VG Consultoria Online

O que significa SWOT e o que ela pode fazer pelo seu negócio?

O que significa SWOT e o que ela pode fazer pelo seu negócio?
5 (100%) 3 votos

A tomada de decisões que são importantes para sua empresa deve contar com o uso de ferramentas gerenciais e softwares de gestão que farão toda diferença na hora do planejamento estratégico.

Toda empresa deve mostrar como irá competir no mercado e definir estratégias para atingir as metas. Quais são as ameaças e as oportunidades de se abrir um negócio em meio ao mercado incerto dos dias de hoje? Muitos são os que fazem essa pergunta e, a resposta, pode estar em uma ferramenta de gestão chamada análise SWOT (FOFA). Primeiramente, é preciso saber o que significa SWOT:

O termo SWOT é a abreviação das palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

A SWOT (FOFA), conhecida também pelo nome Análise FOFA ou FFOA no Brasil, é uma ferramenta que permite realizar análises de cenário ou de ambiente, seja ele interno ou externo. É um excelente complemento para o planejamento estratégico que foi criado entre as décadas de 1960 e 1970, por Albert Humphrey, professor da universidade de Stanford. A ferramenta começou a ganhar notoriedade mundial quando passou a ser citada por autores como Michael Porter e pelos materiais do Grupo BCG.

 

Assista o vídeo a seguir onde a Verde Ghaia explica o que é a matriz SWOT:

 

No site do SEBRAE é possível conferir diversas informações sobre planejamento estratégico e afins, confira o artigo Como elaborar um Planejamento Estratégico e saiba mais.

 

O que posso alcançar com o uso dessa ferramenta?

 

  • Ter uma visão interna e externa do negócio.
  • Identificar os elementos-chave para a gestão da empresa.
  • Estabelecer prioridades de atuação e de decisões a serem tomadas.
  • Ter um “diagnóstico” da saúde da empresa: os pontos positivos, os potenciais competitivos nos quais se pode investir para aumentar o crescimento e os principais pontos críticos e de falha.
  • Definir posturas a fim de resolver ou minimizar os riscos e problemas levantados.

No site do SEBRAE é possível conhecer mais sobre a aplicabilidade dessa ferramenta no planejamento estratégico.

 

o que significa swot

 

E o que significa cada quadrante da matriz?

 

Como vimos na imagem acima, a matriz SWOT ou matriz FOFA é composta por quatro quadrantes, em que as colunas definem os fatores positivos e negativos para análise e as linhas os fatores internos e externos. Vejamos detalhadamente o que significa cada quadrante:

  • O quadrante Strengths (Forças) – analisa o cenário interno e representa tudo aquilo que agrega valores e está sob o controle da organização, ou seja, as qualidades positivas da empresa, como:
    • Quais as melhores atividades e processos?
    • Quais os melhores produtos?
    • Quais nossos melhores recursos?
    • Qual nossa maior vantagem competitiva?
  • O quadrante Weaknesses (Fraquezas) – também analisa o cenário interno e, diferentemente das Forças, representa as fraquezas que estão sob o controle da organização, ou seja, os pontos que atrapalham e não trazem vantagens competitivas para a empresa, como:
    • Os funcionários estão devidamente capacitados?
    • As matérias-primas são de qualidade?
    • Os processos são confiáveis?
    • Conhecemos nossa concorrência?
  • O quadrante Opportunities (Oportunidades) – são fatores externos, que não estão sob a influência da empresa, as oportunidades quando surgem acabam por trazer benefícios para a organização. Para compreendermos melhor o conceito de oportunidades, temos como exemplos a abertura de um novo ponto comercial, a contratação de um profissional altamente qualificado disponível, a descoberta de um novo mercado ainda pouco explorado, e ainda questões como:
    • Há alguma maneira de alavancar as vendas?
    • Há alguma redução temporária de custos que venha a nos beneficiar?
    • Algum evento na região para aproveitar e realizar novos negócios?
  • O quadrante e Threats (Ameaças) – as ameaças também não estão sob o controle da empresa, porém são fatores que podem prejudicar a corporação de algum modo, portanto, a análise aqui é relacionada com desvantagens competitivas. Um exemplo pode ser à entrada de uma grande empresa no segmento, ou ainda:
    • Alguma nova legislação ou regulamentação que possa afetar nossa margem de contribuição?
    • A variação cambial pode tornar inviável a importação de matérias-primas?

 

Entendido os quadrantes, é necessário compreender que as análises são divididas em análise do ambiente interno e análise do ambiente externo, onde:

  • Internamente, faz-se a análise das forças e fraquezas internas e gerenciáveis, ou seja, ao conhecer suas forças, pode-se trabalhar para mantê-las e torná-las pontos mais fortes e cada dia. E conhecendo as fraquezas, pode tomar as ações necessárias para corrigi-las ou evitá-las.
  • Externamente, faz-se a análise das oportunidades e ameaças que são fatores da organização em que não se tem como manipular de forma direta. Porém, nem por isto, deve-se deixar de monitorá-las. Uma vez que se conhecem quais são as oportunidades do ambiente em que se está inserido, pode-se atuar pró-ativamente para aproveitar as oportunidades. E conhecendo as principais ameaças do cenário em que se encontra, é possível atuar para minimizar os riscos e impedir que as ameaças afetem os resultados da empresa.

 

ANÁLISE SWOT E O QUE ELA TEM HAVER COM SUCESSO OU FRACASSO DE UMA EMPRESA

 

De cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade, segundo a pesquisa Demografia das Empresas 2014, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2016. Neste contexto, realizar a análise estratégica do negócio seja para começar um empreendimento, ou para revisar e avaliar onde a empresa está e aonde ela quer chegar, é de suma importância para manter a empresa competitiva no mercado.

O modelo de matriz SWOT permite ao empreendedor ter uma visão holística do seu negócio, podendo desenvolver os pontos fracos e ainda potencializar os pontos fortes da empresa.

 

matriz fofa

 

Devido a sua simplicidade, a matriz SOWT tem um papel de entendimento do posicionamento estratégico da empresa e onde ela se encontra inserida e, pode ser empregada em qualquer tipo de análise de ambiente, desde a criação de uma startup à gestão de uma empresa de grande porte.

Levantados os fatores internos (forças e fraquezas) e dos fatores externos (oportunidades e amaças), cria-se a matriz SWOT, quando se cruza as informações levantadas. Para cada cruzamento é importante saber criar objetivos e, além disso, deve-se sempre se perguntar sobre como uma força ou fraqueza pode maximizar ou minimizar a chance de uma oportunidade ou ameaça acontecer. Veja abaixo:

 

Cruzamento de quadrantes Pontos Cruzados Detalhes
Forças x Oportunidades Vantagens tecnológicas X Produtos/Serviços complementares Ter uma tecnologia de ponta propicia o desenvolvimento de produtos com inovações que os concorrentes não possuem
Forças x Ameaças Preços competitivos X Concorrência em expansão O fato de ter preços competitivos vai favorecer a competição com outras empresas entrando no mesmo mercado da empresa
Fraquezas x Oportunidades Instabilidade no fornecimento X Mercado em expansão Ter dificuldade de recebimento de matéria prima pode gerar uma dificuldade de fornecimento e até mesmo insatisfação
Fraquezas x Ameaças Equipe pouco qualificada X Concorrência em expansão Ter uma equipe júnior pode fazer com que no futuro a empresa tenha dificuldades em se manter com um alto padrão de mercado

 

Como aplico o modelo SWOT (FOFA) na prática?

 

Com a descrição de um exemplo prático, fica mais fácil visualizar a aplicação dessa ferramenta na empresa. Vejamos a análise de SWOT de uma empresa:

O dono do Restaurante Italiano “O Sole Mio”, Sr. Garófalo, percebeu que nos últimos dois meses seu faturamento começou a cair significativamente, em torno de 40% menos do que o usual, e resolveu contratar uma Consultoria para ajudá-lo a entender o que estava acontecendo com seu negócio que já existia no mercado de modo próspero há 25 anos. A consultoria, ao conversar com o Sr. Garófalo, chegou a algumas conclusões:

  • O restaurante tinha uma decoração impecável, com elementos legítimos da cozinha e do ambiente italiano, o que fazia com que os clientes pudessem realmente se sentir na Itália;
  • O cardápio era o mesmo há 25 anos, servia espaguete ao molho à bolonhesa ou molho branco, podendo a massa ser gratinada ou não, cinco sabores de pizza e um tipo de lasanha. Além disso, para beber, as opções eram vinho, sucos e refrigerantes;
  • Uma franquia de restaurante do tipo fast-food de massas acabou de se instalar há duas quadras do Restaurante do Sr. Garófalo;
  • O bairro onde existe o restaurante é muito movimentado, principalmente pelas atrações turísticas aos finais de semana, mas está com uma iluminação que prejudica a visibilidade do local.

 

Após a análise dessas informações, a consultoria contratada sugeriu que fosse feita uma revisão no planejamento estratégico pelo modelo de análise SWOT (FOFA) do restaurante “O Sole Mio”, a fim de auxiliar na tomada de decisão e para evitar achismos e afins. A análise feita no Excel ficou da seguinte forma:

 

  Pontos Positivos Pontos Negativos
Fatores Internos Força

 

Decoração e ambiente agradável

Fraqueza

 

Mesmo cardápio há 25 anos

Fatores Externos Oportunidade

 

Local movimentado

Ameaça

 

Concorrência

Com a planilha SWOT e a análise prontas, o Sr. Garófalo tem uma percepção mais ampla e clara da situação atual de seu negócio, podendo revisar seu planejamento estratégico, fazer cálculos, simulações e muitas outras atividades para chegar a uma conclusão racional e assertiva a fim de manter sua competitividade no mercado. Além disso, diante dos dados informados nos quadrantes, o empresário pode definir aonde ele deve capitalizar (força), aonde ele deve fortalecer (fraqueza), aonde deve investir (oportunidades) e o que ele deve identificar (ameaça).

Quer saber mais? Leia o artigo: Sua empresa corre riscos! O que fazer?

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODELO MATRIZ SWOT

 

matriz swot

 

Assim como toda e qualquer ferramenta de gestão, existem vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas. A matriz SWOT é bem versátil e permite análises no campo empresarial e, por que não no campo pessoal, com uma matriz SWOT pessoal, ao pensar que todos nós temos forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, não é mesmo? Vejamos as vantagens e desvantagens no uso do modelo de SWOT:

  • Vantagens
    • Simplicidade
    • Praticidade
    • Flexibilidade

 

  • Desvantagens
    • Superficialidade:
    • Subjetividade

 

Somente ter conhecimento de seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, não é o suficiente. Com base na análise feita nos elementos colocados na matriz, é importante montar planos de ação e pensar na estratégia do negócio como um todo.

Para tanto, determine ações e iniciativas práticas definindo prazos e responsáveis específicos pelas metas definidas.

E identificados os pontos chaves que farão seu negócio alavancar no mercado ou fechar de vez, é necessário tomar medidas que melhorem os pontos fracos e evidenciem os pontos fortes, como?

  • Por meio de treinamentos;
  • Fidelização de clientes;
  • Ampliação da divulgação da empresa;
  • Realização de reparos, quando necessário;
  • Diversificação de produtos, quando for o caso;
  • Modernização dos processos;

 

A análise SWOT de uma empresa é o ponto inicial para uma infinidade de melhorias que podem trazer um diferencial antes inimaginável para o seu negócio.

Se ainda não sabe pode onde começar a Como elaborar um Plano de Negócios, leia antes o manual do SEBRAE e garanta o sucesso do seu empreendimento.

 

QUAIS AS OUTRAS POSSIBILIDADES EU TENHO AO FAZER UMA ANÁLISE SWOT?

 

swot iso 9001

 

ISO 9001

É possível elaborar uma matriz FOFA baseada no padrão de qualidade ISO 9001, por exemplo. Para isso devem-se considerar todos os aspectos internos e externos da organização, identificados em cada um dos itens da norma. Faz-se uma análise cautelosa de causas e feitos e levantamento de todos os dados. Informações que possam de alguma forma afetar a empresa tanto do ponto de vista operacional quanto estratégico.

Acesse o Blog da Consultoria on-line e Saiba mais sobre Como a ISO 9001 pode melhorar sua empresa.

Uma forma bem mais simples, que não precisa de um especialista para ajudar, é a ferramenta Matriz SWOT Online da Verde Ghaia. A ferramenta é um sistema automatizado totalmente adequado aos padrões da ISO. Ela traduz todos os itens a serem levantados na forma de perguntas simples. Dessa maneira, o usuário apenas responde ao questionário com os dados da sua empresa e no final a matriz é gerada automaticamente pelo sistema. Quer experimentar? Acesse o artigo Matriz SWOT e o Sucesso nos Negócios, leia para saber mais sobre o assunto e acessar a matriz SWOT da Verde Ghaia.

 

Abertura para novas oportunidades, como o mercado de Resíduos

 

A técnica de análise SWOT é fácil de ser aplicada e é uma das mais populares no mundo corporativo. A utilização de softwares de gestão é uma valiosa alternativa para aplicação da SWOT de modo mais certeiro e eficaz.

Ao destinar seus resíduos corretamente, isso não é sinônimo de apenas cumprir suas obrigações legais ou de fazer um marketing verde positivo, e sim é sinônimo de geração de receita, obtenção de lucros.

Uma empresa ambientalmente responsável encontra alternativas produtivas mais viáveis econômica e ambientalmente e agrega valor e solidez à imagem da marca.

Neste contexto, alinhar o uso de um software como o Mercado de Resíduos e, a partir da geração dos relatórios, gráficos, dados gerais e setorizados obtidos, é permitido ter um diagnóstico mais preciso. A análise dessas informações favorece a estruturação da matriz SWOT juntamente com a tomada de decisões estratégicas.

Coloque em prática aderindo ao software de gestão VG Resíduos e redefina à sua maneira de manutenção do controle de receitas e despesas. Teste gratuitamente o software clicando AQUI e se tiver alguma dúvida consulte um dos consultores pelo chat online.

 

Para saber mais acesse o artigo Gerenciamento de Resíduos Sólidos e análise SWOT: Como manter o controle de receitas e despesas por área geradora.

Compartilhe