Verde Ghaia Consultoria Online

O que são rótulos ecológicos e para que serve?

A vida humana causa grande impacto ao meio ambiente. E com a finalidade de mensurar e diminuir os impactos negativos, foram criados os chamados rótulos ecológicos, que explicam mais ou menos como funcionam os serviços e produtos em seu ciclo de vida! Você já deve ter percebido que alguns produtos comunicam, por exemplo, se aquela embalagem é biodegradável, se ela foi feita a partir de material reciclado, e etc.

Tudo isso é importante de estar a mostra para o consumidor final, e são os tais rótulos ecológicos.

Para determinar quais são as informações essenciais, existem algumas normas, como a ISO 14024, que está inclusa dentro da série de normas ISO 14000. Elas determinam alguns procedimentos em diversas áreas, tais como:

  • Sistemas de Gestão Ambiental (SGA);
  • Auditorias Ambientais;
  • Avaliação do Desempenho Ambiental;
  • Rotulagem Ecológica;
  • Análise do Ciclo de Vida (ACV);
  • Aspectos Ambientais em Normas de Produtos;
  • Termos e Definições

Preocupar-se com esse assunto é de extrema importância. Vamos entender melhor porque os rótulos ecológicos são tão importantes, e porque as empresas precisam se preocupar com isso na hora de colocarem seus produtos à venda.

Por que as empresas devem se preocupar com os rótulos ecológicos?

A utilização de rótulos ecológicos demonstra que a empresa tem grande responsabilidade social, além de dizer muito sobre a identidade da marca, suas missões e valores. Estar comprometido com o bem-estar ambiental é, com certeza, um artefato competitivo!

Saiba mais sobre a ISO 14024

A ISO 14024 é a que cuida da questão de rótulos ecológicos. A norma é a mais utilizada quando o assunto é rotulagem do tipo I. Dentre os papéis fundamentais dessa norma, está o de criar padrões e definir as competências necessárias para que os auditores definirem as diretrizes de rotulagem.

Essa norma surgiu a partir da ISSO 14000, que atua justamente na garantia de que as empresas cumpram com diretrizes relacionadas à preservação ambiental. É uma estratégia de suma importância para que a produção de bens de consumo e serviço não causem tanta devastação.

Os selos comunicam aos consumidores a seriedade dessa empresa, e também indica que existe um comprometimento com as questões ambientais, o que acaba se tornando um importante diferencial competitivo.

O que é Programa de rotulagem ambiental TIPO I

Encontrar um aspecto positivo para diferenciar a sua empresa da concorrência é fundamental. E com certeza os rótulos ecológicos funcionam justamente dessa forma, afinal, quem é que não gosta de consumir produtos ecologicamente corretos?

Rotulagem Tipo I (NBR ISO 14024)

Os selos ambientais são certificados que atestam que determinado produto atua de acordo com as normas e diretrizes respeitosas para o meio ambiente. A rotulagem TIPO I é justamente a responsável por gerar a comunicação referente as estratégias ambientais dos produtos, como por exemplo o ciclo de vida, a possibilidade de reutilização da embalagem e etc.

Processo de migração da rotulagem TIPO I

Visando melhorias no processo, em 2018 foi feita uma reformulação no processo de Programa de Rotulagem Ambiental tipo I. A norma traz algumas mudanças essenciais na rotulagem tipo I. As mudanças são pautadas também nos debates globais e nas demandas atuais no que diz respeito a adoção de critérios sustentáveis e com viés mais ecológico.

Nesse sentido a ISSO 14024 se baseia também nas mudanças da norma 14001, que foi reformulada também para que haja uma integração mais harmônica com o controle de qualidade, previsto na ISSO 9001.

Atualização

Originalmente, a norma 14024 foi instaurada em 2004. |A sua atualização teve alterações principalmente no que diz respeito a documentação para obter certificados e rótulos ecológicos. Ela também, foca mais na importância do preparo dos auditores responsáveis pela liberação dos rótulos. Bem como reforça a importância de transparência e a credibilidade dos programas de rotulagem ambiental do Tipo I.

Entenda melhor sobre a migração. Isso vai gerar custos? É obrigatória?

É importante destacar que a adesão aos rótulos ecológicos é um processo voluntário. A migração para as novas diretrizes estabelecidas em 2018 não deverá causar muito transtorno, e muito menos gastos para os empresários. Para começar, a auditoria que estiver agendada já poderá validar as mudanças. O mais importante é se preparar com antecedência, pois, conforme mais tempo você passe sem obter a certificação, mais caro e complexo será o trabalho de auditoria.

O que acontece se eu não fizer a migração?

Como dissemos, a adesão aos rótulos ecológicos é voluntária, mas também representa um grande diferencial competitivo, provando que a sua empresa está engajada nas questões ambientais. Que não fizer a migração não terá autorização para usar os selos verdes.

Processo de certificação – mais simples do que você imagina!

A solicitação de rótulos ecológicos deve ser feita através da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Após emitir a solicitação e o interesse em se certificar, você deverá agendar uma auditoria. Assim, você receberá a visita de um auditor especializado, que fará a conferência do seu enquadramento, atestando que a sua empresa não causa impactos ambientais graves. A partir daí, será iniciado o trâmite de rotulagem para seus produtos e/ ou serviços.

O preço de aquisição não é muito alto. Ressaltamos que você pode fazer todo o trâmite de solicitação dos rótulos ecológicos através de uma empresa especializada, que vai lhe ajudar a enquadrar as suas atividades e a emitir o pedido.

O apelo ambiental já é um diferencial competitivo. Não fique fora dessa!

É absolutamente inegável que cada vez mais as pessoas se interessam em adquirir produtos e consumir serviços que tenham a sustentabilidade como bandeira. Esse é um tema que cresce a cada ano, e se tornou debate essencial entre líderes nacionais. As empresas que se mantêm atentas a isso, conseguem automaticamente uma simpatia do público. Então, as vantagens de obter rótulos ecológicos são inúmeras, e você deve considerar a adesão para melhorar a reputação do seu empreendimento.

Uma empresa que desenvolve atividades ecologicamente sustentáveis também consegue atrair a um público mais exigente e interessado. Com isso, os rótulos ecológicos se tornam também estratégia comercial.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!