Verde Ghaia Consultoria Online

O que é ser uma empresa que preza pela Responsabilidade Social?

Afinal, o que é ser uma empresa que preza pela Responsabilidade Social? Saber o que é responsabilidade social faz toda a diferença para uma empresa, para sua marca perante a sociedade e para os resultados que ela gera para a qualidade de vida e o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável fala sobre atender às necessidades da sociedade dentro dos limites ecológicos do planeta e sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas demandas.

Ele está diretamente relacionado ao saber o que é responsabilidade social e impacta grandemente a sociedade.

O que é responsabilidade social e como ela impacta a sociedade?

 

A responsabilidade social mantém a organização como foco e diz respeito às responsabilidades dela para com a sociedade. Para saber melhor o que é responsabilidade social, faz extremo sentido compreender o documento ISO 26000: 2010 – que oferece orientação sobre o tema. Embora haja uma grande quantidade de conteúdo na ISO 26000: 2010 – Orientação sobre responsabilidade social, algumas das questões e prioridades mais importantes do escopo da norma podem ser entendidas por sete temas centrais. Eles falam sobre:

  • Governança organizacional
  • Direitos humanos
  • Práticas trabalhistas
  • O ambiente
  • Práticas operacionais justas
  • Problemas do consumidor
  • Envolvimento e desenvolvimento da comunidade

ISO 26000

A premissa central na condução de negócios ao saber o que é responsabilidade social e com a aplicação do ISO 26000 está dentro de um “valor compartilhado”. Essa norma é voltada justamente para o tema e permite que cada organização aplique seu sistema nela para obter os melhores resultados possíveis. O desafio para as empresas é criar valor para as partes interessadas, beneficiando a sociedade como um todo e criando uma proposta boa para todos.

Os líderes de negócios e os principais tomadores de decisão estão cada vez mais engajados nessa frente e se esforçam para obter a boa vontade e a aceitação da sociedade dentro das comunidades em que operam. As organizações que buscam saber o que é responsabilidade social de maneira estruturada e confiável podem se beneficiar muito das diretrizes da ISO 26000 para isso.

Como implementar a ISO 26000?

Para entender o que é responsabilidade social e implementar a ISO 26000 é importante levar em conta que os procedimentos internos de gerenciamento, relatórios para as partes interessadas e outros processos podem ser mais flexíveis e informais para as PMEs do que para as suas contrapartes maiores. Esteja ciente de que, ao revisar todos os sete assuntos principais e identificar os assuntos relevantes, o contexto, as condições, os recursos e os interesses das partes interessadas da organização devem ser levados em conta.

Concentrar-se desde o início nas questões e impactos que são de maior importância para o desenvolvimento sustentável e buscar assistência de agências governamentais apropriadas é essencial.

  • Além disso, é preciso contar com organizações coletivas (como associações setoriais e organizações guarda-chuva ou pares) e órgãos nacionais de padronização.
  • Quando apropriado, agir coletivamente com organizações que fazem parte do setor, ao invés de agir individualmente para economizar recursos e aumentar a capacidade de ação, é recomendado

Quais benefícios podem ser obtidos com a implementação da ISO 26000?

Ao adotar uma iniciativa de saber o que é responsabilidade social (que será pautada como RS) e implementar a ISO 26000, é importante que uma organização possa medir seu desempenho para minimizar os riscos de reputação. Ao analisar os riscos associados à execução de programas de RS, podem ocorrer situações desafiadoras, como garantir a transparência e a consistência da atividade.

As diretrizes da ISO 26000 que regem a responsabilidade social têm utilidade particular para organizações que buscam demonstrar seu compromisso de RS em questões relevantes, como direitos humanos e práticas trabalhistas, energia e impactos ambientais, práticas operacionais e questões de consumo. Para aplicar os conceitos que dizem o que é responsabilidade social é preciso:

1 – Desenvolver uma estratégia de longo prazo

Ao aderir ao guia ISO 26000, você minimiza os riscos de reputação e aumenta a transparência para potenciais investidores e patrocinadores preocupados com questões de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

2 – Aumentar a transparência

Uma avaliação de terceiros ajudará a empresa a demonstrar aos interessados ​​seu próprio desempenho e capacidade de atender às necessidades das partes interessadas.

3 – Reduzir os riscos de reputação

Implementando uma estratégia baseada na ISO 26000, a empresa terá as ferramentas para analisar a si mesma e seus próprios riscos. A avaliação externa ajudará a empresa a identificar riscos e reduzi-los.

Quem pode se beneficiar ISO 26000 e como?

A orientação o que é responsabilidade social através da ISO 26000, desenvolvida por um grupo de trabalho formado por cerca de 80 países e organizações internacionais, tem obtido grande sucesso devido à sua ampla aplicabilidade. Na verdade, ela destina-se a ser usada por quase qualquer organização, independentemente do tamanho. Os limites exatos para classificação do tamanho da estratégia de RS variam entre nações, mas a maioria delas é semelhante em empresas de tamanhos similares.

Saber o que é responsabilidade social e aplicar a ISO 26000 oferece às empresas flexibilidade em termos de gerenciamento organizacional, contato próximo com a comunidade local e influência mais imediata da alta administração nas atividades da organização. A partir dessas características definidoras, suas aplicações são altamente adequadas para as recomendações apresentadas na ISO 26000: 2010 – que fala sobre orientação da responsabilidade social.

  • As atividades comuns de organizações pequenas simplificam muitos dos processos e considerações do padrão.
  • Por exemplo, é fortemente enfatizado no documento que qualquer organização precisa considerar os interesses de seus stakeholders, sem elevar suas preocupações acima dos direitos do público.
  • Com empresas e organizações menores, as partes interessadas geralmente interagem de perto com os responsáveis ​​pelas práticas de desenvolvimento sustentável, facilitando sua realização.

Porém, independentemente do tamanho da sua empresa, é preciso saber que a ISO 26000 não é uma norma para certificação. Ela não é um sistema de gerenciamento padrão, pois não contém requisitos e, como tal, não pode ser utilizada para certificação. Sendo assim, qualquer oferta para certificar, ou declarações para certificar, de acordo com a ISO 26000, possui uma deturpação da sua intenção e propósito.

Sabendo mais sobre o que é responsabilidade social, desenvolva uma estratégia para sua empresa e baseie-se na ISO 26000. Quer uma ajuda da Consultoria Online, fale conosco!

Conheça o Case da Fábrica da Coca-Cola Andina em Responsabilidade Social!

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!