Verde Ghaia Consultoria Online

Qual sistema de Gestão de segurança da informação minha empresa deve usar?

Qual sistema de Gestão de segurança da informação minha empresa deve usar?
5 (100%) 1 voto

Entenda melhor a gestão de segurança da informação

Cresce cada vez mais a procura pela implementação dos sistemas de gestão de segurança da informação, devido a necessidade de proteção das informações das empresas e com o objetivo de estimular a inovação e segurança digital.

Os sistemas de gestão são ferramentas usadas pelas empresas para otimizar processos, inclusive no setor de rede e informatização da corporação. Estas ferramentas ajudam no controle geral da organização, e mantém o fluxo de informação apurado para garantir precisão das informações.

Conheça melhor o Sistema de Gestão de Segurança da Informação

Trata-se de um sistema de gestão corporativo da segurança da informação, com o objetivo de proteger a informação empresarial, incluindo os critérios de confidencialidade e integridade.

Este sistema de gestão é baseado nas normas NBR ISO/IEC 27001:2006 e NBR/IEC 27002:2006.

As ferramentas de apoio da segurança da informação vão além dos: antivírus, antispyware, antiphishing, firewall, criptografia, ferramentas de monitoramento, ambientes de desenvolvimento segregados, tolerância a falhas, salas e cofre, dentre outros.

Na verdade esses são um dos requisitos para cumprirem com procedimentos, políticas e processos, para assim compor a Gestão da Segurança da Informação.

Sendo assim, softwares e soluções informatizadas são utilizadas em conjunto para realmente ser uma gestão da segurança da informação eficiente.

Saiba o que proteger!

A Consultoria Online Verde Ghaia pode te ajudar na implementação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação baseado na ISO 27001, norma reconhecida internacionalmente pelo alto padrão de qualidade e segurança em de informações.

A ISO 27001 auxilia a empresa a adotar um sistema de gestão da segurança da Informação que permita mitigar os riscos de segurança atribuídos a seus ativos e adequar as necessidades a área de negócio.

Este serviço é oferecido para qualquer norma internacional, desde a ISO 9001 até qualquer outra norma que sua empresa precisar. Caso você precise melhorar o sistema de tecnologia de informação da sua empresa a partir da ISO 27001, entre em contato pelo (31) 2127-9137 e converse com um dos nossos consultores.

A definição do que será protegido será definido pela alta direção e departamentos estratégicos da empresa, pois assim podem definir as prioridades de importância das informações. Podendo ser: informações restritas; comerciais, financeiras, políticas ou até mesmo jurídicas.

Cada empresa possui suas peculiaridades e nada melhor do que a própria direção para definir as prioridades. A Consultoria online também pode te ajudar nestas definições.

Definido as prioridades, o Sistema de Gestão de Segurança da Informação irá aplicaras medidas necessárias para tratar e assegurar tais informações, podendo seguir os passos abaixo:

  1. Saber quais processos de negócios envolvem ou geram informações;
  2. Definir as pessoas que terão acesso;
  3. Quais os tipos de acesso existirão;
  4. Quem será o responsável por estas informações;
  5. Existir classificação da informação (Pública, Restrita ou Confidencial);
  6. Auditoria e Monitoramento periódico;
  7. Como descartar a informação;
  8. Existirem termos de Responsabilidade e Confidencialidade;
  9. Estar definida uma matriz de responsabilidades;

Contudo a ISO 27001 auxilia a empresa a adotar um sistema de gestão da segurança da Informação que permita mitigar os riscos de segurança atribuídos a seus ativos e adequar as necessidades a área de negócio empresas.

Objetivo central do Sistema de Gestão de Segurança da Informação

 

As atividades do Sistema de Gestão de Segurança da Informação devem estabelecer políticas, objetivos, processos e procedimentos para a gestão de segurança da informação. Estes são os instrumentos estratégicos fundamentais para que a organização possa integrar a segurança da informação, às políticas e objetivos globais da empresa.

A reunião das práticas necessárias para avaliar a eficácia do sistema de gestão e apresentar os resultados para a análise crítica pela direção. Deverão ter também a política de segurança que será usada para comparar o desempenho alcançado com as diretrizes definidas.

A melhoria contínua do SGSI é importante para a corporação, para isso, deve realizar as ações corretivas e preventivas, com base nos resultados da auditoria interna do Sistema de Gestão e da análise crítica pela alta direção, no sentido da melhoria contínua de todo processo.

Descomplique!

Com a Consultoria Online ISO, do grupo Verde Ghaia, serão estudadas junto com a empresa qual o melhor e mais indicado sistema para seu negócio. O intuito é que sua empresa poupe dinheiro e tenha as informações protegidas.

A ideia dos sistemas de gestão é automatizar ao máximo as diversas rotinas de um empresa, buscando mais precisão, evitando redundância de ações e reduzindo tempo gasto no gerenciamento do negócio.

O sistema de gestão, como descrito na norma internacional, assemelha-se aos definidos para a qualidade (ISO 9000) e controle ambiental (ISO 14000). Evidentemente, com um desses sistemas de gestão implementado, torna-se mais simples de implementar o próximo.

O uso desses padrões por si só já é uma conquista, pois força as organizações a implementar um sistema de gestão, que tendem a considerar a empresa como um todo.

Também, novos projetos como outsourcing ou serviços na nuvem tem profunda influência no gerenciamento da segurança da informação. Quando partes importantes do processamento da informação estão fora da organização, fica ainda mais difícil concluir o sistema de gestão.

Por isso o foco principal do gerenciamento da segurança da informação está na manutenção da proteção do processamento da informação enquanto organizações, processos, tecnologia e pessoas estão em constante mudança.

Partes importantes do SGSI

 

Um SGSI comtempla três partes fundamentais:

  • Avaliação: para determinar se a segurança da informação está atualizada;
  • Correção: melhorias em ambas as direções devem ser possíveis: fazer a solução mais robusta, quando na verdade parece que é bem leve; e fazê-la mais leve, quando a segurança limita processos;
  • Registro: aprender com o passado e praticar análises de tendência para prever o futuro. Além disto, mostra quais são os resultados da segurança da informação.

Estas três atividades compõem as mais importantes partes do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), favorecido nos sistemas de gestão ISO. Quando uma parte fica de fora do ciclo, a gestão da segurança torna-se impossível.

Ao usar processos existentes e focar nas três principais atividades, a implementação do gerenciamento de segurança da informação no padrão ISO torna-se mais fácil do que parece.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!