Subir

Verde Ghaia Consultoria Online

Por que é importante ter uma empresa com práticas sustentáveis?

Você já parou para pensar no sentido da palavra “sustentabilidade” no meio corporativo, bem como o peso que ela representa? Então, chegou a hora d refletir sobre a importância e relevância desse tema para os seus negócios.

Práticas Sustentáveis nas organizações

No aspecto ambiental, adotar práticas de compliance sustentáveis significa garantir a reposição ou conservação dos recursos naturais, de forma que a empresa não prejudique os ecossistemas ao fazer a exploração do que a natureza oferece. Assim, a sustentabilidade está relacionada à qualidade de vida de seus funcionários e suas respectivas famílias, de modo que estes sejam valorizados e que tais ações reflitam na sociedade como um todo, de forma positiva.

No aspecto das práticas de negócios, a sustentabilidade demonstra o compromisso da empresa para com a sociedade, de forma que suas políticas corporativas jamais permitam que o lucro sobrepuje o bem-estar geral das pessoas.

Empresas que buscam pelas Boas práticas Sustentáveis no Brasil

O Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade, criado pelo Grupo Verde Ghaia, tem o objetivo de estimular as empresas a se relacionarem da melhor forma possível com a sociedade e com o meio-ambiente. Esse relacionamento com vistas sustentáveis, visa buscar o progresso, o desenvolvimento e a expansão das organizações sem desrespeitar nenhuma forma de vida.

Por esse motivo, foram definidas 09 categorias para participação da premiação. Dentre os nove itens, que a Verde Ghaia considera muitíssimo importante, dentro da cadeia de sustentabilidade, destaca-se o Sistema de Gestão Integrada. 

1. Gestão Integrada: a empresa vencedora será aquela capaz de realizar uma gestão que combine com mais eficiência os seus processos, procedimentos e práticas de compliance em sustentabilidade que abrangem as áreas de qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde ocupacional, dentre outros.

2. Meio Ambiente: a boa gestão ambiental envolve principalmente o cumprimento de todas as leis e condicionantes ambientais, enfatizando a sustentabilidade para reduzir ao máximo o impacto das atividades econômicas sobre os recursos naturais. O Sistema de Licenças e Condicionantes do SOGI é essencial, neste caso, para se manter o compliance ambiental, uma vez que ele segue todos os requisitos da ISO 14001.

3. Saúde e Segurança: zelar pela saúde e segurança dos funcionários também faz parte da sustentabilidade. O Módulo PRSSO (Perigos e Riscos da Saúde e Segurança Ocupacional) do SOGI é a melhor solução para implementar controles eficazes e evitar a ocorrência de riscos para todos os seus colaboradores. Ele segue todas as diretrizes da ISO 45001, a norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSSO)

4. Segurança de Alimentos: pode ser gerida principalmente pelo Módulo GRC (Governança, Risco e Compliance). É regida pela A ISO 22000, a norma internacional que tem como objeto garantir a segurança na produção de alimentos. Este setor tem crescido muito no Brasil nos últimos anos.

5. Qualidade: regida por aquela que talvez seja uma das normas mais conhecidas por todos, a ISO 9001. Através do SOGI – TNC (tratamento de não conformidades), a organização consegue identificar e tratar seus mais desvios, visando atender melhor seus quesitos em qualidade, seja de seus produtos ou serviços. 

6. Responsabilidade Social: sim, existe uma norma com diretrizes para cumprimento de responsabilidade social. É a ISO 26000. Embora quesitos de responsabilidade social sejam não auditáveis, eles são extremamente importantes, pois demonstram o compromisso da empresa para com a sociedade. E a Verde Ghaia valoriza isso!

7. Personalidade do ano: é uma novidade nesta quinta edição do Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade. Esta categoria representa o reconhecimento às pessoas que colaboram para um mundo melhor e mais sustentável, revelando projetos e personalidades que interferem diretamente na qualidade de vida da população brasileira. A avaliação é feita através do mesmo conselho que avalia as outras categorias, porém com um olhar voltado para a responsabilidade social.

8. Resíduos: esta categoria se baseia em pesquisas com amostras de aproximadamente 1,2 mil geradores de resíduos que utilizam o software VG Resíduos e que realizaram um mínimo de 50 destinações durante o período de avaliação presente no regulamento do Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade.

9. PICS: A Categoria PICS homenageia projetos de sucessos de empresas que não utilizam o SOGI como ferramenta de sua gestão legal, mas que são signatárias do Pacto de Integridade e Compliance em Sustentabilidade. Além de ser signatário, para participar é necessário o envio de Relatório de Auditoria de Conformidade Legal até 17 de abril de 2020, relativo ao ano base de 2019 – jan a dez, no sistema de gestão em que pretende concorrer (Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Qualidade, Responsabilidade Social, Segurança de Alimentos). 

A metodologia do Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade

A metodologia do Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade foi desenvolvida pela Verde Ghaia e é baseada em um sistema de pontuação, que a partir da análise quantitativa e qualitativa do nível de atendimento da empresa quanto aos requisitos legais aplicáveis ao seu negócio é possível avaliar seus aspectos de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social e segurança de alimentos.

Para conhecer mais detalhes, leia o Regulamento.

Lembrando que todas as organizações que realizam o monitoramento de seu Desempenho Legal através do SOGI – Software de Gestão Integrada da Verde Ghaia, estão automaticamente inscritas no Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade.

Os clientes que gerenciam seu Sistema de Gestão através do SOGI conseguem realizar o cumprimento de todos os requisitos legais relacionados ao seu ramo de atividade, como também é utiliza a metodologia de avaliação da Verde Ghaia. A metodologia desenvolvida pelo Grupo VG, é capaz de fornecer dados muito precisos sobre a gestão de cada empresa, uma vez que se tem como base as normas internacionais ISO e outras mais. 

Em 2020, o Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade celebrará sua quinta edição com uma grande festa em São Paulo (SP) no dia 18 de junho, e contará com um apoio valioso, do Grupo Voto.

Acompanhe as redes sociais da Verde Ghaia e fique por dentro! Confira as notícias sobre o último Prêmio Compliance das empresas SPDM e CCPR|Itambé.

 

Confira os depoimentos dos participantes do Prêmio Compliance Brasil 2019

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!