Verde Ghaia Consultoria Online

O que é Sistema de Gestão da Qualidade?

O que é Sistema de Gestão da Qualidade?
5 (100%) 2 votos

Para se manter no mercado e se tornar competitivo é preciso garantir a qualidade dos produtos e/ou serviços e, isso não é uma tarefa simples de ser cumprida pelas empresas.

Inevitavelmente, a organização que busca o crescimento do seu negócio vai chegar em um ponto onde será necessário buscar meios para garantir a qualidade que o mercado exige. É neste momento que surge a urgência de implementar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Mas você sabe o que é SGQ e qual a importância desse sistema para seu empreendimento?

Vamos entender melhor como o Sistema de Gestão pode proporcionar benefícios desde a expansão de mercado até a melhora da imagem da empresa perante seus clientes, fornecedores, colaboradores e demais partes interessadas.

O Sistema de Gestão que auxilia a busca da qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de elementos interligados que são integrados na organização para atender à politica da qualidade e os objetivos da empresa.

Através do SGQ a empresa consegue controlar e padronizar todos os seus processos, medir a eficácia das ações tomadas para atingir a qualidade.

Resumidamente, o Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta que tem o foco voltado para o interesse do cliente, além de buscar a melhoria continua dos processos.

A ISO – International Organization for Standardization é o organismo que elabora a norma ISO 9001 que integra o Sistema de Gestão da Qualidade.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, fica responsável pela tradução da norma.

Os princípios da gestão da qualidade abordados no SGQ

O Sistema de Gestão da Qualidade conta com sete princípios da qualidade, que resumidamente tratam dos itens que uma organização precisa para ter sucesso em gestão da qualidade.

Na versão anterior da norma, a ISO 9001 versão 2008, eram abordados oito princípios. Estes foram alterados recentemente, com a publicação da ISO 9001:2015, e agora são tratados como sete. O tópico “Abordagem sistêmica de gestão” se juntou ao “Abordagem de processo”.

Os princípios de Gestão da Qualidade são:

·       Foco no cliente – a empresa deve trabalhar para atender o cliente de forma satisfatória e prevendo suas necessidades futuras, conquistando a sua fidelização. Uma vez que organização sem cliente não sobrevive.

·       Liderança – a empresa deve possuir uma equipe de liderança que possua solidez e esteja por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas de motivação necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia.

·       Engajamento das pessoas – Cada colaborador da empresa deve se envolver com os problemas da empresa e buscar solucioná-los.

·       Abordagem de processo e Sistemática para a gestão – A abordagem de processo se baseia no estudo das entradas e das saídas da empresa, tornando assim mais fácil identificar onde há desvios de lucros e quais metas a serem estabelecidas.

Já na abordagem sistêmica da gestão a empresa entende as ligação entre todos esses processos e as usam para perceber onde estão obtendo lucros e prejuízos.

·       Melhoria – As empresas devem compreender que buscar a melhoria constante é um dos principais objetivo da gestão de qualidade.

·       Tomada de decisão baseada em evidência – as empresas devem usar os indicadores, as auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, para tomarem decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;

·       Gestão de relacionamento com os fornecedores – estabelecer bom relacionamento com fornecedores traz benefícios mútuos, pois a relação de parceria com a empresa permite o estabelecimento de melhores prazos e preços contribuindo para a qualidade dos produtos e serviços.

Como a sua empresa pode se certificar no Sistema de Gestão da Qualidade?

Grupo Verde Ghaia pode auxiliar a sua empresa a obter um Sistema de Gestão da Qualidade funcional e estruturado.

A consultoria Verde Ghaia conta com profissionais que possuem expertise para desenvolver avaliações sistemática de procedimentos, práticas e rotinas internas e externas, dominando e aplicando a norma ISO 9001 e padrões referentes ao sistema.

Consultoria Verde Ghaia orienta a sua empresa a adotar seis passos básicos para obter a certificação no Sistema de Gestão da Qualidade.

1. Escolha o método de implementação adequado para sua empresa

Através da consultoria especializada da Verde Ghaia a sua empresa será orientada a implementar o método ideal ao seu negócio para atingir os requisitos exigidos.

consultoria online comparada a consultoria presencial pode custar até 60% menos do valor normal. Parte do processo pode ser feito online, tornando a implementação prática, rápida e com baixo custo.

2. Faça o diagnóstico da situação atual e o planejamento do projeto

A consultoria Verde Ghaia realizará o diagnóstico das atuais condições de gestão da qualidade existentes na empresa.

A partir dessa análise, será feito um planejamento do projeto de implementação do método escolhido (cronograma, distribuição de responsabilidades, auditorias, processos etc.).

3. Envolva todos os colaboradores da empresa

Para que o Sistema de Gestão da Qualidade cumpra os objetivos de garantir a qualidade dos produtos e/ou serviços e busque a melhoria continua do processo é importante que todos os profissionais da empresa estejam envolvidos e engajados a cumprir os métodos e atender as metas do sistema. Quanto mais envolvidos estiverem os colaboradores, mais eles irão se engajar com o projeto.

4. Implemente os requisitos da norma

A Verde Ghaia orientará a sua empresa a seguir todas as diretrizes passadas pelo órgão certificador escolhido.

Isso pode requerer treinamento dos colaboradores, ajustes nos processos e, principalmente, a consolidação da cultura da qualidade.

Durante a implementação sempre surge dúvidas entre a equipe que precisa ser sanada e, é nesse período de aprendizado que serão feitos os ajustes necessários para atender todos os requisitos da norma.

5. Faça uma auditoria interna

Após a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade será necessário realizar uma auditoria com o objetivo de detectar os possíveis erros e os ajustes necessários antes da auditoria do órgão certificador.

A consultoria Verde Ghaia auxilia durante todo o processo de auditoria interna documentando todas as inconformidades e acionando os responsáveis para fazer as adequações necessárias.

6. Contrate a auditoria de certificação

Contrate um órgão certificador confiável e autorizado pelo Inmetro para realizar a acreditação.

Sua empresa precisa do Sistema de Gestão da Qualidade

 

Se a sua empresa deseja adquirir todos os benefícios da certificação no Sistema de Gestão da Qualidade, ter controle sobre seus processo, reduzir o máximo possível as não conformidades, estabelecer indicadores e metas, e o mais importante aumentar a satisfação dos clientes, ela precisa implementar o SGQ.

A maneira mais rápida e fácil de conquistar o selo ISO 9001 é com auxílio profissional, por isso sugerimos a consultoria online da Verde Ghaia que está há anos no mercado.

Além da consultoria na certificação ISO 9001, a Verde Ghaia faz consultoria de certificação na ISO 14001, outras normas internacionais e gerenciamento de resíduos.

Entre em contato pelo telefone (31) 2127-9137 e descubra as vantagens da consultoria para certificação ISO 9001.

 

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!