Segundo dados da Previdência Social divulgados no Anuário Estatístico da Previdência Social , entre 2013 e 2015, o número de acidentes de trabalho no Brasil passou de quase 725 mil casos para 612 mil, uma queda de 14%.
Sabendo da necessidade da garantia do ambiente de trabalho seguro, salubre e adequado ao trabalhador foram estabelecidas desde 1972, regras para o serviço obrigatório de Segurança e Medicina no trabalho, voltado a empresas com mais de cem funcionários. Tal medida revolucionou a segurança do trabalho no país.
Entretanto no Brasil ainda enfrentamos um cenário onde 240.638 trabalhadores estão afastados do trabalho. Somente o cumprimento de exigências na lei do trabalho não é suficiente para garantir o ambiente saudável e seguro para o trabalhador. A implementação da certificação OHSAS 18001 se mostra um caminho complementar de elevada relevância, possibilitando melhor atendimento e garantia de ambiente de trabalho adequado, saudável e salubre aos colaboradores.
Os principais benefícios da certificação com a OHSAS 18001, são:
- Identificação de perigos e definição de controles para gerenciá-los
- Redução sistemática do risco
- Criação de condições melhores no trabalho
- Redução de acidentes e doenças de trabalho,
- Queda na frequência das doenças ocupacionais;
- Redução de custos e inatividade
- Engajamento e motivação dos funcionários com condições de trabalho melhores e mais seguras
- Demonstração de conformidade para clientes e fornecedores
- Atendimento a legislação trabalhista
- Evita passivos trabalhistas e ações judiciais
- Reconhecimento da empresa perante o mercado
- Melhoria do desempenho global
O princípio fundamental da implementação da OHSAS 18001 é reduzir os riscos e atender integralmente as condições de trabalho adequadas.
A certificação na OHSAS 18001 se mostra estratégica, pois apesar da queda no número de acidentes de trabalho no país, diversos fatores indicam que na realidade ainda há muito a ser feito nas organizações a respeito da saúde e segurança do trabalho.
Com a recessão de 3,8% em 2015, acredita-se que os 14% de queda nas ocorrências de acidentes não reflitam de fato uma melhora de cenário. Isso, porque o número de empregados formais foi reduzido, o que colabora com o aumento da falta de registro de acidentes. Nesse sentido não seriam as melhoria das condições de segurança nas empresas que reduziram o índice de acidentes e sim a ausência de registro.
O papel da OHSAS 18001
A implantação da OHSAS 18001 retrata a preocupação das organizações com a integridade física de seus colaboradores e parceiros.
A norma OHSAS 18001 possui requisitos mínimos para a construção e formação de um Sistema de Gestão e certificação da segurança e saúde ocupacionais (SSO), onde a organização deve estudar os perigos e riscos no trabalho aos quais os trabalhadores sejam eles próprios ou terceirizados estejam expostos.
Para o sucesso na implementação da OHSAS 18001 é fundamental o envolvimento e participação dos funcionários e da alta direção no processo de implantação. Além disso, a existência de outros sistemas de gestão como:
- Sistema de gestão da qualidade,
- Gestão de resíduos,
- Gestão da informação
- Gestão da segurança alimentar.
Facilitam ainda mais a certificação da empresa.
O método de implementação da 18001 consiste basicamente na elaboração da política de SSO e dos objetivos relacionados ao comportamento da empresa com relação à SSO. Esse comportamento será monitorado pela própria empresa, por meio de planos de ação, indicadores, metas e auditorias.
Ademais, os critérios de desempenho e a abrangência são estipulados pela própria organização de forma autônoma, definindo qual o nível de detalhamento e exigência desejada na gestão de segurança.
As principais etapas para a implementação da OHSAS 18001 são:
Etapa 1
Sensibilização da empresa com a necessidade de adoção de uma postura consciente a respeito da saúde e segurança ocupacional no trabalho – a sensibilização é a etapa onde a empresa percebe que investir em saúde do trabalhador é a melhor forma de potencializar lucros e aumentar a produtividade – é nessa etapa que a empresa deve selecionar colaboradores – crie um time! – para atuarem de forma ativa na saúde e segurança.
Etapa 2
Contratação de uma empresa especializada para implementar a OHSAS 18001. Nessa etapa é fundamental contratar uma empresa versátil que atue em diferentes plataformas de modo ágil, inovador e confiável.
Etapa 3
Planejar, estudar os processos envolvidos no trabalho e diagnosticar o cenário da organização é a etapa em que deve ser tomada a maior atenção. Nesse sentido, a utilização de ferramentas como o PDCA, análise Swot , 5 Forças de Porter e/ou Matriz BCG.
Nessa etapa, também, deve-se atentar-se para principalmente:
- Identificar os perigos;
- Avaliar os riscos;
- Determinar os controles;
- Levantar os requisitos legais;
Etapa 4
Construir um plano de ação com base no diagnostico e planejamento.
Etapa 5
Colocar em prática, iniciando a operação, definindo:
- Os recursos,
- As atribuições e funções,
- As responsabilidades,
- Os formulários e documentos
- O quadro de competências, treinamento e conscientização
- A comunicação (disseminação das informações),
- A definição da participação e consulta aos empregados
Etapa 6
Monitorar, verificar e controlar o sistema de saúde e segurança ocupacional; definindo a documentação necessária às inspeções e à execução das ações de SSO. Bem como, a definição do padrão de respostas as urgências e emergências, método de verificação e controle, e finalmente monitoramento e medição do desempenho quanto ao atendimento dos requisitos legais.
Etapa 7
Auditoria e investigação de incidentes, não-conformidades e efetividade das ações preventivas e corretivas a partir dos controles, registros, feedbacks, cursos, treinamentos e trato com a equipe.
As auditorias internas e externas são fundamentais essa etapa e subsidiam uma análise crítica e detalhada para a alta direção.
FIQUE ATENTO!
Um dos setores em que há mais casos de acidentes é o de serviços, principalmente o de transportes rodoviários, que ocupa o 1º lugar em quantidade de óbitos e o 2º lugar em incapacidades permanentes, de acordo com o Ministério do Trabalho.
O perfil dos acidentados – 102 mil trabalhadores – é em sua maioria entre 30 e 34 anos. Mais da metade (53,9%) dos casos ocorrem na região Sudeste do País, onde houve 330 mil acidentes.
Por isso, um dos requisitos mais relevantes da OHSAS 18001:2007 é o gerenciamento de perigos e riscos, criado para evitar acidentes ou causas de acidentes durante a rotina dos colaboradores ou em ocasiões excepcionais. Um sistema SSO satisfatório contribui para o futuro seguro tanto da empresa quanto da equipe de funcionários.
Porque tão importante quanto alcançar uma boa performance e produtividade é estabelecer um ambiente saudável e seguro aos trabalhadores.
Tenha em mente que a garantia de que as empresas possuem um ambiente seguro para seus trabalhadores é notada no mercado pela certificação OHSAS 18001. Caso sua empresa queira certificar-se na norma, entre em contato com a Consultoria Online Verde Ghaia. A partir do software desenvolvido pela empresa, as organizações podem reduzir até 60% do custo comparado ao valor normal de uma consultoria presencial.
0 Comentários