse post

Qual o valor uma empresa deve investir para ser certificada na ISO 22000? Antes de responder a essa pergunta, é interessante que conheçamos primeiramente os benefícios da norma focada na segurança dos alimentos.

A principal vantagem da norma é a qualidade que se aplica direta ou indiretamente em todos os processos do produto. Abaixo citaremos outros pontos positivos em ter o negócio certificado na ISO 22000:

– Maior satisfação do cliente à Demonstrando comprometimento com os padrões internacionais reconhecidos;

– Melhoria da imagem perante o mercado à alavancando a reputação da marca;

– Economia de recursos no processo à com o gerenciamento da produção, ficando mais eficaz, trazendo assim benefícios financeiros;

– Investimento no desenvolvimento do produto à com a melhoria contínua;

– Reconhecimento internacional à garante a seguridade do produto perante clientes internacionais;

– Segurança do consumidor final à importante certificação como diferencial;

– Padronização e organização da documentação e dos processos internos;

– Minimizar a probabilidade dos passivos legais;

– Minimizar os prejuízos financeiros.

Legislação alimentar internacional

Vale ressaltar que as leis que regem o setor de alimentação são umas das mais rigorosas, tanto nacionalmente (ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quanto internacionalmente. Para conhecimento, segue abaixo alguns órgãos internacionais:

  • FDA – Food and Drug Administration: Instituição responsável pela regulamentação da garantia da segurança de alimentos, dentre outros;
  • FSIS – Food Safety and Inspection Service: Responsável pela regulamentação da garantia da segurança de produtos cárneos, avícolas, ovos e seus derivados;
  • FAO – Food and Agriculture Organization;
  • IFIS – International Food Information Service;
  • USDA – United State Department of Agriculture;
  • União Européia – legislação européia sobre segurança alimentar, em toda a cadeia alimentar;
  • EFSIS – Credenciamento de empresas para exportação de carnes para a Comunidade Econômica Européia;
  • EurepGap – Global Partnershop for safe and sustainable agriculture.

E também a Normas Internacionais:

Se a empresa tiver interesse em ampliar seu mercado para fora do país, a ISO 22000 é o caminho mais rápido e gera credibilidade por parte dos órgãos e clientes internacionais.

Segurança alimentar da “colheita à mesa”

 A ISO 22000 combina elementos reconhecidos para garantir a segurança alimentar ao longo da cadeia, incluindo: comunicação interativa, gestão de sistema, controle de risco de segurança alimentar através do programa de pré-requisitos da APPCC, melhoria contínua do sistema de gestão de alimentos e bebidas.

Partes integrantes da ISO 22000 são as Boas Práticas de Fabricação (BPF), que abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias alimentícias garantindo assim a qualidade sanitária e conformidade dos produtos alimentícios com os devidos regulamentos técnicos. Integra também a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), metodologia reconhecida internacionalmente de operação estruturada auxiliando as indústrias alimentícias e de bebidas na identificação de seus riscos de segurança alimentar e o cumprimento das leis e normas.

A ISO 22000 é uma das normas da Organização Internacional de Normalização (ISO), que foi criada com o intuito de gerenciar o controle dos perigos nos alimentos e bebidas, tanto biológicos, quanto químicos ou físicos. A norma auxilia nos programas de monitoramento e melhorias na segurança dos alimentos em todo seu processo.

A ISO 22000 é aplicada na Gestão de Segurança Alimentar, auxiliando as empresas do ramo alimentício melhorando a segurança alimentar dos seus produtos e garantindo maior qualidade no resultado final que é entregue ao consumidor. A implantação pode ocorrer em qualquer empresa que esteja envolvida na cadeia do processo produtivo, podendo ser agricultores, empresas de produtos de aditivos e ingredientes alimentícios, materiais de embalagens, agentes de limpeza, equipamentos, transporte e pontos de vendas.

Uma das principais intenções da norma é evitar qualquer tipo de contaminação ou danificação do produto, garantindo assim o máximo de seguridade alimentar para o consumidor final. Com isso aumenta o padrão de qualidade de todo o processo de produção

Valor X preço da ISO 22000

Tendo em vista tanto benefícios da implantação da ISO 22000, pode-se considerar que o custo da implantação dessa norma é um investimento de alto valor aos negócios da empresa, trazendo potenciais benefícios, entregando efetivamente o produto com qualidade para o cliente. Com isso, a implantação da ISO 22000 tem muito valor para a empresa, produtos e principalmente para os clientes.

Na sociedade atual as pessoas têm valorizado muito a saúde alimentar, produtos ambientalmente corretos. A ISO 22000 garante a confiança dos consumidores, tendo em vista que a segurança alimentar é vital em toda cadeia de abastecimento, que se estende do campo à mesa. Com a certificação no gerenciamento da segurança de alimentos, a empresa terá uma marca de respeito e valor perante o mercado e o consumidor final.

Com aproximadamente 20 anos de mercado, a Verde Ghaia é uma das empresas que mais crescem no Brasil no ramo de consultoria, sendo reconhecida dentro e fora do país. A empresa mineira conta com a Consultoria Online que é uma das startups do grupo. A organização atua na implementação de todas as normas da ISO, inclusive na 22000.

De um jeito simples e muito mais econômico, com a Consultoria Online sua empresa tem a mesma qualidade do serviço tradicional, com o custo até 60% mais baixo e a flexibilidade que atende à sua realidade, sem custos de deslocamento de consultores e sem interferir nas rotinas da sua organização.

Você pode contar ainda com o benefício do diagnóstico gratuito. É uma forma de analisar como anda a gestão atual de segurança de alimentos da sua empresa. O serviço é feito sem custos extras e traz as principais adequações que serão necessárias para a certificação na ISO 22000.

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!