Uma empresa que busca melhorar seu processo produtivo e administrativo, a partir da implementação da norma ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, adquire a norma na Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e aplica os requisitos em seu processo, a fim de obter padronização dos processos e melhorar a qualidade de forma global.
Além da implementação, existe a etapa de certificação, em que a empresa, após passar por uma auditoria externa ISO 9001, adquire um certificado emitido pelo Órgão Certificador, que confirma para o mercado que a referida empresa cumpre os requisitos da norma em questão.
Esse mesmo procedimento é realizado para a certificação nas demais normas como, ISO 14001, que trata do Sistema de Gestão Ambiental e OHSAS 18001, que trata do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.
Mas do que se trata a ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma aplicável a qualquer tipo de empresa, que define os critérios para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. A norma com âmbito internacional traz orientações sobre a qualidade dos projetos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção.
É uma das normas mais específicas e mostra como deve ser cada processo da empresa. Mais de um milhão de empresas, em cerca de 170 países, são certificadas nessa norma. No Brasil, o INMETRO traz algumas orientações sobre a certificação, pesquisas de credibilidade e demais assuntos relacionados.
A norma do sistema de gestão de qualidade compõe a família de normas ligadas à ISO 9000 (9001, 9004 e 9011), que regulamenta os fundamentos e o vocabulário do Sistema de Gestão da Qualidade para apontar à organização qual o seu objetivo e os termos que devem ser aplicados, bem como, as vantagens para a gestão da qualidade.
Principais mudanças na nova versão 2015 da ISO 9001
Todas as normas ISO passam por atualizações de tempos em tempos e, em 2015, tanto a norma que trata do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, como a norma do SGQ, foram atualizadas. Quanto a ISO 9001, as principais mudanças foram:
- Foco no cliente – Gestão focada em atender às necessidades do cliente
- Liderança – Melhor alinhamento com os processos da gestão do negócio e da liderança
- Envolvimento das pessoas – Busca que todos os envolvidos sejam competentes e capacitados, agregando valor ao trabalho realizado.
- Abordagem de processo – Atividades compreendidas e geridas como processos inter-relacionados, formando um sistema coerente.
- Melhoria Contínua – Enfatizar e centrar os esforços na melhoria da gestão.
- Tomada de decisões – Decisões baseadas na análise e avaliação dos dados e informações, para resultados para efetivos.
- Compatibilidade ISO – Busca de maior compatibilidade entre as normas ISO.
Para saber mais acerca da norma, a Verde Ghaia dispõem de um serviço de auditoria e consultoria nas áreas de Qualidade, Segurança e Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, e, por meio de sua plataforma on-line, disponibiliza o curso ISO 9001 2015, dentre outras categorias, para quem deseja se atualizar.
Caso você não tenha como realizar o curso por enquanto, leia o E-BOOk gratuito da ISO 9001 2015 para download com várias informações, não deixe de conhecer.
Existe diferença entre implementação e certificação ISO 9001?
Sim! Não apenas existe diferença, como também são duas etapas bem diferentes do SGQ, mas que possuem um objetivo em comum: a obtenção da qualidade total.
Quando se realiza a implementação da norma na empresa, o que se faz é a adequação dos processos a partir dos requisitos da norma, requisitos estes que são necessários para se obter a certificação ISO 9001.
Com a norma implementada, a empresa contrata um organismo certificador independente, credenciado pelo INMETRO, que realizará auditorias, no qual chamamos de auditoria externa, para verificar se a implementação está condizente com a norma para posteriormente emitir o certificado.
Quanto tempo leva para obter a certificação ISO 9001?
Muitas empresas se preocupam sobre quanto tempo se leva para obter a certificação da ISO 9001, e isto é muito relativo, visto que este tempo vai variar em função de diversos fatores, como: porte e setor da empresa, envolvimento dos funcionários e da Alta Direção, quantidade de funcionários e processos a serem certificados, enfim… Não há um tempo exato para obtenção da certificação.
Pode-se dizer que, empresas pequenas e de médio porte levam aproximadamente em torno de 6 meses há 1 ano para obter a certificação, porém este período é um valor aproximado e válido para aquelas empresas que realmente se dedicam à implementação da ISO 9001.
O que a minha empresa precisa ter para certificar?
Listamos abaixo os itens obrigatórios para que uma empresa, seja ela de qualquer ramo ou porte, seja certificada na norma ISO 9001:
- A empresa não pode estar registrada como pessoa física, portanto a empresa deve possuir um CNPJ;
- Deve cumprir toda a legislação pertinente ao negócio;
- E realizar as atividades de:
- Identificação do contexto da organização;
- Identificação das partes interessadas;
- Mapeamento de Processos;
- Definição da Liderança;
- Definição da Política da Qualidade;
- Planejamento do Sistema de Gestão;
- Definição dos Recursos para atendimento do planejamento;
- Definição dos processos de Operação;
- Verificação do cumprimento dos objetivos;
- Definição de ações corretivas;
- Realização de auditoria interna;
- Contratação de um organismo de certificação.
Contratei a Verde Ghaia para auxiliar a implementação da ISO 9001, ela pode auditar e certificar o meu negócio?
Não! A fim de evitar conflito de interesses, apenas empresas credenciadas pelo INMETRO como organismos certificadores é que possuem autorização para realizar auditorias externas e emitir certificações das normas ISO. Isso garante que os auditores responsáveis por certificar, não tenham relação com a empresa durante o processo de implementação.
A Verde Ghaia, por meio de consultores referência no mercado e seus serviços de consultoria presencial e on-line, auxilia empresas de todo o Brasil na implementação de Sistemas de Gestão das normas ISO, Gestão de Resíduos e demais assuntos relacionados.
Dessa forma, a Verde Ghaia não lhe dará o certificado, mas, se vai implementar ou precisa de apoio na manutenção do SGQ ou de outras normas ISO, conte com a Consultoria que mais cresce no Brasil para conseguir a certificação da sua empresa.
Quais são as etapas da auditoria e certificação ISO 9001?
Geralmente são duas, sendo que na primeira etapa, que pode ser realizada de forma presencial ou não, verifica-se, se a empresa atende aos requisitos da norma ISO 9001, se não há nenhum item que não esteja contemplado no SGQ e se há ajustes a serem realizados.
Caso na primeira etapa esteja tudo dentro dos conformes, realiza-se a segunda etapa, também chamada de auditoria de conformidade de forma presencial, em que o auditor verifica a execução dos processos da empresa e a conformidade dos produtos e serviços que são ofertados. Tudo realizado por meio de observação e entrevistas com os responsáveis pelos processos.
Caso não sejam encontradas não conformidades, o auditor recomenda a certificação para a empresa. O certificado é emitido e entregue à empresa posteriormente.
O que acontece se a auditoria de certificação não der certo?
Quando o resultado da segunda etapa não é satisfatório é agendada uma auditoria de follow-up em até 03 meses para que o auditor possa verificar a implementação das ações corretivas e então emitir o resultado oficial.
0 Comentários