Verde Ghaia Consultoria Online

Qual conceito e aspectos da gestão humanizada?

Qual conceito e aspectos da gestão humanizada?
Avalie esse post

gestão humanizada

A gestão humanizada dos processos é uma tendência forte nas organizações atuais, uma vez que, cada vez mais a mão-de-obra qualificada se torna um fator escasso e a retenção de bons profissionais é um desafio cada vez maior.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a gestão humanizada, seu conceito e os principais aspectos que caracterizam esta visão gerencial.

O surgimento da humanização dos processos

Até o surgimento da era industrial, a esmagadora maioria da humanidade vivia em condições, que hoje classificaríamos como pobreza extrema, a humanização dos processos produtivos não era nem de longe uma prioridade, afinal, mais importava sobreviver do que obter satisfação no trabalho.

Com a revolução industrial, a produtividade do trabalho humano apresentou um salto histórico e em algumas décadas, a densa maioria da população dos países industrializados deixaria de se preocupar com questões alimentares e passaria a desejar bens de consumo produzidos em massa, experiências gastronômicas, viagens e outras benesses que o capitalismo industrial produziu.

No âmbito dos processos internos das organizações, as coisas também começaram a mudar. Com o enriquecimento geral da sociedade, novas configurações de trabalho passaram a ser possíveis.

As jornadas de 12, 14, 16 horas diárias puderam ser gradativamente reduzidas, bem como o trabalho infantil e pela primeira vez na história, apenas o salário do pai de família era suficiente para sustentar a todos da casa.

Todos estes avanços passaram a fomentar a necessidade de humanização do andamento produtivo, pois os empregados agora desejavam melhores condições de trabalho, bem como maior participação nos processos.

A gestão rígida e necessariamente piramidal das primeiras indústrias foi se desdobrando em configurações mais participativas e aderentes às demandas das pessoas envolvidas, torando o processo mais humano.

Nos tempos modernos, a maior parte das empresas já apresenta um processo considerado muito mais humano quando comparado com o dos primórdios da era industrial.

A humanização dos processos apenas avança, em especial nas empresas de serviços, onde há um grande grau de liberdade e a constante busca pela satisfação do funcionário na atividade executada.

O conceito de gestão humanizada

gestão humanizada

O conceito de gestão humanizada pode então ser visto como a adaptação do processo produtivo às necessidades das pessoas envolvidas, de forma que a produtividade desejada conviva harmoniosamente com o bem-estar e a satisfação dos trabalhadores.

Hoje existe uma grande preocupação das empresas com a humanização dos seus processos, pois como todos os fatores de produção, a mão-de-obra também é um recurso escasso e deve ser valorizado, uma vez que demissões e contratações custam caro à organização.

Portanto, uma empresa que possui funcionários satisfeitos, deixa de perder dinheiro com a rotatividade e se vale de uma força produtiva mais engajada e consequentemente mais lucrativa.

Os pilares da gestão humanizada

A humanização dos processos já é largamente estudada nas principais escolas de gestão do mundo e existe bastante conteúdo científico publicado ao redor do tema, além de livros e manuais consagrados.

Os pilares da gestão humanizada dos processos podem ser conhecidos como:

  • Observação das necessidades dos envolvidos no processo
  • Comunicação eficaz entre liderança e liderados
  • Criação de laços e proximidade entre os trabalhadores envolvidos
  • Adequação do processo às necessidades observadas, sempre que possível

Obviamente, existem outras ações a serem tomadas pelas organizações, mas se estas quatro citadas estiverem bem estabelecidas, as demais provavelmente serão decorrentes delas.

Benefícios da gestão humanizada de processos

gestão humanizada

Há benefícios incontáveis em se humanizar os processos e a gestão de uma empresa, mas vamos nos ater neste artigo aos dois principais:

  1. A humanização do processo aumenta o nível de satisfação do trabalhador com a atividade desenvolvida e também com a empresa. Isso faz com que o resultado do trabalho seja melhor e consequentemente mais lucrativo para a companhia. Portanto, além de ganhos para o ambiente de trabalho e para a qualidade do processo, a humanização da gestão traz ganho financeiro para a empresa de forma indireta.
  2. A humanização da gestão reduz significativamente os problemas da rotatividade e do absenteísmo, uma vez que torna o processo mais voltado para as pessoas e suas necessidades, reduzindo assim a vontade do trabalhador de procurar um novo emprego, além de reduzir as faltas e os afastamentos por acidentes. Assim, a humanização da gestão traz ganhos financeiros para a empresa de forma direta, ao reduzir seus custos de recursos humanos.

Como implementar a gestão humanizada na empresa

Grandes empresas, com gigantescos quadros de funcionários recorrem às consultorias especializadas para a implementação da gestão humanizada em suas operações, uma vez que o nível de complexidade destas organizações é altíssimo.

Contudo, empresas de pequeno e até de médio portes, podem aderir à gestão humanizada com ações simples, revisando seus processos e criando indicadores que meçam a satisfação das pessoas envolvidas, bem como os níveis de performance de cada um de seus funcionários.

As dicas que este artigo deu ao falar os pilares da gestão humanizada certamente serão úteis para a implementação desta visão gerencial.

O auxílio das normas ISO

gestão humanizada

As normas ISO, em especial as ISO 9001 e OHSAS 18001 (agora migrada para ISO 45001), estabelecem um sistema normativo que garante que as empresas executem seus processos levando em conta as questões relativas aos funcionários e terceiros envolvidos na operação.

As normas ISO ajudam a empresa a sistematizar tais funções e a criar indicadores específicos que medirão as partes mais relevantes do processo, inclusive as questões relativas à sua humanização.

Neste sentido, a certificação nas ISO 9001 e 45001 pode levar a questão da humanização da gestão a um outro patamar.

É difícil resumir um tema tão abordado e ao mesmo tempo tão atual em apenas um artigo, contudo, a humanização da gestão possui bases simples, comuns às regras do bom convívio e do respeito mútuo, sendo que a empresa se dispõe ao estabelecimento de um ambiente de trabalho agradável e em contrapartida, exige do colaborador comprometimento e produtividade.

Para receber auxílio rápido, simples e acessível em temas relativos aos sistemas de gestão, inclusive aqueles relacionados à gestão humanizada e em especial às normas ISO, conte sempre com os profissionais da Verde Ghaia Consultoria Online. Certamente sua empresa será prontamente atendida em suas demandas.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!