Verde Ghaia Consultoria Online

Compliance Ambiental: O que significa compliance?

Entender o que é compliance ambiental é parte expressiva do sucesso empresarial. Isso porque, é através de um programa bem planejado e instalado na cultura organizacional que as empresas serão capazes de reconhecer suas reais necessidades e assim, abordar ações importantes como gerenciamento de risco, bem como seus aspectos e impactos ambientais.

Nos últimos anos, as leis e regulamentos sobre o desempenho ambiental das organizações, tornaram-se mais rigorosos. Além disso, leis mais fortes também estão sendo discutidas e promulgadas nas economias emergentes, como Ásia e América Latina, referenciando-se àquelas já estabelecidas por países desenvolvidos.

Em alguns casos, as leis mais recentes se baseiam nas estabelecidas, mas geralmente apresentam pequenas diferenças nos requisitos específicos. Saber o que é compliance ambiental é algo potencialmente complexo. Porém, em termos básicos, significa atender aos requisitos de leis, regulamentos e normas criadas para proteger o meio ambiente e que contribuem com o desenvolvimento da organização.

O que é compliance ambiental na prática

Em termos práticos, entender o que é compliance ambiental significa fazer a devida diligência ambiental para garantir que você não caia em conflitos com os regulamentos ambientais. Isso pode ser feito por uma empresa, estabelecendo políticas internas para toda a organização, visando gerenciar seus programa e assim, garantindo a conformidade dos processos.

Muitas organizações enxergam o compliance ambiental como um programa complexo, uma vez que ela envolve o cumprimento de uma enorme gama de requisitos em todos os níveis de governo. Portanto, é preciso entender que o compliance é muito mais que uma forma de cumprir requisitos. Entenda porque:

  • Você deve entender não apenas as regulamentações federais aplicáveis ​​a sua propriedade, sua empresa e suas atividades, mas também as regulamentações que se aplicam especificamente à sua cidade, região e estado.
  • As regulamentações também podem ser específicas de uma região, uma característica geográfica de uma propriedade específica, a proximidade de outras características geográficas e muitos outros fatores.

Compliance Ambiental

Para ajudar empresas a colocar em prática uma gestão com base em compliance ambiental, foram criadas normas específicas como a ISO 19600. Ela permite a criação eficiente de um programa de compliance eficiente, atendendo às necessidades reais da organização.

O que é ter um programa de compliance ambiental?

Um programa de compliance ambiental faz parte de um campo amplo e que deve atingir todos os setores da atividade empresarial, não podendo ficar somente em uma área específica. Afinal, a cadeia produtiva de uma empresa é composta por várias engrenagens.

Para que a organização possa desenvolver e alcançar as estratégias pré-estabelecidas, é preciso cumprir uma lista enorme de requisitos e normas. E, não é surpresa, que muitas organizações recebam multas e penalidades todos os anos pela falta de cumprimento de seus requisitos legais aplicáveis. Por isso, é importante que as organizações busquem softwares capazes de manter o banco legal de dados atualizados. E, no mercado, existem muitos!

Mas, não ter um software, não significa que você queira estar entre as empresas que sofrem com a falta de gerenciamento de seus requisitos aplicáveis. Logo, ter ciência do que a sua organização pode fazer, para garantir que ela permaneça em conformidade com as regulamentações ambientais, é essencial para o crescimento e melhoria contínua de seus processos.

Entenda suas necessidades em relação ao tema: “o que é compliance ambiental”

O primeiro passo para saber e entender o que é compliance ambiental, começa com uma avaliação em cada uma de suas unidades e áreas, buscando analisar as particularidades de cada uma que compõem a sua empresa.

Algumas indústrias, como mineração e manufatura, por exemplo, precisam atender requisitos muito rigorosos, porém em alguns estados, a legislação estadual e/ou municipal pode ser muito mais rigorosa do que em outros estados. A complexidade de uma gestão com base em Compliance, pode parecer muito difícil num primeiro momento, mas é possível ter uma rotina de gerenciamento simples e objetivo. Fale com a gente sobre gestão em compliance, apresentaremos uma proposta fácil, simples e objetiva para o seu negócio crescer!

Portanto, é uma boa ideia contratar alguém com conhecimento profundo para ajudá-lo a entender quais regulamentos se aplicam a você, como uma consultoria. Contrate um profissional para avaliar a conformidade de sua empresa com os regulamentos do local, os regulamentos do setor e as regulamentações ambientais internas para identificar quaisquer áreas problemáticas em potencial

Também é possível terceirizar a maior parte do trabalho para uma empresa experiente, através de Outsourcing, e que saiba muito bem sobre gestão com base em compliance.

Compliance como prevenção de riscos ambientais

A prevenção de riscos ambientais está diretamente ligada à criação de um bom programa de compliance, promovendo uma gestão eficiente dos riscos ambientais. Esse programa, conforme dito, deve se adequar às necessidades de cada empresa, cabendo a estas cumprirem seus requisitos em busca de melhorias em suas operações.

Quer saber mais sobre compliance ambiental, não deixe de contar com uma consultoria especializada e que auxilie você!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!