Verde Ghaia Consultoria Online

Qual a importância do SGA no gerenciamento dos postos de gasolina?

Qual a importância do SGA no gerenciamento dos postos de gasolina?
5 (100%) 2 votos

SGA no gerenciamento dos postos de gasolina

Já ouviu falar da implementação de SGA no gerenciamento dos postos de gasolina? Cada vez mais, empresas com operações relativamente pequenas têm implementado SGAs (sistema de gestão ambiental) em suas operações. Isto porque as demandas ambientais estão cada vez maiores e as legislações estão cada vez mais complexas, assim, fica mais fácil atender tudo implementando um SGA do que tentando atender item a item de maneira desconexa.

Com postos de gasolina não é diferente, eles são geralmente pequenas empresas, ainda que muitas vezes pertencentes a grandes redes de abastecimento. Sua gestão é focal e necessita ser precisa, pois envolvem materiais de alto risco às pessoas ao redor e ao meio ambiente. Vamos saber mais?

O que é um SGA?

SGA no gerenciamento dos postos de gasolina

A sigla SGA significa Sistema de Gestão Ambiental. Basicamente é um conjunto de diretrizes a serem seguidas para a correta aplicação de normas, leis, boas práticas e procedimentos em geral que visam atender às demandas ambientais e alinhar as operações da empresa à preservação do meio ambiente.

A maior parte dos SGAs do mundo utiliza a ISO 14001 como norma de referência, isso porque ela é elaborada em estrutura de alto nível e possui procedimentos adequáveis à qualquer tipo de organização.

No caso dos postos de gasolina, existem diversos sistemas envolvidos, como o SASSMAQ, que é um sistema para gestão de saúde e segurança, meio ambiente e qualidade em transporte de materiais perigosos. Embora o SASSMAQ não seja obrigatório, as empresas que transportam o combustível precisam obtê-lo para conseguir os contratos de movimentação da carga junto às distribuidoras e refinarias.

Já os postos, estes não precisam obter a SASSMAQ, embora estejam lidando com ela a todo tempo, por sua relação com os transportadores de combustível, uma vez que na maior parte das vezes, a própria rede dona do posto é que realiza o transporte.

Quais os riscos ao meio ambiente causados?

SGA no gerenciamento dos postos de gasolina

Postos de gasolina possuem operações extremamente arriscadas, não só à saúde e segurança humanas como também ao meio ambiente, pois os materiais manipulados nestas empresas são tóxicos e carregam em si um alto risco de explosão, caso manuseados de maneira inadequada.

Ocorre nos postos a troca de óleo dos veículos, este material não pode em hipótese alguma entrar em contato com o solo ou com a rede fluvial, caso isso ocorra, milhões de litros de água ficarão comprometidos.

Outra questão é que nos postos são descartadas embalagens de lubrificantes, panos, estopas e diversos outros resíduos que, se descartados incorretamente causarão dano ambiental expressivo.

Além de tudo, os operadores das bombas manuseiam combustíveis a todo tempo, o que requer trabalho redobrado, pois derramamentos ou vazamentos podem contaminar o solo ou o lençol freático.

Vantagens de se ter um SGA no gerenciamento dos postos de gasolina

SGA no gerenciamento dos postos de gasolina

Os postos de gasolina precisam cumprir uma série de diretrizes ambientais para que suas operações sejam consideradas adequadas, tanto pelos órgãos de regulação, quanto pelo mercado de extração, refino e distribuição de petróleo. Para que um empreendimento seja reconhecido e aceito, ele precisa atender a todos estes requisitos, o que incluir um forte aparato legal.

No caso da implantação de um sistema de gestão ambiental, este problema é resolvido pois ao submeter toda a operação aos requisitos da ISO 14001, o posto automaticamente atende à todas as exigências e até algumas a mais.

No caso legal, um dos itens da norma exige que se faça o levantamento, avaliação adequação e monitoramento de todos os requisitos legais aplicáveis ao negócio no que diz respeito à legislação ambiental, isso geralmente é feito com o auxílio de um software especializado que rastreia e mapeia as leis aplicáveis à organização.

Como implementar um SGA em um posto de gasolina?

A implementação de um SGA em um posto de gasolina segue os mesmos princípios da implementação nas demais organizações. Inicialmente é feito um diagnóstico para entender até que ponto o posto atende às exigências da norma. Posteriormente é gerado um plano de ação e em seguida é executado o plano, culminando na implementação e na auditoria externa, que validará todo o trabalho feito, concedendo o certificado ISO ao posto, ou à rede de postos.

A correta destinação dos resíduos de postos de gasolina

SGA no gerenciamento dos postos de gasolina

Os postos de gasolina não podem destinar os seus resíduos como as demais empresas que geram apenas descartes comuns. No caso deste tipo de organização, há a necessidade de se acondicionar os resíduos em locais apropriados pois eles são potencialmente contaminantes, tóxicos ou inflamáveis.

Assim, muitos postos utilizam o serviço de gerenciadoras de resíduos, as quais coletam seus materiais periodicamente e descartam da maneira adequada, entregando ao posto o comprovante de destinação, que o isenta de responsabilidade sobre o que foi descartado.

Hoje existem plataforma especializadas, como o VG Resíduos, que faz toda a gestão dos resíduos de maneira eletrônica e o Mercado de Resíduos, que permite que os postos encontrem tratadores e gerenciadores ao menor custo possível em sua região, assim eles podem agregar valor ao que for descartado e reduzir seu custo financeiro.

O custo de implementação do SGA em postos de gasolina é alto?

O custo de implementação de um SGA em postos de gasolina não é alto, uma vez que tais organizações em geral não apresentam elevada complexidade. Todo o processo pode ser conduzido de maneira contínua e responsiva em cerca de cinco ou seis meses sem que haja muita pressão.

O posto pode contratar um consultor que fique por conta da implementação, neste caso uma excelente opção seria a Verde Ghaia Consultoria Online, pois ela possui um funcionamento extremamente simples e atende de forma rápida, a um custo baixo e em tempo real, ideal para empresas de baixa complexidade, como postos de combustível.

A Implementação de um SGA é um grande passo em uma empresa do tipo posto de gasolina para o atendimento completo às legislações e exigências de mercado inerentes à atividade. Para uma implementação de sucesso, postos de gasolina, redes distribuidoras e empresas de todos os tipos podem contar com os consultores da Verde Ghaia Consultoria Online.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!