Verde Ghaia Consultoria Online

Manutenção preventiva é mais eficiente e econômica para os negócios

Saber o que é manutenção preventiva é algo fundamental para que as empresas sejam capazes de otimizar seus processos, bem como seu lucro e a vida útil de seus equipamentos e demais peças-chave de sua empresa.

A chamada manutenção corretiva pode ser definida como uma tarefa de manutenção realizada para identificar, isolar e corrigir uma falha, de modo que o equipamento, a máquina ou o ativo possa ser restaurado para uma condição operacional positiva. Porém, isso gera gastos (de tempo e dinheiro) e é algo que deve ser feito dentro das tolerâncias ou limites estabelecidos para operações em serviço. Desse modo, saber o que é manutenção preventiva pode ajudá-lo a evitar esse esforço.

Saiba o que é manutenção preventiva

Conforme visto, a manutenção corretiva é a manutenção realizada após a detecção de falhas e destina-se à restauração de um ativo para uma condição na qual ele possa executar sua função pretendida. Se você não cuidou adequadamente da integridade dos equipamentos da sua empresa e agora precisa da manutenção corretiva, você pode evitar esse erro no futuro por meio de conhecer a importância da manutenção preventiva.

Você poderá se surpreender com os benefícios que um plano preventivo de manutenção de ativos pode trazer para sua empresa.

  • A manutenção preventiva é uma manutenção proativa que é executada regularmente em intervalos predeterminados para evitar falhas de ativos.
  • Ela é, então, uma parte crítica da manutenção dos ativos de qualquer empresa, pois garante o desempenho ideal dos equipamentos e da empresa em si.

De fato, cuidar adequadamente da saúde dos ativos de sua empresa pode ajudar a reduzir os seus custos como um todo. Se o seu negócio tem dependido da manutenção corretiva e de intervenções corretivas para o seu funcionamento, é essencial saber mais sobre o que é manutenção preventiva. Nessa hora, ter acesso a algumas das razões pelas quais você deve considerar a mudança para uma estratégia de manutenção preventiva pode ser de grande ajuda.

Benefícios de saber o que é manutenção preventiva

O cuidado e manutenção feitos com a finalidade de manter equipamentos e instalações de uma empresa em condições operacionais satisfatórias, fornecendo inspeção sistemática, detecção e correção de falhas incipientes antes que ocorram é algo essencial para a saúde de uma empresa.

A principal lei sobre a segurança de máquinas industriais no local de trabalho é a norma brasileira de “Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos” também conhecida como NR 12.

  • Ela define obrigações específicas para o projetista, o fabricante, o importador e o empregador, entre outros. Isso auxilia líderes organizacionais a saber o que é manutenção preventiva e implementá-la.
  • Porém, para que isso seja feito, é preciso contar com treinamento adequado de funcionários e de integrantes em geral da empresa.

A manutenção preventiva é acionada através de diversos fatores. A idade de um equipamento, além das recomendações de serviço do fabricante, também é levada em consideração na manutenção preventiva.

Técnicas Diferentes: o que é Ação Preventiva

Com a manutenção preventiva, uma vez que os reparos são baseados em fatores fixos, o técnico de serviço de campo substituirá ou reparará as peças com base nas datas de falha esperadas.

Esta data não é baseada em dados de desempenho da máquina específica, mas através de uma análise geral e profunda de todos os panoramas da empresa em questão.

Para a manutenção preventiva, várias técnicas avançadas, incluindo imagens térmicas infravermelhas, análise de vibração e análise de óleo, podem ser usadas para prever falhas. Por exemplo, se sua empresa usa equipamentos mecânicos e sistemas elétricos, a imagem térmica infravermelha pode digitalizar, visualizar e analisar a temperatura do equipamento. Você pode literalmente ver quais partes do equipamento estão “funcionando bem”, o que é uma informação valiosa para os fabricantes e técnicos de serviço de campo. Saber o que é manutenção preventiva está diretamente relacionado à sua empresa em si.

Otimização de custos e economia

A manutenção preventiva oferece à sua empresa várias economias de custo, que vão desde minimizar o tempo que o equipamento não estará trabalhando, até reduzir o preço de peças de reposição e suprimentos. Embora o investimento em um programa de manutenção preventiva possa ser um pouco mais caro de se instalar, isso resulta em custos de manutenção reduzidos e em tempo de inatividade, proporcionando 10 vezes mais ROI para uma empresa. Esse dado é advindo da empresa de consultoria em estratégia de pesquisa Roland Berger.

A manutenção preventiva é frequentemente usada para se obter redução de custos de manutenção.

Mitos encontrados ao buscar saber o que é manutenção preventiva

Em geral, muitas vezes há um equívoco de que a manutenção preventiva vai custar muito dinheiro e é uma despesa desnecessária. No entanto, a manutenção preventiva geralmente tem o efeito oposto, pois é comprovado que ela reduz os custos ao permitir que você consiga solucionar pequenos problemas antes que se transformem em grandes problemas.

  • Investir em reparos e manutenções regulares e de baixo custo pode ajudar a garantir que seu equipamento não exija reparos mais caros no futuro.
  • Com isso, você pode economizar muito dinheiro ao longo do tempo, evitando que você precise substituir equipamentos dispendiosos prematuramente.

Evite atrasos

Quando você usa a manutenção corretiva e ações corretivas ao invés de investir em manutenção preventiva, isso não só lhe custa mais em gerenciamento de ativos, mas também pode causar atrasos onerosos e reduções na produtividade. Caso você espere até que um ativo mostre sinais de problemas ou quebre completamente antes de executar a manutenção necessária, você pode descobrir que uma peça crucial do equipamento se torna inutilizável por um período significativo de tempo.

  • Isso pode significar uma queda significativa também na produtividade, o que poderia resultar em grandes atrasos, perda de contratos e quedas na receita.
  • Assim, embora a criação e implementação de uma estratégia de manutenção preventiva possa parecer uma despesa desnecessária, ela deve, na verdade, ser vista como um investimento econômico na futura estabilidade de sua empresa.

Aumente a produtividade

Não só as avarias inesperadas podem causar diminuições na produtividade, mas a falta de manutenção regular também pode causar lentidão no seu equipamento ao longo do tempo. Após o uso contínuo, todos os equipamentos e dispositivos começarão a deteriorar-se na funcionalidade, tornando-os menos eficientes e menos confiáveis.

  • Embora a deterioração seja geralmente lenta o suficiente para que você não perceba mudanças significativas em seu equipamento, é provável que você acabe percebendo uma queda na produção.
  • No entanto, grande parte dessa deterioração pode ser evitada através do investimento em um plano adequado de manutenção preventiva.
  • Ao cuidar adequadamente do seu equipamento, você pode retardar esse processo de deterioração, o que pode ajudá-lo a maximizar a produtividade.

Conforme visto, buscando saber o que é manutenção preventiva, você se torna capaz de otimizar dinheiro, tempo, manutenção de equipamentos e a produtividade de sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!