Verde Ghaia Consultoria Online

O que é sustentabilidade empresarial?

O que é sustentabilidade empresarial?
5 (100%) 2 votos

O conceito de sustentabilidade empresarial é amplo e prevê muito mais que a simples adoção de uma lixeira para coleta seletiva na empresa. Ele redefine o comportamento organizacional

Quase todas as empresas hoje procuram passar uma imagem mais “verde” para o público em geral. Mesmo negócios tradicionalmente poluidores procuram cada vez mais tornar as suas operações limpas e construir uma reputação sustentável.

É comum ver mineradoras e petroleiras usando logomarcas e esquemas de cores esverdeados para construir uma imagem pública mais relacionada com as responsabilidade ambiental. Ser verde está na moda no mundo corporativo, isso porque a preocupação da sociedade em geral com as questões ambientais só tem crescido ano após ano.

Este artigo explica o conceito de sustentabilidade empresarial e procura ajudar o leitor a entender como ele se aplica no dia a dia das organizações.

O conceito ambiental de sustentabilidade

Do ponto de vista ambiental, sustentabilidade é a prática da atividade humana de forma a modificar o mínimo possível o equilíbrio ambiental, ou seja, a extração de recursos da natureza deve ter em contrapartida a devolução destes recursos com o mínimo de impacto possível, para que seja feita a renovação do meio ambiente para as gerações futuras.

Um bom exemplo é o reflorestamento de áreas utilizadas para mineração. Após o fim da operação da mina, a área é recoberta com vegetação nativa para que seja restaurada a vida natural daquele local.

Ações de sustentabilidade ambiental estão relacionadas ao uso eficiente da energia, reciclagem de materiais, aproveitamento de resíduos e destinação adequada aos rejeitos.

O movimento sustentável nas empresas

Nas empresas a preocupação com o meio ambiente é crescente, visto que esse é um valor cultivado pela sociedade atual. Para atender às demandas das pessoas, cada vez mais as organizações têm criado ações para adequar suas operações aos padrões de sustentabilidade vigentes.

Este movimento ganhou força nos anos 90 e está vivendo seu ápice em nossos dias, o que não quer dizer que entrará em declínio, pois ao que tudo indica, a preocupação com o meio ambiente só aumentará nas próximas décadas.

O que é uma empresa sustentável?

Uma empresa sustentável é aquela que além de prezar pela preservação do meio ambiente e reduzir ao máximo seu impacto na natureza, possui um sistema de gestão que a permita ser lucrativa, pois a sustentabilidade empresarial não refere-se apenas às questões ambientais.

Uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, mas por isso adota processos muito caros, que prejudicam a sua lucratividade, certamente não sobreviverá no longo prazo, tornando o negócio insustentável. Por isso a sustentabilidade empresaria está relacionada tanto a fatores ambientais quanto financeiros.

Como tornar a empresa mais sustentável

Uma vez definido o conceito de sustentabilidade empresarial, é necessário verificar se a empresa no momento atual se enquadra nele.

Do ponto de vista financeiro não há comentários a serem feitos, a alocação racional de recursos e priorização de fontes de receitas mais lucrativas garantirão o sucesso da empresa.

Mas do ponto de vista ambiental, a empresa deverá avaliar seus processos e os processos de seus principais fornecedores. Há emissão excessiva de poluentes? Há descarte de materiais em locais inadequados? Há coleta seletiva? Reciclagem? Etc…

A adoção de práticas mais limpas e energeticamente eficientes ajudarão a empresa a alcançar a sustentabilidade ambiental, sem deixar é claro, de verificar sempre o lado econômico.

Sustentabilidade só gera custos?

A princípio, processos sustentáveis podem parecer mais custosos, como por exemplo a utilização de energia solar, e adoção de métodos de destinação de resíduos mais eficientes.

Contudo, em muitos casos a empresa acaba obtendo ganho econômico, como por exemplo a economia de energia e receitas oriundas da venda de materiais recicláveis.

Outro ponto importante é o ganho intangível para a imagem da empresa na sociedade, que pode acabar rendendo bons negócios.

Implementar a ISO 14001 torna a empresa sustentável?

A implementação da ISO 14001 faz tudo, mas já ajuda bastante a empresa a converter seus processos em versões mais sustáveis.

A norma irá estabelecer padrões para a empresa seguir, além de determinar boas práticas e capacitar o pessoal envolvido para uma operação mais limpa e econômica

A ISO 14001 irá fazer o mapeamento dos aspectos e impactos ambientais gerados pelas operações da empresa e irá estabelecer planos de ação para minimizar e até eliminar os impactos negativos causados pela empresa ao meio ambiente.

Parcerias sustentáveis

Uma forma de atender aos requisitos ambientais de maneira bem inteligente é a formação de parcerias para os projetos de sustentabilidade da empresa.

Um bom exemplo seria o fornecimento de resíduos da empresa para serem usados como matéria prima de outras indústrias, como é o caso do coprocessamento.

Outros exemplos são aqueles relacionados ao compartilhamento de recursos, como fretes, e até espaços físicos, reduzindo assim os gastos com energia.

Parecerias são formas inteligentes de se obter vantagem em áreas que a empresa não possui domínio.

O benefício da sustentabilidade para a imagem da empresa

O benefício de uma gestão econômica sustentável será evidente na longevidade da empresa. Mas os benefícios trazidos pelas práticas sustentáveis à imagem pública da empresa podem se refletir em resultados de curto prazo.

Hoje muitos consumidores possuem preferência de compra de produtos e serviços oriundos de empresas limpas e mesmo quando este não é o principal fator de decisão, ele é no mínimo um diferencial na hora da finalização da compra.

Além do mais, mesmo empresas que não vendem seus produtos e serviços diretamente ao consumidor final colhem as vantagens da imagem sustentável, pois certamente elas se relacionam com a sociedade em algum grau e pertencem à cadeia de valor de diversos outros produtos e serviços

Conclusão

Sustentabilidade empresarial está longe de ser apenas a instalação de uma lixeira de coleta seletiva na empresa. O conceito é amplo e presume a adoção de uma nova postura na gestão das rotinas do negócio.

Uma empresa que pretende implementar uma gestão sustentável pode sempre contar com as soluções da Consultoria Online Verde Ghaia, tanto para processos quanto para a implementação ou migração da ISO 14001:2015.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!