Verde Ghaia Consultoria Online

Por que é importante avaliar o seu negócio?

Você, empreendedor, sabe por que é importante avaliar o seu negócio? A avaliação é uma etapa importantíssima para ter mais conhecimento de como o seu negócio está reagindo e como ele pode melhorar. Independente dos motivos que o levarem a fazer essa avaliação, uma coisa é fato: ela deve ser feita. Foi-se o tempo em que as empresas trabalhavam seguindo os padrões dos anos 90. Em outras palavras, as empresas não mais estão produzindo por produzir, sem se atentar aos padrões de qualidade e às questões externas ao “chão da fábrica”.

Hoje − e ainda bem − esse conceito vem mudando. E cada vez mais, as empresas entendem a necessidade de avaliar o seu empreendimento. Mas, por que fazer isso e quais os benefícios que você terá após essa avaliação?

Afinal, por que é importante avaliar o seu negócio?

A avaliação de um negócio é importante. Isto porque, quando você deseja crescer no mercado e se destacar, entender o seu diferencial é fundamental nos dias atuais. Mas, nem todos sabem a real diferença que esse procedimento proporciona ao seu empreendimento. Ao avaliar o seu negócio, você passa a conhecê-lo melhor, inclusive passa a ter a noção exata de qual é a real situação econômica da sua empresa.

Dessa forma, fica mais fácil lidar com a sua gestão e pensar em estratégias para resolver problemas ou buscar o crescimento. Então, vamos falar mais sobre isso e entender como ele ajuda você a gerenciar melhor os seus negócios.

Benefícios para a sua empresa

Ao avaliar o seu negócio, automaticamente você percebe que há diversos benefícios para a sua empresa e principalmente para você. Alguns deles são:

  • Receber a atenção de investidores: Após realizar a avaliação da sua empresa e, obviamente, tendo ela resultados promissores, os investidores começaram a aparecer. Muitas pessoas ficam atentas ao mercado diariamente e farejam grandes oportunidades, seja em relação a empresas grandes ou pequenas. Então, quando aparece uma empresa que se destaca, é claro que essas pessoas vão se interessar. E receber investimento de terceiros nunca é demais, não é mesmo? Sempre se torna uma oportunidade para crescer. Portanto, a avaliação do seu negócio pode ser uma ótima propaganda para futuros investidores.
  • Entrada de Sócios: Se você está pensando em abrir a sua empresa para novos sócios, então também é importante fazer a avaliação do seu empreendimento. Somente dessa forma será possível realizar todos os trâmites desse processo. Além é claro de oferecer segurança para quem deseja fazer parte da sociedade.
  • Venda de Ações: Para vender as ações da sua empresa na bolsa de valores é necessário saber o quanto elas, de fato, valem. Só assim é possível definir o preço. Como saber disso? Claro, através da avaliação do seu negócio.
  • VendaSe um dia você pretender vender a sua empresa, ao fazer a avaliação do seu negócio, todos os estudos referentes ao seu empreendimento já estarão organizados, evitando mais uma das possíveis dores de cabeça que podem aparecer nesse momento.

Benefícios para você mesmo

Os benefícios citados até agora, referentes à avaliação do seu negócio, trata-se de questões mais externas, quando você pretende abrir o seu capital ou realizar alguma venda. Dessa forma você deve estar se perguntando: por que é importante avaliar o meu negócio, sendo que não pretendo realizar nenhuma dessas transações? A resposta é muito simples: isso possibilita avaliar a sua própria gestão.

Fazer a avaliação da sua empresa é importante porque você passa a conhecer qual é a real situação do seu empreendimento. Quais são os pontos fortes que podem ser explorados e quais os pontos fracos que devem ser corrigidos, por exemplo. Realizar avaliações periódicas lhe dará suporte para apostar em políticas de melhoria contínua na sua empresa.

Qual o resultado disso? Maior satisfação interna e externa, especialmente de todos aqueles que podem estar envolvidos diretamente e indiretamente com a sua empresa e com seus produtos e/ou serviços. Vamos a um exemplo prático:

você é responsável por uma mineração que não possui destino apropriado para os efluentes líquidos gerados. Isso é algo que desvaloriza o seu empreendimento e ainda vai contra questões legais. Quando você realizar a avaliação irá se atentar a esse ponto. Corrigindo-o, você irá economizar dinheiro ao evitar possíveis penalidades e sanções por não estar cumprindo os requisitos aplicáveis à sua atividade. Consequentemente, vai melhorar a sua imagem e reputação da marca perante a sociedade. E o seu negócio ficará muito mais atrativo para investidores.

Métodos de Avaliação de Empresas

Existem diversas maneiras para avaliar seu negócio. Algumas delas são:

  • Fluxo de Caixa Descontado: Essa é uma das formas mais simples e comuns de avaliar o seu empreendimento. Normalmente é realizado para um período de 5 anos, contabilizando as entradas e saídas de capital, além de considerar possíveis riscos no decorrer desses anos. Normalmente se leva em consideração:
  1. Faturamento anual projetado
  2. Taxa de desconto definida com base em análise dos possíveis riscos envolvidos
  3. Valor presente do negócio
  • Balanço Patrimonial: Balanço Patrimonial é considerado uma forma de avaliar a empresa, e sua obrigatoriedade é prevista por lei. No entanto, só são exigidos os bem tangíveis, limitando um pouco a sua eficiência. Se você deseja uma avaliação mais real do seu empreendimento, considere os bens intangíveis também.
  • Goodwill: O método Goodwill é exatamente o que supomos anteriormente: considerar os bens tangíveis e intangíveis. Dessa forma é possível avaliar a sua empresa de forma mais detalhada e eficaz.

Vamos avaliar o seu negócio?

Se você preza pelo crescimento do seu empreendimento é fundamental que você realize avaliações periódicas dos seus negócios. Não se limite às questões de capital e aos valores financeiros, apenas. Faça uma avaliação da sua empresa como um todo. Leve em consideração os processos produtivos, quais setores estão funcionando bem e aquelas que ainda têm muito a melhorar, por exemplo. Essa é uma forma de manter a evolução da gestão do seu negócio, possibilitando seu crescimento e claro, muito mais lucro.

Agora você sabe responder por que é importante avaliar o seu negócio, não é mesmo? Não postergue a avaliação, faça dela parâmetros internos e externos de evolução do negócio!

Lembre-se: a avaliação proporciona conhecimento, autoridade e confiabilidade, além de oferecer diversos benefícios.

E então? O que está esperando para conhecer melhor o seu negócio?

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!