Verde Ghaia Consultoria Online

Prós e contras de fazer consultoria online

Avalie esse post

consultoria online

O momento atual exige que as empresas se enquadrem a normas internacionais de gestão. Uma das alternativas é recorrer a uma consultoria online, que indicará que determinações devem ser seguidas e como cumpri-las. Como exemplo, podemos citar a ISO 9001, voltadas para a qualidade, ou as da ISO 14001, com foco ambiental. Mas como estar em conformidade com essas leis?

O trabalho de consultoria é importante porque o cumprimento desse conjunto de leis mostra que a organização tem uma atuação responsável. Indica que a empresa trabalha em conformidade com normas técnicas internacionais referentes à qualidade, à proteção do meio ambiente, à saúde e segurança de seus funcionários e à responsabilidade social.

A consultoria online, visando que as empresas cumpram as normas de gestão, pode ter prós e contras. A seguir, veremos quais são as vantagens e desvantagens dessa assessoria digital. Acompanhe!

Entenda a importância das certificações

consultoria online

Para ter um desempenho de destaque, as empresas precisam atender a alguns requisitos.  O desejável é que a organização siga normas internacionais como as da ISO 9001.Essa é, ao lado da ISO 14001, uma das principais normas de gestão empresarial. Seu objetivo é fazer com que a organização tenha procedimentos de trabalho de excelência.

E como se enquadrar a leis como as da ISO 9001? As empresas devem buscar as certificações internacionais e um dos caminhos para isso é a consultoria especializada. Quando obtidas, as certificações são uma credencial de que a organização é comprometida com seus públicos e a qualidade de produtos e serviços oferecidos ao mercado. Outro diferencial é que a empresa certificada sai na frente em relação à concorrência.

A série de normas ISO foi criada pela Organização Internacional de Padronização, sediada em Genebra (Suíça), e fundada em 1947. Do grego isos, igual, ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização.

As normas ISO oferecem um modelo padrão para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade empresarial. No Brasil, essas normas são criadas e gerenciadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre as normas da família ISO estão:

  • ISO 9001, voltada para a qualidade;
  • ISO 14001, foco em meio ambiente;
  • ISO 22000, relacionada à segurança de alimentos.

A ISO 9001, que está em sua quinta versão, busca a padronização dos processos internos de um empreendimento. Além disso, tem por objetivo a implantação de um sistema de gestão que gere satisfação aos diversos públicos da empresa: clientes, fornecedores, instituições públicas, colaboradores.

Destaque-se em qualidade e sustentabilidade

consultoria online

Além de buscar a certificação em qualidade, a empresa também deve estar atenta às normas relacionadas ao meio ambiente. Uma consultoria como a do Grupo Verde Ghaia ajudará a organização a conhecer e aplicar a ISO 14001, relacionada ao Sistema de Gestão Ambiental. Esse conjunto de normas visa diminuir ao máximo o impacto ambiental provocado pelas empresas, pré-requisito das organizações que querem alcançar a sustentabilidade.

São três os pilares que definem a sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social. Sendo assim, as organizações devem buscar a viabilidade financeira do seu negócio, mas trabalhando também para a conservação do planeta e o bem-estar social. Devem se preocupar com o lucro, mas também com as pessoas e o meio ambiente.

O serviço de consultoria pode colaborar para que a empresa implante um sistema ambiental responsável, conforme as determinações da ISO 14001. Entre as grandes vantagens disso é que a organização passa a gerenciar seus resíduos sólidos, evitando passivos que podem ser considerados crimes ambientais.

Consultoria para o gerenciamento de resíduos

consultoria online

Com a criação, em 2010, da Lei 12.305, foi implantada a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Desde então, tanto o setor público quanto o privado têm que se empenhar pelo tratamento ou destinação dos resíduos gerados durante suas atividades.

Por determinação da PNRS, as organizações que geram resíduos sólidos são obrigadas a elaborarem os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, demonstrando sua capacidade de dar uma destinação final ambientalmente adequada às sobras geradas.

Sendo assim, ter uma assessoria para o gerenciamento de resíduos é estratégico. A negligência com os resíduos gerados nas fábricas, nos comércios ou nas cidades pode trazer consequências para a saúde humana, o meio ambiente e a reputação de uma organização.

As punições às organizações que não destinam corretamente seus resíduos podem ser severas. Vão desde perda da licença de operação, pagamento de multas ou até a reclusão de até três anos dos responsáveis da empresa.

Por outro lado, com consultoria especializada, é possível implantar a norma 14001, administrando os resíduos gerados. Entre as soluções que podem ser adotadas, temos:

  • fim da geração: através de mudanças tecnológicas, substituição de matérias primas ambientalmente corretas, e insumos;
  • tratamento: implantação de processos físicos, químicos, térmicos;
  • reaproveitamento: reuso, recuperação como subproduto, reciclagem ou devolução do fornecedor;
  • disposição adequada em aterros sanitários e industriais;
  • redução da geração através de melhorias no processo e otimização da operação.

Consultoria online: vale a pena?

consultoria online

Como se vê, é fundamental que as organizações sigam normas para serem consideradas de excelência.

A consultoria online pode ser bastante vantajosa para que as organizações atinjam eficiência em seus procedimentos e na relação com o meio ambiente. Entre os aspectos positivos está a praticidade de uma assessoria à distância, pela internet, sem a necessidade do deslocamento dos consultores até a empresa nem interrupções na rotina de trabalho.

O serviço online é rápido, prático e consiste em orientar, solucionar dúvidas e auxiliar a empresa a obter ou manter as certificações ISO. Qualquer esclarecimento pode ser obtido via chat com consultores especializados nas normatizações.

O custo mais barato também é uma vantagem da assessoria online, assim como o treinamento dos colaboradores à distância, por meio de vídeos, ilustrações e imagens sobre as normas.

Um dos senões desse tipo de consultoria pode ser a ausência de contato pessoal, mas isso é compensado por uma assistência ininterrupta, no caso da Verde Ghaia. Os serviços são oferecidos a partir de uma plataforma 100% on-line, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!