Verde Ghaia Consultoria Online

Objetivos e metas no sistema de gestão de qualidade

Objetivos e metas no sistema de gestão de qualidade
5 (100%) 2 votos

Conquiste a satisfação do cliente com o foco nos objetivos e metas no sistema de gestão de qualidade.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é essencial ter claros os objetivos e metas no sistema de gestão de qualidade (SGQ). Isso fará com que sua empresa conquiste a satisfação e fidelização de seus clientes.

A certificação da gestão de qualidade nas empresas proporciona vantagens logísticas, de gerenciamento dos processos e de preferência no mercado. Garantir qualidade é ter a confiabilidade necessária para conquista o sucesso da sua empresa.

Planejamento para o Sucesso

Para construir um planejamento que leve ao sucesso, antes de qualquer coisa, é preciso definir os objetivos e metas. Não! Eles não são a mesma coisa. São termos distintos que precisam ser claramente discriminados. O objetivo é que sua empresa pretende alcançar.

Exemplo: Iniciar exportação de seus produtos ou ter mais filiais no lugar “X” e “Y”, por exemplo.

As metas são as etapas que você precisa para chegar ao objetivo. É como se as metas fossem os degraus e o objetivo o pódio.

O que fazer para conquistar o pódio?

Para conquistar o pódio, seus objetivos precisam ser claros. Nada de objetivos como: Melhorar a produtividade qualidade nossos produtos. Em vez disso, estabeleça como objetivo “Obter certificação de qualidade”, por exemplo. Em vez de objetivos abstratos como “Melhorar a produtividade da empresa”, determine números e prazos. Quanto mais claro for um objetivo, mas fácil e prático será o seu caminho para conquistá-lo.

Outro fator extremante importante é estabelecer metas realistas. As metas devem ser estabelecidas como um passo a passo. Se o objetivo é grande, tenha em mente que precisará de mais passos para conquistá-lo.

Assim como querer dar um passo maior que as pernas, é estabelecer metas que são grandes demais para serem estabelecidas no prazo determinado. Seus objetivos podem ser considerados audaciosos e completamente conquistáveis, desde que suas metas sejam realistas. Um passo de cada vez e o pódio estará cada vez mais próximo.

Como a gestão de qualidade pode ajudar a alcançar meus objetivos?

Sejam quais forem os objetivos e metas da empresa, é necessário que você não tenha seu esforço perdido por falta de planejamento.

Imagine um motor que trabalha 24 horas por dia e que produz mais calor do que o trabalho mecânico. Você pode estabelecer suas metas com base no trabalho desse motor e conseguir seus objetivos? Sim!

Mas lembre-se que suas metas devem ser realistas. Então você terá que levar em consideração a produtividade que esta sendo realizada hoje, para então planejar o futuro.

Também deverá levar em consideração que seu “motor” está trabalhando em potencia máximo, apesar de pouca produtividade, e que em breve precisará de manutenção.

Mas ao invés de desperdiçar tempo e energia com um “motor” ineficiente, que tal trocá-lo? É nesse contexto que a gestão de qualidade encurtar seu caminho até o seu objetivo.

Estabelecer uma gestão de qualidade na sua empresa faz com todos os processos sejam realizados com eficiência e qualidade. Assim, suas metas podem ser estabelecidas de forma mais hábil do que se você não tiver uma gestão de qualidade. Portanto, ter uma gestão de qualidade é acelerar os passos para o pódio. Os passos/metas podem ser os mesmo, mas a velocidade é sem dúvida muito maior.

Gestão de qualidade nas empresas

Para a gestão de qualidade nas empresas, é possível seguir diferentes tipos de métodos, ferramentas e estratégias. Entre as quais podemos citar: o Ciclo PDCA, que define ciclos de Planejamento (Plan), Desenvolvimento (DO), Checagem (Check) e Ação corretiva (Action); O 5 Senso ( Seiri/Utilização, Seiton/Ordenação, Seiso/Limpeza, Seiketsu/higiene e Shitsuke/autodisciplina) e o Sistema de Qualificação ISO (Internacional Organization for Standardization/ Organização Internacional para Padronização).

Apesar de serem várias as ferramentas e os métodos para gestão de qualidade da empresa, o sistema de qualificação ISO é um dos mais completos e reconhecidos métodos de gestão de qualidade.

As normas ISO têm a capacidade de integrar várias ferramentas de gestão de qualidade e definir um padrão uniforme e constante da qualidade do serviço ou produto.

Desvendando as normas ISO

A ISO é uma entidade de padronização e normatização internacional, com sede na Genebra, Suíça. Essa entidade tem como objetivo principal formular e aprovar normas internacionais para procedimentos e processos. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT/Associação Brasileira de Normas Técnicas.

São vários os campos técnicos da normatização ISO. Algumas normas têm como foco o sistema de gestão ambiental (ISO 14001), outras na gestão da qualidade de alimentos (ISO 22000) e outras na qualidade do sistema de gestão das empresas, como é o caso da ISO 9000.

Os Membros da família ISO 9000

A ISO 9000 é formada por um conjunto de normas que visam padronizar os processos de gestão do sistema da empresa. Essas normas são agrupadas em várias normatizações.

Por isso é possível afirmar que a norma ISO 9000 é formada por uma família: A ISO 9001:2015, ISO 9001:2015, ISO 9004:2010 e ISO 19011. Entre estas, a única que não existe certificação é a ISO 9004:2010. As demais são normas certificadoras, que garantem a qualidade na gestão da empresa.

Entre as normatizações citadas, existe uma que se destaca por ser a mais abrangente entre as normas do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Estamos falando da ISO 9001.

O que significa ISO 9001?

A ISO 9001 é um conjunto de normas técnicas, que tem como objetivo a padronização de um produto e a satisfação do cliente. Por ser a mais abrangente das normas certificadoras, é a mais utiliza no SGQ.

A certificação ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa. Nesse processo, existe a possibilidade de aplicar um conjunto de outras normas técnicas. Por exemplo, a ISO 9001 pode estar ligada ao sistema de gestão ambiental, gerencialmente de resíduos sólidos e as normas ISO 14001.

A adequação aos requisitos da ISO 9001 traz soluções para evitar desperdícios com refugo, produtos com defeito e resíduos produzidos no processo produtivo.

Mas a principal abordagem da ISO 9001 não é simplesmente a gestão dos processos ou evitar desperdícios. Sua principal finalidade é atender as necessidades e expectativas do cliente.

Por meio da certificação ISO 9001 sua empresa irá melhorar a prestação de serviço ao cliente, melhorando o nível de satisfação.

Como consequência, sua empresa irá melhorar a eficácia da gestão da empresa e experimentar o crescimento, valorização e respeito no mercado.

Como receber a certificação ISO 9001?

A ISO 9001 pode ser comprada nos órgãos reguladores, mas para aplicá-la, é necessário bem mais do que fazer um ISO 9001download.

A ISO não certifica organizações diretamente. Existem entidades de certificação para auditar organizações e emitir o Certificado de Conformidade ISO 9001.

Esse processo é responsabilidade dos certificadores, que são reconhecidos pelo International Accreditation Forum (IAF); e o representante brasileiro do IAF é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Para receber a certificação ISO 9001, portanto, é necessário contratar uma empresa de consultoria especializada no assunto. Auditores irão verificar e fazer um relatório sobre cada ponto relacionado às normas; e sua aplicação no dia-dia da empresa.

Outro fator indispensável para a implantação das normas ISO 9001 é a capacitação de todos os envolvidos no processo produtivo, incluindo diretoria, colaboradores e fornecedores.

Uma das particularidades, da nova versão 2015 da ISO 9001, é a colaboração e responsabilidade de todos os envolvidos no processo produtivo. A ideia é que a cultura da gestão de qualidade alcance todos os níveis da corporação Por isso a capacitação por meio de curso 9001:2015 é indispensável.

A cada cinco anos, as normas ISO são atualizadas. A última atualização da ISO 9001 é a versão 2015.

Para aquele que possuíam certificação ISO 9001:2008, existe um prazo de três anos para atender as novas adequações para não perder a certificação. Esse prazo de adequação é, portanto, setembro de 2018.

No mercado há 18 anos, a Verde Ghaia atua em vários estados brasileiros e fora do país. Para facilitar o dia a dia do cliente, a Consultoria Online da Verde Ghaia oferece a certificação e manutenção das normas de maneira simples e prática. Confira.

Por que a ISO 9001 é o Caminho para Sucesso?

A certificação ISO 9001 traz uma série de pontos positivos para marca que é certificada. Em uma empresa certificada, os empregados são valorizados por suas caraterísticas colaborativas, melhorando a motivação e produtividade da empresa.

Devido à melhoria dos processos produtivos, existe expressiva redução de desperdícios. Uma gestão consciente dos recursos gera não só redução de custos, mas redução significativa de impactos sobre o meio ambiente. Desta forma, a empresa passa a conquistar clientes com forte consciência ambiental.

A atualização desta ISO, na versão 2015 fornece uma abordagem com maior ênfase na geração de valor, para a organização e para os clientes. Uma empresa com certificação ISO 9001, portanto, garante a sua capacidade de atender as exigências do cliente.

Existe uma forte relação empresa-cliente, porque a satisfação do cliente é parte que compõem a aplicação da norma. E um cliente satisfeito é garantia de sucesso e crescimento de sua empresa no mercado.

Portanto, não perca essas vantagens competitivas, busque agora mesma a sua certificação. Saiba como entrando em contato com Verde Ghaia Consultoria.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!