VG Consultoria Online

Para que serve a ISO 50001?

Para que serve a ISO 50001?
5 (100%) 3 votos

Conheça a norma reconhecida internacionalmente no sistema de gestão de energia

Devido aos altos preços com gastos em energia e diante de um mercado instável, contar com uma gestão voltada para eficiência energética tem se apresentado uma ótima solução para os negócios.  Para estabelecer um sistema com esse objetivo, a melhor maneira é a partir da implementação da ISO 50001.

A ISO 50001 foi criada para auxiliar as empresas a usar a energia de maneira mais eficiente, através da implementação de um Sistema de Gestão de Energia. Entretanto a adoção desse sistema exige mudanças nas práticas institucionais existentes. Atualmente, a gestão sistemática e a abordagem de comportamento são o núcleo dos esforços para melhorar a eficiência do consumo de energia.

A norma define práticas de gestão de energia consideradas as melhores do mundo e tem como base o modelo de gestão de melhoria continua, também seguido por outras normas, como a ISO 9001 ou ISO 14001, tornando mais simples para as organizações que buscam integrar a gestão de energia com os esforços de melhoria da qualidade e de gestão ambiental.

ISO 50001 – O que é e para que serve?

 

A ISO 50001 é uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, publicada em 15 de junho de 2011. Ela especifica requisitos para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão da energia, cujo propósito é habilitar uma organização a seguir uma abordagem sistemática para a redução do consumo total de energia de um determinado espaço.

O Sistema de Gestão de Energia traz também diretrizes sobre segurança, desempenho, eficiência energética e redução de gases poluentes, uma questão extremamente importante para o planeta.

A norma é recomendada para todos os seguimentos, independente de fatores geográficos ou de seus tamanhos, setor de atuação e produtos ou serviços oferecidos.

Apesar de ser aplicável a qualquer empresa, ela é muito utilizada por organizações que possuem um alto índice de gasto de energia. Portanto, a ISO 5001 é para qualquer empreendimento que deseja reduzir gastos e querem ou precisam diminuir a emissão de gases poluentes.

Principais vantagens da implementação ISO 50001


A certificação na ISO 50001 serve para criar um sistema reconhecido internacionalmente dentro da empresa que integra a eficiência energética às práticas de gestão e manufatura de sua organização e também da cadeia de fornecedores.

A implementação da norma tem diversas vantagens para a sua empresa, sendo elas:

  • Redução de custos com energia;
  • Melhor aproveitamento energético de todo o espaço ajudando as organizações a fazer melhor uso de seus ativos de consumo de energia existentes.
  • Leva a uma redução/diminuição de gases poluentes para a atmosfera;
  • Permite maior confiança por parte de potenciais clientes e parceiros e, garante a credibilidade mundial para a consciência da energia;
  • Permite a integração com outros sistemas de gestão organizacionais, tais como ambiental, saúde e segurança;
  • Permite medir e monitorizar o uso de energia para identificar onde a eficiência pode ser melhorada;
  • Pode ser implementada de forma independente;
  • Cria transparência e facilita a comunicação sobre a gestão dos recursos energéticos.
  • Promove as melhores práticas de gestão de energia e reforça os bons comportamentos;
  • Auxilia instalações a avaliar e a priorizar a implementação de novas tecnologias de eficiência energética.
  • Fornece uma estrutura para promover a eficiência energética ao longo da cadeia de abastecimento.

Critérios para certificação ISO 50001

 

Para a certificação na ISO 50001 o método de implementação baseia-se no PDCA – Plan, Do, Check, Act (em português Planear, Fazer, Verificar e Agir).

A certificação exige das empresas:

  • Desenvolver uma política para o uso mais eficiente da energia;
  • Fixar metas e objetivos para atender a essa política;
  • Criar e usar os dados internos para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia;
  • Medir os resultados;
  • Rever como a política funciona;
  • Melhorar continuamente a gestão da energia.

Para implementar essa Norma é importante fazer uma avaliação das condições organizacionais, como o ritmo de atividade produtiva, para fazer uma previsão e o alinhamento dos objetivos da certificação com os da organização.

A ISO 50001 no Brasil

Um dos insumos mais críticos em uma empresa no Brasil é a energia. Portanto, elas buscam o uso sustentável em toda a cadeia. Além dos aspectos econômicos associados ao uso da energia, a temática energética também remete a relevantes impactos socioambientais vinculados ao esgotamento de recursos naturais e mudanças climáticas.

A melhoria do desempenho energético de uma organização pode representar benefícios importantes por meio da racionalização do uso dos recursos energéticos e outras providências vinculadas à redução do consumo e aumento da eficiência.

No Brasil o setor industrial é o que mais procura a certificação no Sistema de Gestão de Energia.

Isto acontece porque essas empresas necessitam de muita energia para os processos de fabricação aumentando o custo de produção.

A crise economia que o país enfrenta atualmente atrai a atenção dessas empresas para buscar alternativas que os auxiliarão a economizar.

Consultoria para a certificação ISO 50001

 

A Verde Ghaia oferece uma consultoria mais abrangente e avançada para as empresas auxiliando no cumprimento dos requisitos da ISO 50001, ao mesmo tempo em que diminui riscos e custos operacionais.

A Consultoria Online Verde Ghaia ajuda as organizações a atenderem facilmente aos requisitos da ISO 50001, através de recursos para a elaboração de políticas, definição de objetivos e metas, análise e compreensão de dados para tomada de decisão, e apuração de resultados sobre o uso da energia, aumentando a eficiência do sistema de gerenciamento de energia, reduzindo retrabalho e desperdícios. Também, através da plataforma VG Resíduos, apresenta soluções alternativas para substituição energética.

Com recursos de colaboração online, a organização e os seus gestores têm uma maior visibilidade e podem se manter atualizados sobre as iniciativas para uso mais eficiente da energia.

A solução integra usuários, equipes e departamentos através de processos padronizados, que garantem a manutenção e a eficácia do sistema de gestão da energia.

Entre em contato através do telefone (31) 2127-9137 e converse com um de nossos consultores.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!