Verde Ghaia Consultoria Online

Passo a passo para prevenir riscos ambientais

Atualmente, com a temática da sustentabilidade tão em alta, é importante que as empresas tenham consciência ambiental. E foi pensando nisso que a ISO 14001 foi implementada. A ideia é incorporar questões estratégicas, preocupações com a cadeia de valor, ciclo de vida e outras mudanças.

Todas as melhorias nos processos e oportunidades também precisam ser buscadas por meio do SGA. Mas, o que é SGA? Ao pé da letra, SGA é um Sistema de Gestão Ambiental. Esse sistema vem para balizar as ações corporativas buscando o equilíbrio entre o homem, a indústria e o meio ambiente.

O Sistema de Gestão Ambiental é um conjunto de políticas, procedimentos técnicos e administrativos, além de práticas de uma empresa. O intuito é que a empresa trabalhe para obter um desempenho ambiental de qualidade e adequado ao ambiente ao seu redor. Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você possa entender mais detalhes sobre o Sistema de Gestão Ambiental.

Além disso, também vamos explicar o passo a passo para que você possa prevenir riscos ambientais na sua empresa.

Boa leitura!

 ISO 14001 e SGA: qual a relevância da implementação desses elementos para os empreendimentos de uma organização?

Na versão atual da ISO 14001, é perceptível que ela oferece ganhos econômicos. Isso acontece porque quando acontece a redução do consumo de recursos, consequentemente, os custos também são reduzidos.

Sendo assim, a ISO 14001 adota uma abordagem sistêmica, possibilitando que a empresa atinja o sucesso sustentável a longo prazo. Assim, a ISO 14001 determina melhores práticas para:

  • Proteção ao meio ambiente pela mitigação dos impactos ambientais ou pela prevenção;
  • Mitigação de potenciais efeitos adversos das condições ambientais da organização;
  • Aumento do desempenho ambiental;
  • Utilização de perspectiva de ciclo de vida que pode evitar o deslocamento involuntário dos impactos ambientais que ocorrem dentro do ciclo de vida.

E o Sistema de Gestão Ambiental? Por que ele é importante para uma empresa? A implantação de um SGA em uma empresa, pode trazer vários benefícios para uma organização. Abaixo você confere alguns desses benefícios:

  • Redução de riscos de acidentes ecológicos;
  • Melhoria significativa na administração dos recursos energéticos, humanos e materiais. Isso traz impactos positivos nas contas de luz e água;
  • A imagem da empresa é fortalecida junto com a sociedade, fornecedores, clientes e autoridades;

Essas são algumas das vantagens em seguir um modelo verde de gerenciamento de empresas. Mas, como fazer esse gerenciamento para prevenir riscos ambientais? É isso que você vai conferir a partir de agora.

Faça um planejamento para analisar os riscos

Primeiramente, você vai analisar todos os riscos que a empresa pode estar colocando no meio ambiente. Depois, é preciso determinar pontos que precisam ser controlados. Feito isso, é necessário realizar uma estimativa com frequência, consequência e riscos.

Porém, é importante ressaltar que cada setor de uma indústria tem especificações diferentes. Afinal, uma empresa não é igual a outra. Cada uma atua de uma forma diferente, com problemas diferentes e ações diferentes. Por isso, é preciso pensar em estratégias para que os problemas sejam resolvidos com excelência. Afinal, é fundamental respeitar a legislação e investir em procedimentos que tenham como intuito prevenir o meio ambiente. Se a empresa não faz isso, o meio ambiente e a própria empresa será impactada.

Prefira ações preventivas do que ações tratativas

Explicando rapidamente para você relembrar. Ações tratativas são aquelas ações de correção, quando o problema já ocorreu. As ações preventivas são realizadas antes do problema ocorrer, como o próprio nome diz, são ações de prevenção. Para evitar que o problema aconteça.

Fica claro entender porque as ações preventivas são melhores que as ações tratativas, não é mesmo? É muito melhor prevenir que uma ação aconteça, do que esperar que ela ocorra para resolver depois. É justamente sobre isso que se trata esse artigo. Prevenir para que os riscos ambientais não ocorram.

A prevenção precisa focar em eliminar o máximo possível das causas que estão provocando os riscos ambientais. Além disso, elas também devem estabelecer ações que devem ser tomadas para reduzir o impacto do problema. Para isso, é necessário que seja realizado um plano de risco.

Abaixo você confere os principais pontos que um plano de prevenção deve ter:

  • Coleta;
  • Tratamento do esgoto doméstico e industrial, usando pesticidas e produtos químicos;

A destinação do lixo também deve ser realizada de forma correta. Não adianta apenas coletar o lixo e deixar ele a céu aberto, impactando o meio ambiente e causando problemas. É importante que a destinação seja feita de acordo com a legislação vigente. O mapeamento do uso do solo e de outros recursos naturais também deve ser realizado.

Lembre-se: é sempre importe fazer o monitoramento para prevenir os problemas. Assim, não será necessário pensar em ações para remediar o problema, como veremos mais à frente nesse artigo.

Faça mitigação

Depois que você conhecer alguns dos impactos ambientais que a sua organização pode causar, você pode adotar a estratégia de mitigação. De forma simples, mitigação significa atenuar e suavizar. A empresa deve fazer ajustes e se adequar para que os impactos não fiquem ainda maiores.

Um dos projetos mais comuns é o sequestro de carbono. Esse, por sua vez, significa que a empresa vai trabalhar para diminuir a nocividade do carbono no meio ambiente. Mas, como fazer isso? Há uma forma simples de fazer o sequestro de carbono, que é plantando árvores.

Quando a empresa planta uma árvore, parte dos gases que foram lançados na atmosfera, são absorvidos. Porém, essa não é a única ação que deve ser adotada pela empresa, é apenas uma delas. Cabe a sua empresa verificar como está impactando o meio ambiente e procurar soluções viáveis para que o problema seja resolvido e os riscos diminuídos.

Tenha um plano de remediação

Nesse caso, danos foram causados ao ambiente e precisam ser resolvidos, para serem reparados. Isso pode acontecer quando as ações de mitigação não dão resultados suficientes para atenuar a poluição que a sua empresa causou. Assim, é preciso que um plano seja realizado para reverter os danos.

Normalmente, existem empresas especializadas que trabalham para ajudar outras organizações a reverter e prevenir os riscos ambientais. A Verde Ghaia conta com dois produtos que podem ser citados como soluções importantes para esses problemas. Eles são a “Gestão de Risco do Negócio” e “Seguro Ambiental”. Os dois são oferecidos com o intuito de auxiliar as empresas e prevenir os riscos ambientais.

É necessário contar com o apoio dessas empresas, uma vez que uma organização não conseguirá realizar todo o plano de remediação sozinha. Isso acontece, principalmente, se o impacto causado já estiver em níveis extremos. Por isso, não excite em pedir ajuda e contratar empresas especializadas para cuidar dessa parte.

Conclusão

Nesse artigo, percebemos a importância da ISO 14001 e do SGA, Sistema de Gestão Ambiental. Entendemos que eles são fundamentais para controlar os impactos ambientais causados por empresas de diversos setores. Também ficou claro como funciona o passo a passo para prevenir os riscos ambientais. Entendemos que a prevenção é mais importante que as ações tratativas. Por isso, sempre coloque em primeiro lugar as ações preventivas. Caso não funcione, passe para os passos seguintes explicados nesse artigo.

Espero que você tenha entendido a importância da ISO 14001 e como as ações preventivas são essenciais para impedir que ocorra riscos ambientais.

Até mais!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!