Verde Ghaia Consultoria Online

Por que é importante realizar gestão de riscos na sua empresa?

Por que é importante realizar gestão de riscos na sua empresa?
5 (100%) 1 voto

gestão de riscos na empresa

Existem muitas razões para se realizar a gestão de riscos na empresa. Como o próprio nome diz, a gestão de riscos é a atividade de mensurar e tratar os riscos de ocorrências negativas que podem afetar o negócio.

A gestão de riscos ainda é muito pouco praticada no Brasil, especialmente em pequenas e médias empresas. As organizações públicas também não são bem classificadas quanto à maturidade da gestão e à prática da gestão de riscos.

O artigo de hoje vai tratar deste tema e destacar a importância de se realizar a gestão de riscos nas organizações.

O que é a gestão de riscos?

gestão de riscos na empresa

Gestão de riscos é basicamente a organização de recursos humanos, materiais e financeiros que visam mensurar as incertezas sobre os processos e minimizar seus impactos de forma racional, protegendo a operação das eventuais consequências da incidência de ocorrências indesejadas.

Para exemplificar, suponhamos que João seja dono de uma padaria. Ele sabe que o preço da farinha de trigo varia muito como consequência da flutuação do Dólar.

Então ele mede o valor máximo que sua empresa pode pegar pelo trigo e decide fazer estoques ou comprar antecipadamente, já acordando o valor a ser pago pelo insumo. Pode ser que o valor até caia nas semanas seguintes, mas pelo menos ele tem a certeza de que seu negócio não será afetado por uma possível alta repentina.

Existem os riscos controláveis, como por exemplo os acidentes de trabalho ou quebra de máquinas e existem também os riscos não controláveis, como por exemplo a ocorrência de greves em serviços de transporte ou desastres naturais.

A missão da gestão de risco é o controle das incertezas domináveis, uma vez que não há o que se fazer em relação às não controláveis, restando à empresa criar mecanismos mínimos de proteção no caso de sua ocorrência.

Quais os problemas em não se realizar a gestão de riscos?

gestão de riscos na empresa

Todas as organizações estão sujeitas a riscos das mais diferentes fontes, desde a variação repentina no preço de um insumo fundamental à ocorrência de acidentes ou greves, tudo isso pode atrapalhar muito as operações de qualquer empresa.

A grande questão é: todas as empresas serão afetadas em algum momento, por ocorrências não desejadas. Porém apenas as empresas que realizam a gestão de riscos poderão seguir suas operações sem impactos muito comprometedores, pois elas estarão preparadas para a chegada de tais ocorrências.

Digamos que há duas empresas que prestam o serviço de armazenagem de grãos em uma determinada cidade em que há sempre a incidência de fortes tempestades em determinadas épocas do ano. Uma das empresas preparou-se e fez obras de reforço em seus silos, o que garantirá a sua resistência embora tais obras tenham reduzido significativamente o lucro da companhia.

A outra empresa considerou que as reduções no lucro seriam muito grandes e decidiu não fazer obras nos silos. Os setores de gestão de risco das duas empresas mediram de maneira diferente as incertezas.

Se as tempestades nas próximas estações não forem muito fortes, a empresa que não fez as obras será beneficiada, contudo, caso tempestades fortes atinjam o município, ela poderá perder seus silos e as mercadorias neles estocadas, o que pode afetar até a própria existência da companhia.

Por isso medir riscos é algo estratégico, se não for feito, ou for realizado de forma inadequada poderá afetar seriamente o futuro da organização.

Quais os benefícios da implantação da gestão de riscos na empresa?

gestão de riscos na empresa

A gestão de riscos permite que a empresa evite tomar decisões que podem comprometer seus recursos humanos, materiais e financeiros. Ela auxilia a empresa no desvio de opções do tipo “barato que sai caro”, uma vez que pode até elevar um pouco os custos operacionais, mas evitam que problemas de ordem comprometedora atinjam a organização.

Um grande exemplo pode ser retirado das multinacionais quanto ao transporte de seus controladores. Se há um evento que exigirá a participação de vários diretores muito importantes, muitas vezes eles viajam em aviões diferentes, pois, caso ocorra algum problema, não há o risco de toda a alta direção da empresa ser comprometida.

Como sistematizar a gestão de riscos na empresa?

A gestão de riscos na empresa é sistematizada por processos de definição, mensuração, ação e controle. A melhor maneira de se implementar esta gestão é através dos sistemas de gestão, que já fornecem todo o ferramental para definição e atuação sobre as incertezas.

O sistema de gestão mais famoso do mundo é o ISO 9001, desenvolvido pela ISO internacional para a gestão da qualidade nas organizações. Contudo, a gestão de riscos completa só é feita através de um SGI que é a implementação simultânea de vários sistemas de gestão.

O que é o SGI?

gestão de riscos na empresa

SGI significa (sistema de gestão integrada), ele fornece à empresa um único sistema de gestão que abrange várias áreas da organização. Basicamente é a junção de diversos sistemas de gestão em um único.

O SGI mais usado é o ISO 9001 + ISO 14001 + ISO 45001, que sistematiza as gestões da qualidade, meio ambiente, e saúde e segurança ocupacionais respectivamente.

Para implementar o SGI ou sistemas de gestão avulsos, as empresas podem contar com o auxílio de consultorias especializadas, como a Verde Ghaia Consultoria Online, que realiza todo o processo em atendimentos online e também presenciais, de forma que a implementação saia da maneira mais rápida e barata possível para o cliente, garantindo por contrato a aprovação da certificação.

É importante que a empresa realize a gestão de riscos para que ela possa se livrar ou minimizar os efeitos de incertezas sobre suas operações e assim se manter sustentável tanto no curto quanto no longo prazos.

Os sistemas de gestão, tanto os de qualidade quanto os de meio ambiente e saúde e segurança no trabalho ajudam a organização a gerir os riscos que podem atingir cada um dos seus vitais recursos.

A Verde Ghaia Consultoria Online está disponível para atender a todos os tipos de empresa, seja para implementação de ações de gestão de risco, seja para a certificação completa em qualquer uma das normas ISO.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!