Verde Ghaia Consultoria Online

Passo a Passo para implementar um SGA eficiente

Passo a Passo para implementar um SGA eficiente
5 (100%) 1 voto

Compreender os conceitos de política ambiental e saber como implementar um SGA eficiente em uma empresa não é mais opcional para a organização. Digo isso, porque há legislações mais rigorosas, pressão internacional para redução da pegada ambiental humana e a crescente demanda de clientes exigem aos seus fornecedores a redução de impacto sobre os recursos naturais, bem como a implementação de uma Política Interna baseada na ISO 14001.

A ISO 14001 é o padrão internacionalmente aceito, é ela que fornece uma estrutura para a implementação efetiva de um sistema de gestão ambiental (SGA).

Importância de saber como implementar um SGA?

A Norma ISO 14001 atua sobre o conceito de compliance sustentável, que engloba os princípios abaixo e que deve ser criado seguindo esse passo a passo:

  • Definição da Política Ambiental.
  • Revisão e aperfeiçoamento de um SGA, propondo alterações na política ambiental, se necessário.
  • Realizar avaliações de conformidade ambiental e do sistema de gestão.
  • Cumprimento dos objetivos e metas ambientais.
  • Plano de ação voltados ao atendimento dos requisitos da política ambiental.

É muito importante que as empresas tomem as medidas apropriadas para reduzir os efeitos de suas atividades no meio ambiente. Por isso, faz-se necessário implementar um SGA. E ao implementar as organizações devem ter em mente que a relevância de uma análise de suas ações ambientais, visando a minimização dos riscos ambientais. Por isso, deve-se ter um foco maior na políticas ambientais internas e nos procedimentos em vigor, para o gerenciamento dos riscos encontrados e ações corretivas para se evitar a recorrência de acidentes.

Saiba mais sobre a Norma ISO 14001

As empresas que implementam um sistema de gestão ambiental em conformidade com a ISO 14001 são beneficiadas pela redução de resíduos, causando o menor impacto ambiental possível e diminuindo risco de danos graves ao meio ambiente. A implementação de um sistema de gestão ambiental, em conformidade com a norma ISO 14001, confere à organização uma vantagem competitiva sobre empresas semelhantes, que ainda precisam implementar e começar a cumpri-la.

Afinal, ao implementar um SGA, a organização mostra governança corporativa responsável, e isso pode ajudar a melhorar a imagem do negócio tanto para o mercado quanto para a sociedade.

Lucratividade em empresas através da implantação da norma ISO 14001

O SGA ainda é implementado pelas organizações que desejam evitar o uso desnecessário dos recursos naturais, através de um plano de ação eficiente e executável. Consequentemente, desperdícios poderão ser reduzidos, significativamente. Com o uso otimizado de recursos e mais controle sobre o gerenciamento de custos relacionados aos resíduos, as empresas podem economizar, além de gerar melhorias em seus processos.

  • Há, portanto, várias razões pelas quais sua empresa deve considerar o desenvolvimento e a implementação de um sistema de gerenciamento ambiental em conformidade com a ISO 14001.
  • Considere que um sistema de gerenciamento fornece uma estrutura na qual sua organização pode otimizar o gerenciamento de pessoas e recursos.
  • Adicione a isso o fato de que apostar em processos para reduzir seu impacto ambiental permitem a sua empresa ter uma estrutura de acordo com a qual você possa gerenciar, ajudando a garantir sua eficácia.

Isso também ajuda sua organização a operar dentro dos limites da lei e, assim, garantir uma imagem pública positiva.

Mais benefícios de se saber como implementar um SGA

Organizações que apostam em uma boa política ambiental relataram benefícios como:

  • Aumento no desempenho financeiro.
  • Melhor desempenho ambiental do produto.
  • Aumento na rentabilidade média.
  • Redução de custos
  • Mais oportunidades de crescimento no setor público.
  • Risco reduzido de licenças e violações ambientais.

A norma é aplicável a empresas de qualquer porte, independentemente do setor ou ambiente em que opera. Até mesmo empresas menores podem implementar e se beneficiar de um Sistema de Gerenciamento Ambiental ISO 14001. Seguindo uma abordagem sistemática para garantir a melhoria contínua do desempenho ambiental da organização, a empresa demostra capacidade de mostrar que os processos necessários estão em vigor.

Eles são bons para a medição eficaz, documentação, relatórios e ações corretivas em relação ao gerenciamento ambiental. A fase de planejamento ao saber como implementar um SGA implica a criação de uma política ambiental para garantir que a alta direção também esteja comprometida e envolvida. Também é imperativo identificar e cumprir as diversas leis ambientais do país. Isso implica acompanhar as mudanças na legislação.

Conclusão – como implementar um SGA

Ao buscar saber como implementar um SGA, é essencial atribuir responsabilidade pelo cumprimento dos objetivos. Quando a fase de planejamento estiver concluída, é hora de implementar o sistema de gestão ambiental em si. Isso significa que você precisa garantir que a alta administração esteja envolvida e que um representante da gerência seja designado para assumir a responsabilidade de relatar o desempenho de gerenciamento ambiental da organização, conforme relacionado aos requisitos da ISO 14001.

Todos os funcionários devem estar cientes dos requisitos e devem entender seus papéis na minimização do impacto ambiental da organização. Afinal, todos estarem em conformidade com os requisitos padrão de gerenciamento e relatórios definidos na diretriz ambiental ISO 14001 permite que as empresas gerenciem proativamente os impactos ambientais de materiais com base no risco.

As empresas que integram a sustentabilidade em nível de estratégia e política permitem que sua liderança tome decisões informadas para minimizar o risco ambiental e melhorar o desempenho ambiental, levando a operações de negócios mais eficientes e clientes mais satisfeitos. Uma estrutura de conformidade e dinâmica que mede e relata as áreas de sustentabilidade e impacto nos negócios – energia, água, emissões – fornece às organizações uma saída para o desempenho.

Isso se dá especialmente em relação à legislação ambiental, regulamentação e condições de conformidade, bem como os objetivos e metas de melhoria da organização.

Como podemos ajudar você a implementar um SGA?

Fornecemos assistência à sua organização no planejamento, implementação e manutenção de um SGA ISO 14001 de forma online, mas contando com a mesma qualidade de uma consultoria presencial. Além disso, ajudamos a identificar as necessidades de treinamento de sua empresa e oferecemos várias soluções direcionadas especificamente para atender aos requisitos de treinamento.

A Consultoria Online em 14001 é uma forma de auxiliar uma empresa na implementação de normas no seu negócio. Sem dúvida, incorporar a sustentabilidade ao saber como implementar um SGA e como um valor comercial central pode ter um impacto positivo no seu resultado final.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!