Verde Ghaia Consultoria Online

Porque a transição da ISO 9001 deve ser prioridade para sua empresa

Porque a transição da ISO 9001 deve ser prioridade para sua empresa
5 (100%) 1 voto

ISO 9001 deve ser prioridade na sua empresa

Porque a ISO 9001 deve ser prioridade na sua empresa? A nova versão da ISO trouxe mudanças estruturais na forma de encarar um sistema de gestão. O sistema não se trata mais da elaboração de documentos, mas sim de uma mudança de postura. Além disso, priorizando a transição é possível fazer uma gestão dos custos e tempo com a migração.

O prazo para transição da ISO 9001 já esta expirando. A empresa tem até setembro de 2018 para migrar o sistema para nova versão. Quanto mais cedo à organização começar a realizar as mudanças necessárias para a migração, mais tempo terá para capacitar e conscientizar seus colaboradores. Além disso, será possível corrigir os processos e realizar ações corretivas necessárias para não perder a certificação.

Vamos entender essas mudanças e os impactos significativos para o crescimento da empresa.

Leia mais: O que mudou da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015?

Principais mudanças estruturais

ISO 9001 deve ser prioridade na sua empresa

A nova versão ISO 9001 preocupa muitas empresas devido às mudanças que ocorreram e como isso irá se adaptar na realidade em que estão.

As mudanças foram mais conceituais e estão relacionadas em como devemos pensar a gestão da qualidade na empresa.

É muito importante à empresa priorizar a transição para se adaptar a essas mudanças antes que o prazo de migração expire.

Vamos conhecer essas mudanças e como elas trazem impactos significativos para o crescimento da empresa.

Estrutura da ISO 9001

Toda a estrutura da norma foi alterada, seguindo o anexo SL. Essa nova estrutura melhora o alinhamento com outras normas de sistemas de gestão, como a ISO 14001.

A nova estrutura é:

1.  Introdução

2.  Escopo

3.  Referência normativa

4.  Termos e definições

5.  Contexto da organização

6.  Liderança

7.  Planejamento

8.  Apoio

9.  Operação

10.  Avaliação de desempenho

11.  Melhoria

Com essa nova estrutura as empresas que desejam implantar um sistema de gestão integrada conseguirá associar todos os seus procedimentos com as principais normas de gestão.

A transição para ISO 9001:2015 contribui para o crescimento da organização.

Conceito de Produtos e Serviços

ISO 9001 deve ser prioridade na sua empresa

Os novos conceitos que a nova versão ISO 9001 trouxeram eliminaram algumas dúvidas recorrentes. Tais dúvidas estavam relacionadas principalmente se a norma era aplicável a um processo ou não.

Um exemplo é referente ao termo “produto” que pela ISO 9001:2008 se referia tanto a um serviço quanto ao produto. Algumas empresas que prestam serviços tinham dúvidas se a norma era aplicável ao seu tipo de negócio, justamente por não mencionar o termo serviço. Com a nova versão a norma começou a mencionar “produtos e serviços” para todos os tipos de saídas, seja um produto tangível, serviços, software e materiais processados.

A inclusão específica de “serviços” tem a intenção de enfatizar as diferenças entre produtos e serviços na aplicação de alguns requisitos e facilitar a transição da ISO 9001.

Leia também: ISO 9001: seus produtos e serviços atendem às necessidades dos clientes?

Entendendo as expectativas das partes interessadas para transição

A ISO 9001 2015 estende o foco, que antes era exclusivo do cliente, para todas as partes interessadas da organização.  As partes interessadas são aquelas que fornecem risco significativo para a sustentabilidade organizacional, principalmente se as suas necessidades e expectativas não forem atendidas.

Por isso da importância de aplicar uma gestão de fornecedores e uma gestão focada em pessoas.

Saiba também como aumentar o número de clientes segundo a ISO 9001.

Empregando o conceito mentalidade de risco

ISO 9001 deve ser prioridade na sua empresa

Na transição da ISO 9001 a organização deve entender o conceito de mentalidade de risco e determinar riscos com uma base para o planejamento. Deve-se aplicar a mentalidade de risco ao planejamento e implementação dos processos do sistema de gestão da qualidade. Esse novo conceito auxilia na determinação da extensão de informação documentada.

A ISO 9001 agora atua como uma ferramenta preventiva.

Leia mais em: Abordagem da gestão de riscos e oportunidades na ISO 9001:2015

Conhecimento Organizacional

A ISO 9001 em sua versão aborda a necessidade de determinar e gerenciar o conhecimento mantido pela organização. Desta forma assegura que ela pode alcançar conformidade de produtos e serviços.

Na transição da ISO 9001, os requisitos relativos a conhecimento organizacional devem ser introduzidos com o propósito de assegurar que a organização não perca conhecimento. Desta forma sempre encorajará a empresa a adquirir conhecimento.

Descubra alguns segredos para reduzir o tempo e custo de certificação ISO 9001:2015

Controle de Processos, produtos e serviços de terceiros

ISO 9001 deve ser prioridade na sua empresa

A nova versão da ISO 9001 aborda o controle sobre todas as formas de produtos e serviços de terceiros, como a compra de um fornecedor, um arranjo com uma companhia associada e processos de terceirização para um provedor externo.

Neste momento, a organização pode aplicar o conceito de mentalidade de risco para determinar o tipo e extensão de controles para seus terceiros, produtos e serviços.

Entenda como a ISO 9001 pode melhorar a gestão de compras na sua empresa

Percebemos que as mudanças da nova versão ISO 9001pode gerar bastantes dúvidas e dificultar a migração. Por isso é importante priorizar a transição da ISO 9001, não deixando para ultima hora para adaptar seus processos. Falta pouco tempo para as empresas migrarem seu sistema de gestão da qualidade. Conhecer a estrutura da nova versão é primordial para assertividade na auditoria.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como a ISO 9001 pode ajudar empresas em momentos de crise?

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!