VG Consultoria Online

Objetivos e metas da ISO 14001:2015 alinhados à gestão de resíduos

Objetivos e metas da ISO 14001:2015 alinhados à gestão de resíduos
5 (100%) 3 votos

O estabelecimento de objetivos e metas da ISO 14001:2015 permite que as empresas melhorem continuamente a gestão ambiental da organização. Analisando os objetivos e metas de um determinado período, a empresa avalia o que foi bem sucedido e o que pode ser melhorado para o alcance do resultado pretendido.

Relacionando a gestão de resíduos com os objetivos e metas, do Sistema de Gestão Ambiental, estes servem como orientação para o desenvolvimento de trabalhos voltados no melhor gerenciamento de resíduos estimulando a equipe a se empenhar para alcançar resultados positivos.

A nova versão da ISO 14001 especifica três compromissos básicos:

proteção ao meio ambiente – mitigar ao máximo os aspectos e impactos ambientais que a atividade da organização possa provocar; atendimento aos requisitos legais –

cumprir a legislação ambiental em sua totalidade, evitando penalidades; e fortalecimento do seu desempenho ambiental

melhoria continua do processo.

Sistema de gestão ambiental – ISO 14001:2015

Quando uma empresa deseja implantar um Sistema de Gestão Ambiental baseado na norma ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deve definir perfeitamente quais são os objetivos e metas ambientais de acordo com sua política ambiental.

Mas antes de defini-los, a empresa deverá realizar o levantamento ambiental inicial. O que conquiste o levantamento ambiental? A organização verifica todos os aspectos e impactos ambientais significativos do seu negócio.

Vejamos alguns exemplos: Uma empresa de móveis que utiliza madeira durante a fabricação gera resíduos sólidos Classe II esse resíduo industrial é um aspecto ambiental e a contaminação do solo e da água por esse resíduo é um impacto negativo à natureza.

Após o registro dos aspectos e impactos devem ser verificados todas as legislações e regulamentos aplicáveis ao ramo de atividade (lembra-se que o atendimento aos requisitos legais é umas das premissas da gestão ambiental), deve ser desenvolvida a política ambiental e definido os controles adequados para que o SGA atinja os objetivos.

Os objetivos e metas serão estabelecidos após a empresa verificar todos os pontos em que ela precisa melhorar no aspecto ambiental, ou seja, depois de registrado e delineado todos os aspectos e impactos ambientais que se deseja eliminar ou mitigar.

 

Os objetivos e metas ambientais direcionam a empresa para melhorar seu desempenho ambiental. Objetivos ambientais podem ser “reduzir o uso de água”, “reduzir o descarte de resíduos sólidos” ou “melhorar a eficiência energética”. Metas ambientais são medidas de desempenho que estão definidas para atingir um determinado objetivo.

Gestão de Resíduos e a ISO 14001: 2015

As descobertas recentes dos danos ambientais resultantes das práticas inadequadas das disposições dos resíduos industriais têm aumentado à preocupação de todos.

Nos últimos anos, esta preocupação tem sido manifestada através da promulgação de uma série de legislações federais, estaduais e municipais. Exemplo e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)) e o Licenciamento Ambiental que obriga o empreendedor a buscá-lo junto aos órgãos competentes.

A legislação cada vez mais rígida e a conscientização dos consumidores que procuram produtos de qualidade e de empresas com comprometimento ambiental são aspectos que incentivam as indústrias a procurar sistemas eficazes que provoquem a redução de seus impactos ambientais.

O SGA permite as empresas a controlar os efeitos ambientais de todo o seu processo de produção, desde a escolha da matéria-prima até destino final do produto e dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

Por que criar objetivos e metas para gestão de resíduos?

 Empresas que controlam os processos apresentam custos reduzidos (maior lucratividade) e ganham competitividade no mercado. Uma vez que consomem menos matéria-prima e insumos, geram menos resíduos, reutilizam, reciclam, lucram com seus resíduos e gastam menos com o manejo desse resíduo.

A gestão de resíduos está firmada sobre condições ambientais adequadas considerando a fonte geradora até a disposição segura, buscando incorporar as mudanças dos padrões de produção e consumo. Objetivos e metas bem estruturadas e mensuráveis facilitam o gerenciamento de resíduos.

O sistema de gerenciamento de resíduo poderá conter como objetivos e metas: Redução de resíduos, incluindo o reuso dos produtos; reciclagem de materiais; recuperação de energia por resíduo combustível; disposição final em aterros sanitários e aterro controlado.

Uso de indicadores de desempenho ambientais na gestão de resíduos

Uma forma de alcançar os objetivos ambientais e medi-los é através de uso dos indicadores de desempenho ambiental. O monitoramento de indicadores de desempenho é um princípio fundamental da gestão ambiental, pois a medição permite controlar o processo, compreendê-lo e aperfeiçoá-lo.

Indicadores são ferramentas capazes de sintetizar informações sobre determinada realidade.

O impacto ambiental das atividades de uma empresa pode ser mensurado, por exemplo, por meio de indicadores como a geração de resíduos sólidos (em toneladas) e as emissões de gases de efeito estufa por unidade produzida (em tCO2/produto) ao longo de determinado período. Se o objetivo ambiental da empresa for reduzir a geração de resíduos e a emissão de gases de efeito estufa a empresa pode criar uma meta para essa redução.

Por exemplo: uma indústria que produz papel reciclado envia por mês 200 toneladas de resíduo para o aterro, porém devido ao alto custo para disposição desse resíduo a empresa deseja reduzir 10% dessa quantidade. Ou seja, o objetivo desta empresa é reduzir a quantidade de resíduo enviado ao aterro, a meta é reduzir 10% do resíduo gerado por mês e o indicador é quantidade de resíduo gerado por mês.

A capacidade de avaliação do desempenho da empresa em relação à sua política ambiental e aos objetivos a ela associado é um dos benefícios obtidos por uma organização que calcula seu desempenho ambiental. É possível identificar oportunidades e detectar riscos que a empresa esta submetida.

A sua empresa possui objetivos e metas alinhadas com a gestão de resíduos?

A empresa deve criar objetivos e metas a serem seguidos de acordo com a política ambiental e levando em consideração todos os aspectos e impactos ambientais que sua atividade produtiva causa.

Alinhado com a gestão de resíduos esses objetivos e metas devem buscar reduzir os resíduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Também devem considerar exigências legais e outros aspectos inerentes ao próprio negócio.

A Verde Ghaia, referência no mercado em consultoria online, pode auxiliar a sua empresa a criar objetivos e metas ambientais alinhadas para a gestão de resíduo. Atuamos na implantação do sistema de gestão ambiental e na manutenção da certificação ISO.

Compartilhe

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!