Uma das formas de empreendedores, que querem estar sempre à frente no mercado, melhorar diversas áreas da empresa é a partir da certificação nas normas da ISO. A OHSAS 18001 é um dos exemplos de normas procuradas quando o assunto é aperfeiçoar o sistema de segurança e trabalho das organizações.
A OHSAS 18001 refere-se a uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Series, que traduzido significa Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional.
Ela funciona como uma ferramenta excelente para fornecer orientações sobre as quais uma organização precisa para implantar e ser avaliada, em relação aos procedimentos de saúde e segurança do trabalho.
Essa ferramenta pode ser integrada aos outros sistemas de gerenciamento, como a gestão ambiental, gestão de qualidade, entre outros. Mas vale destacar que sua funcionalidade é independente.
Empresas de todos os tipos têm grande preocupação em apresentar ao mercado, acionistas, empregados, clientes um desempenho consistente em termos de Segurança e Saúde no Trabalho. Para tanto, precisam gerenciar riscos e expandir os efeitos benéficos de suas atividades, produtos e serviços.
Com a constante cobrança das entidades públicas, da sociedade e ainda das leis, vem se atribuindo importância crescente, apontando para a necessidade de um compromisso claro com o tema trabalhista.
Etapas para implementação da OHSAS 18001
As etapas do processo incluem, principalmente:
- O desenvolvimento
- O planejamento, com as etapas:
- identificação de perigos;
- avaliação dos riscos;
- determinação dos controles;
- apontamento dos requisitos legais;
- Implementação e operação
- definição dos recursos, atribuições das funções, responsabilidades, prestação de contas e de autoridades;
- definição do quadro de competências, treinamento e conscientização;
- comunicação (disseminação das informações), definição da participação e consulta aos empregados nas etapas;
- definição da documentação necessária para inspeções e para execução das ações de SSO;
- Preparação e resposta a emergências;
- Verificação e controle
- monitoramento e medição do desempenho;
- avaliação do atendimento a requisitos legais (e outros);
- investigação (incidentes, não-conformidades, ações preventivas e corretivas);
- controle de registros;
- auditoria interna;
- Análise crítica pela direção
Benefícios da OHSAS 18001 para a empresa e funcionários
- Redução de acidentes do trabalho, perigos e paradas de trabalho, através da sistematização das atividades da empresa;
- Queda na frequência das doenças ocupacionais;
- Evita passivos trabalhistas e ações judiciais, tendo em vista que se obterá maior conhecimento às leis trabalhistas;
- Reconhecimento da empresa perante o mercado, pois a organização estará evidenciando sua responsabilidade com a saúde e segurança dos seus trabalhadores;
- Aumento da motivação dos trabalhadores, através do envolvimento nos processos de gestão de segurança e saúde ocupacional;
- Melhoria do desempenho em geral.
Benefícios para os profissionais da área
- Melhora na organização e controle dos relatórios de análises de acidentes, planos de emergências. Conquistando desse modo melhor gerenciamento da saúde e segurança do trabalho;
- Mais segurança para os profissionais da área, pois com o controle de registros estabelecidos pelo sistema de gestão, todos estarão resguardados de processos judiciais;
- Ter apoio da alta direção através da certificação, pois se a empresa não fizer corretamente gestão de saúde e segurança, pode perder a certificação nas auditorias;
- Atualização e aperfeiçoamento constante dos profissionais de Saúde e Segurança do trabalho;
- Autoridade e reconhecimento perante o mercado de trabalho.
Como obter a certificação de Saúde e Segurança do trabalho?
Se a empresa já tem a ISO 9001 ou outro sistema de gestão da qualidade, fica ainda mais fácil implementar a OHSAS 18001.
Para aderir à norma, a empresa deverá atender alguns itens:
- Estabelecer controle de documentos e registros, métodos de controle operacional e de resposta às emergências;
- Identificar perigos, avaliar riscos e determinar medidas de controle;
- Estabelecer política de Saúde e Segurança do Trabalho;
- Atender à legislação da Saúde e Segurança do trabalho;
- Definir a competência e o treinamento necessários aos colaboradores, além de recursos, responsabilidades e autoridade para as atividades ligadas à Saúde e segurança do trabalho;
- Medir e monitorar o desempenho da Saúde e segurança do trabalho;
- Estabelecer mecanismos para comunicação, participação e consulta às partes interessadas;
- Estabelecer um processo de auditoria interna e análises feitas pela direção;
- Estabelecer métodos para avaliar incidentes, não conformidades, ações corretivas e preventivas.
E ainda, é necessário que a empresa passe pelas fases de avaliação formal do projeto, e revisão formal do projeto do sistema, auditoria de implementação e endosso do sistema, para conseguir a certificação.
Após a obtenção da certificação, deverá ser realizada a fiscalização e manutenção da certificação, com auditorias de verificação que são feitas a cada seis meses. A certificação em OHSAS 18001 é válida por três anos. Após esse tempo, é exigida uma reavaliação completa do sistema.
Novidade!
Você já sabe que a OHSAS será substituída pela ISO 45001?
Isso mesmo! A nova norma será publicada em breve. Ainda não há uma data estipuladas para a transição, mas a partir da mudança, a OHSAS será descontinuada. A ISO 45001 é uma norma internacional destinada a ajudar as organizações a melhorar o seu desempenho em segurança e saúde no trabalho.
Esclarecemos que as empresas certificadas pela OHSAS 18001 terão um período de três anos a partir da publicação da nova norma para se adequarem.
A nova norma estará alinha às novas versões da ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e da ISO 14001 (Gestão ambiental), que também estão sendo renovadas.
Saúde e Segurança Ocupacional é uma prioridade em todo o mundo, devido às consequências devastadoras que acidentes com funcionários, que infelizmente ainda acontecem.
O Comitê de Projetos ISO PC 283 está trabalhando atualmente com 50 países e organizações internacionais, incluindo a Organização Internacional do Trabalho, para desenvolver uma norma capaz de melhorar os aspectos de Saúde e Segurança Ocupacional para todos.
A Consultoria Online da Verde Ghaia oferece todo o apoio técnico para as empresas que buscam a certificação nas normas internacionais OHSAS 18001. Fale com um dos nossos consultores e veja como melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores e consequentemente investindo também na visibilidade da sua empresa.
A Verde Ghaia é também uma empresa especializada em consultoria também na área de resíduos sólidos. Através da plataforma VG Resíduos é apresentado para sua empresa uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.
Entre em contanto e veja os benéficos de uma consultoria para o gerenciamento de resíduos e também gestão da qualidade.
0 Comentários