VG Consultoria Online

O que significa NBR?

O que significa NBR?
5 (100%) 3 votos

Norma Brasileira é o significado do termo NBR. Você já confundiu essa sigla com alguma outra, como NR de Norma Regulamentadora, por exemplo? Conhece suas aplicações e como elas podem auxiliar a sua empresa com a padronização de processos? Veja tudo isso e um pouco mais no artigo abaixo:

Aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as Normas Brasileiras são denominadas NBR e são fontes de consulta para consultorias e empresas no procedimento adequado de implementação dos Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental, por exemplo.

As NBR são como normas técnicas e possuem inúmeras aplicações para padronização de documentos, processos produtivos e procedimentos de gestão. São estabelecidas de acordo com um consenso entre pesquisadores e profissionais da área e aprovada por um organismo nacional ou internacional, no caso do Brasil, a ABNT.

Qual é a atuação da ABNT?

Entidade sem fins lucrativos, a ABNT é a representante oficial da Organização Internacional de Padronização (ISO) e, por meio do estabelecimento das NBR, ajuda na promoção do desenvolvimento tecnológico do país com a padronização de processos produtivos, documentos e afins.

Como surgiu a ABNT?

Fundada em 1940 a partir de um grupo de engenheiros e técnicos, a ABNT foi a primeira entidade a difundir normas técnicas no Brasil, sendo reconhecida como entidade de utilidade pública em 1962 por meio da Lei 4150.

A partir daí, em 1973, por meio da Lei 5966, criou-se o Sistema Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (SINMETRO), no qual fazem parte o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), cujos objetivos são de compatibilizar os interesses relacionados à defesa do consumidor, conquista e manutenção do mercado externo e racionalização da produção industrial.

Inicialmente as normas elaboradas, aprovadas e registradas na ABNT recebiam o seguinte registro:

CB – para Normas de Classificação

EB – para Normas de Especificação

MB – para Normas de Método de Ensaio

NB – para Normas de Procedimento

PB – para Normas de Padronização

SB – para Normas de Simbologia

Quando essas normas eram registradas no INMETRO, recebiam a sigla NBR.

Nos dias atuais…  

A partir de 1992, a ABNT e o CONMETRO, juntamente com outras entidades colaborativas, criaram o Comitê Nacional de Normalização (CNN) e o Organismo de CNN Normalização Setorial (ONS).

O CNN estrutura todo o sistema de normalização, enquanto cada ONS produz normas específicas em seus respectivos setores, desde que credenciados e supervisionados pela própria ABNT. As Normas elaboradas se classificam em sete tipos:

  • Classificação
  • Especificação
  • Método de ensaio
  • Procedimento
  • Padronização
  • Simbologia
  • Terminologia

Qual é o objetivo da NBR?

 

Por meio do estabelecimento de regras, diretrizes, características ou orientações acerca de determinado material, processo, produto ou serviço, as NBR tem por objetivos o aumento da produtividade das empresas, melhoria da qualidade do produto final e aumento da competitividade do produto no mercado.

E para acompanhar as tendências de mercado, que é extremamente dinâmico e cada vez mais competitivo, as normas são atualizadas com certa frequência, para que os padrões sejam inovadores, eficientes e melhorem, de fato, o dia a dia das organizações que fazem uso das NBR.

Essas normas NBR são obrigatórias?

A princípio não são obrigatórias, visto que são elaboradas por uma instituição privada e não pelo Poder Público. Porém, há leis brasileiras e normas regulamentadoras que exigem o cumprimento de algumas NBR. Nesse caso, seu cumprimento passa a ser obrigatório.

Dessa forma, é interessante sempre consultar a legislação e procurar saber quais leis sua empresa precisa cumprir, bem como as normas atreladas a ela.

Qual a importância da NBR?

 

É certo que, quando não há um padrão e normas que orientem quanto a melhor forma de se realizar determinado procedimento, a ocorrência de erros e a existência de incompatibilidades no processo produtivo, são quase certas.

Neste contexto, a importância das normas da ABNT se dá pela indicação de um padrão a ser seguido, com vistas a minimizar falhas no processo produtivo e melhorar a produtividade da empresa em diversos aspectos.

Um exemplo é que, com a implementação da NBR ISO 14001, que trata do Sistema de Gestão da Ambiental, as empresas tem como benefícios: crescimento eficaz, melhoria da imagem da empresa, cumprimento da legislação ambiental e competitividade no mercado em âmbitos nacional e internacional.

O que é NBR ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma internacional para certificação do Sistema de Gestão da Ambiental (SGA), a NBR ISO 14001 é a versão brasileira dessa norma e essa diferenciação é uma forma simples de manter organizadas as relações comerciais e de serviços entre as empresas nacionais e multinacionais.

Quando implementada na empresa, essa norma ajuda na adequação de responsabilidades ambientais nos processos internos, gestão de resíduos, aspectos e impactos ambientais, tornando possível prover o crescimento da empresa, por meio da redução do impacto ambiental.

Sua evolução vem ocorrendo ao longo de 20 anos visando atender as necessidades do mercado e, sua última versão foi lançada no ano de 2015, veja como evoluiu:

1996 – Primeira versão da norma, com objetivo definir os critérios para implantação do Sistema de Gestão Ambiental e gerenciamento dos impactos ambientais das atividades das organizações;

2004 – Revisão e atualização de conceitos e definições. O grande destaque dessa versão é o conceito de desempenho ambiental.

2015 – A nova versão da ISO 14001:2015, publicada em setembro de 2015, tem como destaques: o alinhamento da Gestão Ambiental à estratégia da empresa, a gestão de riscos e a busca pela maior compatibilidade com as demais normas ISO.

Minha empresa utiliza a versão antiga da NBR ISO 14001 o que devo fazer?

 

O prazo para as organizações migrarem para a NBR ISO 14001:2015 se estende até setembro de 2018. As empresas que não se atualizarem até essa data, terão a certificação invalidada.

Dessa forma, aconselha-se que a adequação aos novos requisitos da norma ocorra o quanto antes, visto que a implantação consiste em inúmeras etapas. Listamos abaixo algumas dicas que poderão ser úteis e podem evitar possíveis transtornos:

1º dica – Informe-se sobre a nova norma. Pesquise sobre o assunto e avalie de que maneira seu negócio sofrerá adequações.

2º dica – Estude e veja em sua empresa, quais as áreas precisarão de adequações para cumprir com os novos requisitos.

3º dica – Promova um projeto de implementação de forma organizada para facilitar processos de mudança.

4º dica – Estejam a Alta Direção e equipe conscientes quanto a estarem informados e preparados para participarem da implantação da NBR ISO 14001:2015. A eficácia e o sucesso da migração estão atrelados ao envolvimento de todas as partes envolvidas da empresa.

5º dica – Seja acompanhado por uma empresa de consultoria. Receber orientações de quem é especialista do assunto facilitará no bom andamento da implementação da NBR ISO 14001:2015. A Consultoria Online Verde Ghaia é especialista em auxiliar empresas no processo da migração.

6º dica – Como última etapa, entre em contato com um órgão certificador acerca da transição para a nova versão. Depois é só passar pela auditoria e receber a sua certificação.

Compartilhe nas redes sociais:

        

1 Comentário

Deixe o seu comentário!