Verde Ghaia Consultoria Online

O que é Controle da Qualidade Integrado?

O que é Controle da Qualidade Integrado?
5 (100%) 2 votos

Toda empresa que procura implantar iniciativas para melhoria da qualidade de produtos e serviços se torna mais competitiva no mercado. Os padrões mais elevados de qualidade e o mercado mais exigente contribuem para que as organizações percebam que ao melhorarem a qualidade, consequentemente ganham competitividade.

O controle da qualidade integrado (CQI) é uma ferramenta importante para a eliminação de desperdícios e para permitir o aumento da eficiência dos mesmos.

O CQI busca garantir a conformidade com as especificações dos resultados produzidos, com o compromisso e envolvimento de todos os níveis organizacionais no que se refere à manutenção e à melhoria da qualidade.

Aquilo que muitos consideravam no passado um diferencial competitivo, entregar produtos e serviços de qualidade é o mínimo que os consumidores da atualidade esperam de uma empresa.

Controle da Qualidade Integrado ou Melhoria Continua da Qualidade

 

A partir do Controle de Qualidade Integrado as empresas desenvolvem um sistema gestão que propiciona a melhoria contínua e o aumento da confiabilidade dos processos e subprocessos, principalmente aqueles que contribuem diretamente para a realização da etapa principal, por exemplo, o processo de pintura na fabricação de peças automotivas.

O CQI enfatiza a prevenção de defeitos e a redução de variação e desperdício ao longo do processo produtivo.

Resumidamente, o Controle da Qualidade Integrado é um conjunto de requisitos para a padronização de processos e subprocessos onde o objetivo é garantir a qualidade dos produtos produzidos com base em parâmetros estabelecidos ao longo do tempo e falhas conhecidas pela empresa.

A relação entre Controle da Qualidade Integrado e a ISO 9001 

 

O Controle da Qualidade Integrado em muitas empresas é aplicado juntamente com o Sistema de Gestão da Qualidade, como a norma ISO 9001 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Em conjunto com a ISO 9001 são definidos requisitos fundamentais para o sistema de gestão dos processos e subprocessos da empresa.

O Grupo Verde Ghaia é uma empresa com experiência no mercado na implantação de Sistemas de Gestão, principalmente de qualidade.

Através da Consultoria da Verde Ghaia a sua empresa encontrará suporte de profissionais qualificados para implantação da ISO 9001 e do Controle da Qualidade Integrado.

Benefícios que o Controle da Qualidade Integrado gera para as empresas

O Controle de Qualidade Integrada proporciona uma série de vantagens às organizações, entre elas incluem:

  • Compreensão de melhor entendimento dos processos e subprocessos da empresa;
  • Abordagem comum para assegurar a qualidade e a confiabilidade de componentes na cadeia de fornecimento da empresa;
  • Capacidade de identificar aspectos que demandam melhoria nos processos e subprocessos.

Requisitos a serem cumpridos para o sucesso do Controle da Qualidade Integrado 

A consultoria da Verde Ghaia auxilia a sua empresa a elaborar um manual do Controle da Qualidade Integrado eficiente e que trará resultados positivos ao seu negócio.

Com a ajuda da nossa consultoria o manual do CQI possuirá requisitos específicos e detalhados que abrangem desde os parâmetros do processo para a fabricação de produtos, passando pelos meios e métodos de medição e controle bem como os registros e procedimentos que documentam tais processos.

É importante para obter todos os benefícios do CQI que empresa possua profissionais qualificados em cada processo ou subprocesso, haja vista que esses profissionais serão respansáveis pelo bom desempenho do sistema.

Como no Sistema de Gestão da Qualidade, o envolvimento e o engajamento das pessoas são de extrema importância para que a empresa garanta a qualidade.

Todos os colaboradores devem receber treinamento. Também são incluídos nesse treinamento os auditores internos para a verificação periódica da eficácia da implantação e manutenção de tais requisitos.

Evolução do conceito de Controle de Qualidade

 Antes das ferramentas de qualidade, como o Ciclo PDCA para melhoria de processos, houve uma evolução na maneira de se controlar a qualidade.

O conceito de controle de Qualidade aprimorou muito nos últimos anos. Indo de um processo somente de inspeção do produto final para o controle de todo o processo. Vamos entender como o conceito mudou com o passar dos tempos.

Inspeção da qualidade

Nesse período o foco de qualidade era somente sobre o produto e não sobre o processo.

O produto era inspecionado por observação, ou seja, eram verificados um por um ou de forma aleatória.

O setor de Controle de Qualidade das empresas apenas constatavam os defeitos, mas não havia preocupação em melhorar a qualidade.

Entenda que se você não controla o processo, mas somente o produto a sua empresa não possui um processo ágil, pois os problemas que causaram as não conformidades estarão presentes e não serão controlados e eliminados.

Controle Estatístico da Qualidade

 

O sistema estatístico de controle por amostragem dos produtos foi introduzido dentro das empresas quando essas notaram que o aumento da produção não permitia a inspeção de qualidade de produto por produto produzido.

Era estabelecida uma amostragem de análise do produto. Quando o setor de controle de qualidade identificava um defeito é que eram estabelecidas as soluções para corrigir o problema.

Controle de Qualidade Total

No Controle de Qualidade Total deve ser adotado pelas empresas um pensamento preventivo, no qual são divididas a responsabilidade pela produção ou entrega de serviços de qualidade.

A abordagem é focada na satisfação do cliente e na busca de novos instrumentos, muito além da estatística, para assegurar a qualidade nos processos produtivos.

O Controle de Qualidade Total busca:

  • Satisfação do Cliente
  • Delegaçãode função
  • Liderança
  • Melhoria Contínua
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Disseminação de informação
  • Não aceitar erros
  • Gerência de processos

Perceba a importância de um controle de qualidade que busca a satisfação do cliente através do controle do processo.

Através do controle desde o início do processo as empresa garante que o produto não terá erros e os erros identificados serão corrigidos assim que detectados.

A sua empresa só tem a ganhar quando possui uma gestão de qualidade eficiente e eficaz.

Ficou duvidas de como implantar um Controle da Qualidade Integrado?

Entre em contato com a Consultoria Online Verde Ghaia.

Contamos ainda com uma consultoria voltada a Gestão de Resíduos para a sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!