Verde Ghaia Consultoria Online

Passo a passo da implementação ISO 22000

Passo a passo da implementação ISO 22000
5 (100%) 3 votos

Aprenda alguns passos para conquistar o certificado internacional do seu negócio em segurança de alimentos

A norma da ABNT ISO 22000 diz respeito a Gestão de Segurança de Alimentos. É uma norma internacional que define os requisitos do sistema de gestão de segurança de alimentos abrangendo todas os tipos de organizações dos setores alimentícios.

A ISO 22000 inclui uma série de empresas relacionadas a produção de alimentos como: produtores de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes.

A norma combina elementos essenciais e geralmente reconhecidos para garantir a segurança de alimentos ao longo da cadeia, onde inclui:

– comunicação;

– gestão do sistema;

– controle de riscos de segurança de alimentos;

– melhoria e atualização contínua do sistema de gestão de segurança de alimentos.

Como a ISO 22000 surgiu?

A norma em segurança de alimentos da ISO foi publicada no dia 1° de setembro de 2005. Desde então vários países têm adotado a ISO 22000 como norma técnica padrão no setor alimentício.

A norma foi desenvolvida com a participação de representantes de 14 países que reuniram vários requisitos para torna-la universal.

O grupo de trabalho também contou com a participação de organizações como o Codex Alimentarius, o Global Food Safety Initiative (GFSI) e a Confederação Europeia da Indústria do Alimento e da bebida (CIAA).

A certificação ISO 22000 é uma forma de garantir que a empresa certificada atue com determinado padrão de exigência, cumprindo os requisitos exigidos por leis proporcionando seguridade a clientes e consumidores.

Essa é uma oportunidade para atingir harmonização internacional referente aos padrões de segurança de alimentos. Uma ferramenta utilizada durante a implementação é o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Por que a ISO 22000 é tão importante?

No mundo inteiro a segurança na produção de alimentos é considerado um assunto de muita relevância pelas implicações negativas que podem ser geradas devido à falta de padrões de qualidade dos alimentos.

A certificação da norma ISO 22000 envolve basicamente três pontos:

– requisitos para as boas práticas de manufatura ou programas de pré-requisitos;

– requisitos para o APPCC de acordo com os princípios do Codex Alimentarius;

– requisitos para o sistema de gestão;

– os requisitos para as boas práticas de manufatura estão listados na norma em forma de exemplos de práticas existentes.

O formato da norma é o mesmo da ISO 9001 e da ISO 14001, tornando possível o desenvolvimento de sistema integrado de gestão baseado no risco.

A equipe da Verde Ghaia poderá ajudar a sua empresa na implementação dessa norma. A Verde Ghaia também oferece:

– auditorias e certificações sob a norma ISO 22000;

– Auditorias Preliminares sob a norma ISO 22000;

– treinamentos sobre os requisitos da ISO 22000;

– consultorias virtuais.

Benefícios da certificação ISO 22000

Veja os principais benefícios da certificação da Sistema de Gestão de Segurança de alimentos:

  • Introduz processos reconhecidos internacionalmente em seus negócios;
  • Proporciona a fornecedores e envolvidos mais confiança em relação aos seus controles de risco;
  • Implementa controles de risco em toda a sua cadeia de suprimentos;
  • Introduz transparência na prestação de contas e responsabilidades;
  • Melhora e atualiza continuamente seus sistemas para que eles se mantenham eficazes;
  • Proporciona mais confiabilidade da sua empresa no mercado;
  • Aumenta oportunidades de negócios;
  • Traz padrão internacional de qualidade;

A ISO 22000 ajuda a empresa a adotar um sistema de gestão da segurança de alimentos que permita mitigar os riscos de segurança atribuídos aos seus sistemas e adequar as necessidades a área de negócio.

Passo a passo para a implementação da ISO 22000

 

O setor de alimentos exige uma altíssimo padrão de qualidade desde a chegada, passando pela produção até alcançar o consumidor final.

Em cada etapa e nos mínimos detalhes, deve-se estar sempre atento aos riscos de contaminação, como pestes, doenças de animais e plantas, adotando práticas e medidas para avalizar que a produção esteja em condições apropriadas, garantindo assim a segurança e confiabilidade do produtos.

Abaixo seguem os passos para facilitar a realização da obtenção da certificação ISO 22000:

  • Planejamento

A implementação de ISO 22000 é complexa, pois envolve muitas atividades e pessoas, e pode durar muitos meses ou até mesmo mais de um ano. Portanto, deve-se ter bem definido o planejamento para implementação.

  • Armazenamento dos alimentos

O produto deve estar separado de qualquer ingrediente que possa prejudicar sua higiene ou qualidade.

As instalações destinadas ao armazenamento dos alimentos, devem proporcionar organização e separação dos produtos evitando o contato com substancias que possam inviabilizar o material para o consumo humano;

Também devem ser construídas com layout apropriado para a realização de manutenção, limpeza e desinfecção, além de minimizar a contaminação pelo ar.

  • Instalações

A estrutura deve estar adaptada para o manejo alimentício, tendo fornecimento de água, ventilação e iluminação.

  • Higiene pessoal

Colaboradores que tenham contato direto com o alimento devem manter o mínimo de higiene, a fim de evitar contaminação nos alimentos e proliferação de doenças.

  • Realizar auditoria interna

O objetivo das auditorias é tomar ações corretivas e/ou preventivas, para eliminar problemas existentes ou possíveis que possam prejudicar sua empresa.

Para obter a certificação a empresa deverá seguir esse processo de certificação:

– Instruções do processo para implementação;

– visita prévia da empresa auditora e certificadores;

– ensaios e auditorias;

– avaliações dos resultados;

– Decisões da certificação;

– manutenção da certificação.

A certificação está associada à ideia de melhoria contínua, pois, anualmente, o órgão certificador realiza uma nova auditoria de manutenção, podendo cancelar o credenciamento caso os requisitos não estejam sendo seguidos, e também pelo fato de que a periodicidade do certificado é de três anos, e após esse período a organização deve submeter-se a uma nova auditoria de recertificação caso queira manter o selo.

Com mais de vinte anos de atuação no mercado, a Consultoria Online Verde Ghaia é especialista em consultoria nas normas ISO, inclusive na ISO 22000.

Ela auxilia as empresas desde o processo inicial de implementação e garante 100% de seguridade da conquista do certificado.

Com um processo realizado parcialmente ou integralmente online, caso a empresa opte por esse método, a Consultoria Online VG reduz em até 60% dos gastos da certificação, comparado a consultoria tradicional do mercado.

Caso precise entender melhor a ISO 22000 entre em contato pelo (31) 2127-9137 ou clique AQUI.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!