VG Consultoria Online

O que significa NBR ISO 9001?

O que significa NBR ISO 9001?
5 (100%) 7 votos

Norma Brasileira ISO 9001: história, características, significados e muito mais

 

NBR ISO 9001- 2015

A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 tendo em vista que NBR é a sigla para Norma Brasileira que é aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Já a expressão ISO refere-se a Organização Internacional de Normatização, responsável por desenvolver normas, testes e certificação para o encorajamento do comércio de bens e serviços.

Cada país elabora sua própria edição da ISO, no Brasil o responsável pelo processo é a ABNT. Portanto, em qualquer lugar em que o termo NBR ISO 9001 for apresentado, se saberá que está sendo pautada uma versão brasileira da norma. A distinção é uma maneira simples de organizar as relações comerciais e de serviços entre as empresas de mesma e diferentes nacionalidades.

O objetivo da NBR ISO 9001 é estabelecer requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas aperfeiçoando o funcionamento da organização bem como atender às necessidades e expectativas dos clientes. Por sua representatividade, a NBR ISO 9001 é utilizada por milhares de empresas brasileiras que tem visto a importância da norma tanto pelas relações comerciais que em algumas situações exigem o selo da NBR ISO 9001 quanto pela melhora do sistema de gestão do seu negócio.

 

Um pouco da história da NBR ISO 9001

 

Desde que foi criada, em 1987, a ISO 9001 tem sofrido inúmeras alterações na expectativa de acompanhar as mudanças que o mercado vem sofrendo ao longo dos anos. Como consequência, a versão brasileira tem acompanhado as mesmas modificações realizadas de cinco em cinco anos, aproximadamente.

A primeira versão Brasileira foi emitida pela ABNT três anos após a família ISO 9000 ser criada. A mesma foi nomeada série NBR 19000. No ano de 1994, a série foi revisada, mas não sofreu grandes modificações, apenas uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos nos regulamentos.

No mesmo período, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome “série NBR ISO 9000“, alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais. No final os anos 2000, a série foi totalmente revisada; além das alterações em sua estrutura, tendo apenas a ISO 9001 sujeita à certificação.

 

Dos anos 2000 em diante…

 

2000 – Esta versão da ISO 9001 integrou as normas 9002 e 9003 e, entre outras mudanças, tinha a proposta de ser mais abrangente, com aplicação para produtos e serviços e maior compatibilidade com a ISO 14001. Esta norma vem para solucionar as dificuldades com as normas anteriores que exigia muito papel e poucos resultados práticos.

2008 – Com o propósito de aperfeiçoar a versão anterior, a NBR ISO 9001:2008 trouxe conteúdo mais claro a respeito de “Abordagem de Processo”, “Requisitos Regulamentares” e reforçou a compatibilidade com a ISO14001.

 

2015 – a nova versão da ISO 9001 foi publicada em setembro de 2015 e apresenta uma norma mais atual, que vai de encontro às novas tendências de qualidade. Entre os itens que se destacam na ISO 9001:2015 estão: avaliação de riscos, geração de resultados, feedback dos stackeholders, alinhamento com outras normas ISO e flexibilização de documentação.

Com o histórico das versões da NBR ISO 9001 citados acima, é possível observar que a norma passa por constantes alterações, caso a sua empresa ainda não tenha se atualizado, saiba que ainda dá tempo de adequar o funcionamento do seu negócio aos novos requisitos.

 

Minha empresa utiliza a versão antiga da NBR ISO 9001 o que devo fazer?

 

O prazo paras as organizações migrarem para a NBR ISO 9001:2015 se estende até setembro de 2018. Empresas que não mudarem até esta data terão a certificação invalidada. É aconselhável que o processo de adequação aos novos requisitos da norma ocorra o quanto antes, já que a implantação consiste em inúmeras etapas.

Para facilitar o procedimento de migração do seu empreendimento, apresentamos abaixo algumas dicas que poderão ser úteis e podem evitar possíveis transtornos:

 

1º dica – Informe-se sobre a nova norma. Pesquise sobre o assunto e avalie de que maneira seu negócio sofrerá adequações. Embora parte dos itens permanecem inalterados, mudanças significativas foram feitas.

 

2º dica – Estude sua empresa e veja em quais áreas e setores você terá que se corrigir para cumprir com os novos requisitos.

 

3º dica – Promova um projeto de implementação. Organização sempre é chave para facilitar processos de mudança.

 

4º dica – Conscientize sua equipe! É importante que todos estejam informados e preparados para participarem da implantação da NBR ISO 9001:2015. A eficácia e o sucesso da migração estão atrelados ao envolvimento de todas as partes envolvidas da empresa.

 

5º dica – Seja acompanhado por uma empresa de consultoria. Receber orientações de quem é especialista do assunto facilitará no bom andamento da implementação da NBR ISO 9001:2015. A Consultoria Online Verde Ghaia é especialista em auxiliar empresas no processo da migração.

ENTRAR EM CONTATO

6º dica – Como última etapa, entre em contato com um órgão certificador acerca da transição para a nova versão. Depois é só passar pela auditoria e receber a sua certificação.

Agora que você já conhece o processo da migração, conheça as melhorias de uma empresa certificada na versão atual da ISO 9001.

 

Benefícios da versão NBR ISO 9001:2015 para sua empresa

 

lucros NBR ISO 9001 - 2015

 

Melhoria contínua dos negócios

O novo formato garante que a gestão de qualidade esteja alinhada às estratégias de negócios da sua empresa. Portanto, a mudança propiciará o fortalecimento do seu projeto de crescimento.

 

Simples e fácil

Na nova versão, a NBR ISO 9001:2015 faz uso de uma linguagem simples e de fácil compreensão. O objetivo é que não haja dificuldade de entendimento e aplicação das partes interessada no processo.

 

Focada na coordenação

O imprescindível que a liderança esteja envolvida e engajada no novo formato de sistema de gestão. Isso garante que toda organização esteja motivada no cumprimento de metas e objetivos organizacionais.

 

Moderna

A nova versão é atualizada com as mudanças no mercado, oferendo métodos de qualidade mais sofisticados e atuais.

 

Abrangente

Da indústria ao setor de prestação de serviços.  A NBR ISO 9001:2015 abriu um leque de abrangência da norma atingindo todos os setores da economia.

 

Introduz a Gestão de Riscos e Oportunidades

A norma incluiu práticas de gerenciamento de riscos e oportunidades e reforça o uso de Sistemas de Gestão como uma ferramenta de governança.

 

SOLICITE UMA PROPOSTA

Compartilhe

        

1 Comentário

Deixe o seu comentário!