VG Consultoria Online

O que é GAIA (Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais)?

O que é GAIA (Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais)?
5 (100%) 2 votos

Implementar a gestão ambiental consiste em identificar e gerenciar os aspectos e impactos ambientais. Saiba o que é GAIA e como avaliar o desempenho ambiental da sua empresa.

 

Administrar uma empresa com ênfase na sustentabilidade é o mesmo que dizer que se administra uma empresa economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa. Para tal, com o método GAIA (Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais) é possível levantar quais são os aspectos e impactos ambientais da organização e como gerenciá-los da melhor forma.

Este método tem os mesmos princípios da ISO 14001, que são melhoria contínua, prevenção da poluição e atendimento à legislação. Leia o artigo O que é ISO 14001? e conheça as particularidades, benefícios e maneira correta para certificar a empresa na norma mais relevante do sistema de gestão ambiental.

 

aspectos e impactos ambientais

 

O QUE É GAIA?

 

É um conjunto de instrumentos e ferramentas gerenciais com foco no desempenho ambiental aplicável aos processos produtivos de uma organização e no alcance da sustentabilidade, que busca proporcionar às organizações o atendimento à legislação, melhorar continuamente os processos e prevenir a poluição a partir de atividades focalizadas no desempenho ambiental e na sustentabilidade.

Tem como base a Avaliação do Ciclo de Vida, o Gerenciamento de Processos e Emissão Zero. É composto por três fases, subdivididas entre si, conforme apontado abaixo:

 

FASES OBJETIVO ATIVIDADES RESULTADOS ESPERADOS
Sensibilização Proporcionar a adesão e o comprometimento da alta administração com a melhoria contínua do desempenho ambiental Avaliação da sustentabilidade do negócio Conhecimento do nível atual do desempenho ambiental da organização pela alta administração.
Análise estratégica ambiental Comparação do desempenho atual com aquele apresentado por filosofias defensivas, reativas, indiferentes e inovativas de gerenciamento.
Comprometimento da alta administração Definição da Missão, Visão, Política e Objetivos Organizacionais.
Programa de sensibilização de partes interessadas Sensibilização dos colaboradores, fornecedores, comunidade, órgãos ambientais, clientes.
   
Conscientização Identificar a cadeia de produção e consumo e os principais aspectos ambientais, especialmente o processo produtivo da organização alvo Mapeamento da cadeia de produção e consumo Identificação da cadeia de ciclo de vida do produto, desde a extração de matérias-primas até a destinação final do produto pós-consumo.
Mapeamento do macrofluxo do processo Identificação das etapas do processo produtivo da organização alvo.
Estudo de entradas e saídas dos processos Identificação qualitativa das matérias primas, insumos utilizados, produtos, resíduos, efluentes e emissões de cada etapa do processo.
Inventário de aspectos e impactos ambientais Identificação dos principais aspectos e impactos ambientais do processo produtivo.
   
Capacitação Capacitar os colaboradores a definir e implementar as melhorias no desempenho ambiental Identificação criativa de soluções Propostas de soluções para os principais aspectos e impactos, utilizando brainstorming, por exemplo.
Estudo de viabilidade técnica-econômico e ambiental Definir qual a solução mais viável sob pontos de vista técnicos, econômicos e ambientais.
Planejamento Definição de Objetivos e Metas, Planos de Ação e Indicadores de Desempenho (5W2H).

 

Importante!

 

Um aspecto ambiental está relacionado a um elemento de uma atividade, produto ou serviço da organização o qual pode ter um impacto benéfico ou adverso sobre o meio ambiente. Por exemplo, pode envolver uma descarga, uma emissão, consumo ou reutilização de um material, ou ruído.

Já um impacto ambiental está relacionado com a mudança a qual ocorre no meio ambiente como um resultado dos aspectos. Exemplos de impacto podem incluir a contaminação da água ou a degradação de um recurso natural, causadas pela descarga, emissão consumo ou reutilização de um material, ou ruído (ou seja, pelo aspecto ambiental).

Todo este processo pode ser feito por meio da ferramenta SOGI, que permite ao usuário mais flexibilidade e praticidade para Gestão Integrada da sua conformidade legal.

 

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

 

A partir da aplicação do método GAIA na empresa, é possível que se obtenha certificação na norma ISO 14001 com relação ao Sistema de Gestão Ambiental.

Além disso, empresas podem ir além do que somente adotar um sistema de gestão, e se tornarem realmente competitivas no mercado quando possuem um Sistema de Gestão Integrada, composto por ISO 9001, ISO 14001 e OHSHAS 18001, sendo Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional, respectivamente.

gaia

 

Duas das normas ligadas ao Sistema de Gestão Integrada foram atualizadas, versões ISO 2015 para as normas NBR 14001 e NBR 9001. Já a norma de certificação OHSAS 18001, que apresenta os requisitos para implantação e certificação do Sistema de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho e está baseada nas diretrizes da Organização Mundial do Trabalho, será substituída pela norma ISO 45001 com o objetivo de ter maior alinhamento entre os padrões de sistema de gestão da ISO e facilitar a implementação integrada dessas normas nas empresas.

 

Qual a importância de um Sistema de Gestão Integrado (SGI) na minha organização?

 

A implementação de um SGI permite que sua empresa possa conhecer e controlar grande parte das variáveis micro e macro ambientais, monitorar e controlar a satisfação dos clientes, bem como obter uma gestão voltada para a redução e economia do consumo de recursos materiais e naturais e ainda se promove ações específicas para a saúde ocupacional dos funcionários, gerando um ambiente mais saudável e produtivo.

 

E quanto aos benefícios?

 

Como o SGI, têm-se melhorias quanto à imagem da empresa junto ao mercado e clientes, quanto ao desempenho organizacional e aumento da competitividade, quanto ao do clima organizacional e aumento da produtividade, quanto à redução de custos operacionais e administrativos e ainda faz-se a captação de novos clientes.

 

NORMAS INTERNACIONAIS DE CERTIFICAÇÃO

 

As normas ISO têm como objetivo desenvolver preceitos que possam ser adotados por países do mundo inteiro para empresas de diferentes seguimentos e tamanhos.

 

Existem as normas da família ISO 9000 focadas no sistema de gestão de qualidade, a ISO 14001 voltada para o setor Ambiental, ISO 22000 relacionada à segurança dos alimentos, entre outras.

 

impactos ambientais

 

Família ISO 9000

 

A ISO 9000 é a norma que regulamenta os fundamentos e o vocabulário do Sistema de Gestão da Qualidade a fim de mostrar à organização qual o seu objetivo e os termos que devem ser aplicados, bem como, as vantagens para a gestão da qualidade.

No Brasil, a NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 tendo em vista que NBR é a sigla para Norma Brasileira que é aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A versão europeia é conhecida como EN ISO 9001.

Na gestão da qualidade, a ISO 9000 bem como sua composição de normas, tornaram-se oficiais a partir do ano de 1987, baseadas em normas britânicas e, desde então, vem sofrendo revisões. São elas:

 

  • ISO 9001 – orientações sobre a qualidade dos projetos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção. É uma das normas mais específicas e mostra como deve ser cada processo da empresa. Ela envolve as normas 9002 e 9003;
  • ISO 9004 – estabelece as diretrizes para o sucesso sustentado – orientações básicas para a implantação do sistema de gestão da qualidade;
  • ISO 19011 – possui as diretrizes para auditorias de sistema de gestão.

 

Empresas certificadas ISO 9001 possuem um rigoroso controle, não somente dos processos produtivos, mas também dos processos administrativos, como os de planejamento, treinamento e qualificação dos funcionários, processo de venda, satisfação dos clientes dentre outros.

 

O que significa ISO 9001?

 

Essa norma é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade ISO 9001 e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes.

Para acompanhar a evolução do mercado, as normas passam por atualizações de tempos em tempos e no caso da norma 9001, esta evolução já ocorre há 30 anos. Veja a evolução:

 

1987 – Definiu modelos de garantia da Qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados, com foco nas organizações voltadas para criação de novos produtos.

1994 – Definiu critérios para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional.

2000 – ISO 9001:2000 integrou as normas 9002 e 9003 e, entre as mudanças, tinha a proposta de ser mais abrangente, com aplicação para produtos e serviços e com maior compatibilidade com a ISO 14001. Esta versão visou solucionar as dificuldades com as versões anteriores que exigiam muito papel e poucos resultados práticos.

2008ISO 9001:2008 buscou aprimorar por meio de um texto mais claro a respeito de “Abordagem de Processo”, “Requisitos Regulamentares” e reforçou mais ainda a compatibilidade com a ISO 14001.

2015 – Versão mais atual e moderna vai de encontro com as novas tendências de qualidade e amplia a importância do sistema de gestão para os resultados das organizações. Destacam-se a avaliação de riscos, geração de resultados, opinião dos steakholders, alinhamento das normas ISO e flexibilização da documentação.

 

Confira a Atualização da NBR ISO 9001:2008 para a ABNT NBR ISO 9001:2015 pdf.

 

Como minha empresa obtém o certificado de qualidade?

 

Da série de normas ISO 9000, a ISO 9001 é a única que é passível de certificação. Portanto, as empresas que procuram pela notoriedade que as normas proporcionam focam primeiramente na certificação da ISO 9001.

Para ser uma das empresas certificadas ISO 9001, primeiramente toma-se conhecimento da norma, faz-se avaliação da empresa e escolhe-se o método a ser utilizado, se será implementado por conta própria, com auxílio de uma consultoria ou com consultoria on-line. Depois disso define-se a equipe que fará o acompanhamento do desenvolvimento do projeto e posteriormente ocorrerá a auditoria interna.

Feito isso, faz-se a auditoria ISO 9001 por meio de uma empresa certificadora, em que um auditor ISO 9001 irá verificar o atendimento a todos os requisitos da norma.

A Verde Ghaia, além do seu serviço de Consultoria em sistema de qualidade, disponibiliza em sua plataforma on-line, curso ISO 9001, em diversas categorias. Além disso, possui um E-BOOk ISO 9001 download gratuito.

 

Família 14000

 

Dentre diversas normas, existe a série 14000, que se referem a normas de padrões ambientais que tem por objetivo abordar aspectos como sistemas de gestão ambiental, auditorias ambientais, rotulagem ambiental, comunicação ambiental, análise do ciclo de vida, desempenho ambiental, aspectos ambientais e terminologia, em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

 

A área da ISO responsável pela série ISO 14000 é o Comitê Técnico 207, chamado ISO/TC207. Seu correspondente na ABNT é o Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental, o CB-38. Fazem parte dessa série, as normas: NBR ISO 14001, 14004, 14010, 14020, 14031, 14040 e 14064.

 

Para conhecer um pouco mais sobre cada norma da família ISO 14000, acesso o site da Consultoria on-line Verde Ghaia.

 

O que significa a norma ISO 14001?

 

É uma norma internacional que define sobre como colocar um sistema de gestão ambiental nas empresas de modo eficaz em vigor. Ela é projetada para ajudar na adequação de responsabilidades ambientais nos processos internos e a continuar mantenho as empresas sendo bem-sucedidas comercialmente. Ainda, torna possível prover o crescimento da empresa, por meio da redução do impacto ambiental.

Esta norma é baseada no ciclo PDCA do inglês “plan-do-check-act” – planejar, fazer, checar e agir – e utiliza terminologia e linguagem de gestão conhecida, apresentando uma série de benefícios para a organização.

A estrutura de um sistema como este permite atender às expectativas de responsabilidades corporativas cada vez mais elevadas dos clientes, assim como aos requisitos legais ou regulamentares.

No Brasil, esta norma é conhecida como NBR ISO 14001, com a última versão lançada recentemente, a ABNT disponibilizou um arquivo sobre a nova versão, intitulado como Introdução à ISO 14001:2015 pdf.

 

A norma evoluiu ao longo dos anos para atender as necessidades do mercado, veja a evolução até a última lançada NBR ISO 14001:2015:

1996 Primeira versão da norma, com o objetivo de definir critérios para implantação do Sistema de Gestão Ambiental e gerenciamento dos impactos ambientais das atividades das organizações;

2004 Revisão e atualização de conceitos e definições. O grande destaque dessa versão é o conceito de desempenho ambiental.

2015 A nova versão da ISO 14001:2015, publicada em setembro de 2015, tem como destaques: o alinhamento da Gestão Ambiental à estratégia da empresa, a gestão de riscos e a busca pela maior compatibilidade com as demais normas ISO.

 

Saiba mais sobre o que é ISO 14001 por meio do artigo: Para que serve ISO 14001 e como essa norma fará com que minha empresa alcance o sucesso sustentável

 

Família 22000

 

A NBR ISO 22000 se refere a padrões de segurança alimentar que tem por objetivo fazer a gestão de controle de perigos nos alimentos, sejam esses perigos biológicos, químicos ou físicos, e também fazer com que a empresa estabeleça programas de monitoramento e melhorias na questão da segurança alimentar por meio de:

  • Boas práticas de manufatura;
  • Harmonização internacional de processos que incorpora e mantém os princípios de HACCP;
  • Sistemas de gestão, segurança na produção de alimentos, programas de pré-requisitos e comunicação interativa.

 

Sua implantação pode ocorrer em qualquer empresa que esteja envolvida com a cadeia de abastecimento, seja de pequeno, médio ou grande porte, desde agricultores a transformadores e embalagem, transporte e ponto de venda. Ela é de fácil integração com outras já estabelecidas, como a ISO 9001, ISO 14001 E OHSAS 18001.

A área da ISO responsável pela ISO 22000 é o Comitê Técnico chamado ISO TC34/SC17. Há um grande interesse internacional nessa norma. O grupo de trabalho que desenvolveu esta norma inicialmente possuía representantes de 14 países que fazem parte de todos os continentes. O grupo de trabalho também contou com a participação de organizações como o Codex Alimentarius, o Global Food Safety Initiative (GFSI) e a Confederação Européia da Indústria do Alimento e da Bebida (CIAA).

 

Leia o artigo O que é Certificação ISO?, e conheça mais sobre processos de certificação no Blog da Verde Ghaia.

 

impactos ambientais

 

Como a Verde Ghaia pode ajudar com a certificação?

 

A Consultoria Verde Ghaia, referência em todo o Brasil, atende com serviços de auditoria, consultoria e levantamento de aspectos e impactos ambientais, e também dispõem de uma consultoria das normas do sistema ISO on-line para facilitar e agilizar a implantação do seu sistema de gestão e a conquista da certificação.

De um jeito simples e muito mais econômico, com a Consultoria On-line Verde Ghaia sua empresa tem a mesma qualidade do serviço tradicional, com o custo até 60% mais baixo e a flexibilidade que atende à sua realidade, sem custos de deslocamento de consultores e sem interferir nas rotinas da sua organização. Este serviço é oferecido para qualquer norma internacional.

 

FAÇA O DIAGNÓSTICO GRATUITO
 

Além disso, você sabia que a Verde Ghaia conta com uma ferramenta que pode ajudá-lo no controle dos resíduos que sua empresa produz e ainda fazer uma boa gestão de fornecedores? Com o Mercado de Resíduos, é possível gerenciá-los e alinhar o software aos sistemas da ISO.

Compartilhe