VG Consultoria Online

O que são empresas de certificação ISO 9001?

O que são empresas de certificação ISO 9001?
5 (100%) 5 votos

Entenda a diferença entre a organização de certificação e de implementação ISO 9001

 

empresa certificação ISO 9001

 

Muitos empresários ficam com dúvida sobre a certificação ISO 9001 e não distinguem a diferença entre as empresas de consultoria e as certificadoras. A incerteza consiste muitas vezes em qual dessas organizações recorrer para obter o selo da norma de qualidade. Antes de esclarecermos cada um dos termos, precisamos entender primeiramente o que é a ISO 9001 e de que maneira a norma pode ser útil ao seu negócio.

A ISO é uma organização internacional sediada na cidade de Genebra, na Suíça. Ela é responsável pelo desenvolvimento e promoção das normas de qualidades que são padrão para empresas do mundo inteiro. Há uma série de normas da ISO, cada uma delas criadas para um determinado nicho de atuação, dentre elas está a ISO 9001 pertencente à família ISO 9000.

A ISO 9001 atua como um sistema de gestão da qualidade (SGQ) criado para aperfeiçoar os processos das organizações e consequentemente aumentar a satisfação do cliente. A norma fornece um método para documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Utilizadas por milhares de empresas, a ISO 9001 possibilita a ampliação dos negócios, uma vez que grandes corporações exigem certificação para manter parcerias e mesmo àquelas que não exigem, valorizam fazer negócios com empresas que possuam o selo de qualidade. O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e para se manter a altura é necessário manter um excelente padrão de qualidade.

 

Veja abaixo infográfico que informa número de países que aderiram à ISO 9001 no mundo

 

Infografico iso 9001

 

A organização interna de uma empresa é fundamental para o bom andamento dos processos e interfere diretamente nos resultados do empreendimento. Vários itens da ISO 9001 auxiliam empresários a colocar a “casa” em ordem, aumentando a produtividade e reduzindo gastos desnecessários. A satisfação dos colaboradores e clientes é também outro importante objetivo da norma. Deixar o cliente contente é fundamental para o bom crescimento de uma organização.

Ter uma imagem positiva do negócio é outro fator preponderante para o mercado, levando em conta que empresas envolvidas em escândalos ou causas judiciais são mal avaliadas pela população. Nesse sentido, investir em um sistema de gestão de qualidade é apostar na boa visibilidade da sua empresa externamente e internamente.

Após compreender a relevância da norma, muitos empresários ainda ficam na dúvida sobre como iniciar o processo, se devem entrar em contato com empresas de certificação ou de implementação da ISO 9001. Abaixo apontamos as principais diferenças e a explicação correta de ambos os seguimentos. Nosso objetivo é que você passe por essa etapa com tranquilidade e segurança.

 

Qual a diferença entre empresas de certificação e implementação da ISO 9001?

 

Organizações de implementação da ISO 9001 são instituições equipadas com profissionais especialistas na norma, como é o caso da Consultoria Online Verde Ghaia. Com clientes espalhados pelo Brasil e fora do país, a Verde Ghaia oferece garantia de certificação da norma, com valores até 70% mais baratos que uma consultoria convencional.

As empresas de consultoria da ISO 9001 são responsáveis pelo processo de implementação, ou seja de adequação aos requisitos da norma. É nessa etapa que os processos são documentados e repassados aos colaboradores, além da divulgação e armazenamento de cada item da ISO 9001, na intenção que o funcionário tenha acesso a norma e possa realizar o trabalho em conformidade com o sistema de gestão de qualidade. O tempo de duração da implantação pode variar de acordo com o tamanho do empreendimento e complexidade dos processos.

Já as empresas de certificação ou organismos certificadores, como é mais usual, são entidades aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) para realizarem o processo de auditoria da ISO 9001. Elas são responsáveis por avaliar se os requisitos estão sendo cumpridos em conformidade com a norma, caso a empresa esteja devidamente aprovada, ela receberá o certificado.

A certificação da ISO 9001 é a metodologia que uma empresa de certificação independente à organização e devidamente acreditado para esse efeito, emite o certificado ou seja o selo da norma. Em linhas gerais, as empresas de implementação participam da primeira etapa de adaptação, enquanto as certificadoras avaliam se o processo foi feito adequadamente e a partir do resultado emitem ou não o certificado.

Portanto, as duas organizações desempenham papeis diferentes, embora se completam no processo para a certificação da ISO 9001.

 

A certificação do sistema de gestão da ISO 9001 é obrigatória?

 

empresa certificação ISO 9001

 

No Brasil a certificação na ISO 9001 não é obrigatória. É uma decisão de livre escolha do empresário e que deve ser avaliada pelas organizações. Optar pela norma requer a decisão tomada de forma consciente e segura por se tratar de várias áreas do empreendimento e também por exigir o envolvimento dos colaboradores no procedimento de adaptação.

No entanto e apesar da voluntariedade do processo, a certificação, em muitas situações, é uma exigência do mercado nacional e internacional. Como foi dito ao início deste artigo, muitas empresas não aceitam formar parceria com organizações que não são aprovadas pelo sistema de gestão de qualidade da ISO 9001.

Neste sentido, empresas inteligentes estão sempre à frente no que diz respeito a qualidade e eficiência. Elas se ocupam em ser referência no que se refere ao aperfeiçoamento e crescimento do seu negócio. Se você pensa dessa maneira, veja abaixo algumas orientações para a certificação.

 

Quero minha empresa certificada na ISO 9001, o que preciso fazer?

 

O processo de certificação não é complicado e qualquer organização pode obtê-la, seja ela uma grande corporação ou uma microempresa.  Confira abaixo quatro etapas para proporcionar ao seu negócio um sistema de gestão de qualidade com padrão internacional.

Informe-se: esteja ciente das particularidades e atualizações da ISO 9001, inclusive a norma passou por uma recente reformulação que precisa ser aderida por toda organização que deseja ser certificada (Clique aqui e se informe a respeito atualização da ISO 9001). Estar consciente e por dentro dos requisitos é antecipar possíveis ajustes e mudanças na empresa.

Prepare-se: Envolva os colaboradores com informações essenciais da ISO 9001 e apresente os benefícios que a certificação da norma trará à sua empresa. Dessa maneira, você alcançará uma equipe motivada e empenhada em alcançar o crescimento saudável.

Peça auxílio: Nada melhor que ser acompanhado por uma empresa de consultoria que realiza o procedimento de implementação há anos. Receber consultoria irá facilitar a adaptação do seu empreendimento à norma sem grandes surpresas.

Contrate um órgão certificador: Depois da implementação da ISO 9001, resta apenas passar pelo procedimento de auditoria de uma empresa de certificação. Depois basta receber o selo internacional de qualidade.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe um e-book com outras dicas para tornar sua empresa ainda mais eficiente.

E-BOOK ISO 9001:2015 – Interpretando as mudanças

 

Compartilhe